Tribunal obriga estado a devolver ISV de carro importado – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Tribunal obriga estado a devolver ISV de carro importado

Published

on

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada obrigou o Estado a anular o Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado indevidamente a uma cidadã que comprou em 2015 um automóvel usado de 2012 na Alemanha e que importou para o nosso país.



Já várias vezes o Fisco tem sido obrigado a devolver o valor cobrado indevidamente com o ISV aos automóveis usados importados da Comunidade Europeia para o nosso país, sempre que os compradores decidem colocar o Fisco em tribunal pela irregularidade da cobrança do ISV. No entanto, até agora essas decisões têm sido sempre emanadas pelos tribunais arbitrais e sempre a favor do contribuinte já que esses tribunais dão razão ao contribuinte por considerarem que essa cobrança de ISV vai contra as normas e leis comunitárias.

A própria Comissão Europeia já apontou o dedo ao Estado Português sobre a forma irregular como a fiscalidade incide sobre os modelos importados pois o ISV é calculado em função da cilindrada, da idade, da taxa de emissões e ainda da componente do gasóleo. Se a taxa de idade varia com os anos do veículo, o mesmo não acontece com os restantes parâmetros, o que faz com que um carro com cinco anos por exemplo seja taxado nesses pontos como um novo, o que cria uma anomalia no valor do carro em relação ao mercado, o que viola as normas de abertura do próprio mercado europeu.

Até aqui as decisões dos tribunais arbitrais têm sido sempre a favor do contribuinte, mas obrigam a que o Fisco pague apenas a diferença do ISV cobrado a mais, mas o contribuinte tem sempre de pagar o ISV. Desta vez foi um tribunal administrativo e fiscal quem decidiu a favor do contribuinte e a diferença desta decisão está no facto da Autoridade Tributária ser obrigada a pagar a totalidade do ISV e também as despesas do processo.

Neste caso, a decisão do Tribunal Administrativo de Almada refere que “Um Estado-Membro não pode cobrar um imposto sobre os veículos usados importados, calculado com base num valor superior ao valor real do veículo, tendo como efeito uma tributação mais onerosa destes relativamente à dos veículos usados similares disponíveis no mercado nacional” e justifica o porquê da Autoridade Tributária ter de devolver o ISV cobrado pois “O ato de liquidação foi anulado e a liquidação não pode ser corrigida porque a legislação que tinha sido aplicada estava em desconformidade com o direito comunitário”.

Como se trata de uma ação que não ultrapassa os cinco mil euros, esta decisão não está sujeita a recurso pelo que o Fisco terá mesmo de acatar a decisão do tribunal.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Mitsubishi mostra um pouco do novo Outlander PHEV

Published

on

Com a apresentação mundial agendada para o próximo dia 1 de outubro, a Mitsubishi revelou uma imagem “teaser” do seu novo Outlander PHEV.



Esta imagem da frente do novo Outlander PHEV deixa perceber traços da filosofia de estilo da marca japonesa, Sculpted Dynamism, mostrando umas laterais proeminentes que dão uma imagem mais sólida e aguerrida a este SUV.

Este Outlander contará uma solução de motorização híbrida Plug-in com dois motores e terá tração integral gerida pelo sistema Super All-Wheel Control. Além disso, sabe-se que a Mitsubishi vai equipar este Outlander SUV com uma bateria capaz de lhe garantir uma boa autonomia em modo unicamente elétrico.

A sua entrada em produção está prevista para o final deste ano e o Outlander PHEV deverá chegar ao mercado europeu no próximo ano.

Continuar a ler

Notícias

Volvo revela video teaser do novo ES90

Published

on

A marca sueca partilhou um vídeo, em jeito de teaser, daquela que será a sua primeira berlina totalmente elétrica, o ES90.



Foi durante um evento organizado pela marca sueca dedicado ao EX90 e ao XC90 que esta divulgou um vídeo sobre o ES90, confirmando assim que irá mesmo avançar com o lançamento da sua primeira berlina 100% elétrica.

Nada mais foi dito pela marca sobre este novo modelo mas estima-se que terá praticamente cinco metros de comprimento, deverá partilhar a mesma plataforma do EX90 e estará disponível com um motor elétrico no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo, na versão de tração integral. A bateria deverá ter uma capacidade de 111 kWh.

Este Volvo ES90 irá ser fabricado na China e a sua revelação oficial está prevista para o março do próximo ano.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Filipeleite221
    Pessoal então é assim, o carro esteve na oficina, porque queimou a junta, foi feito o serviço, mudança de junta, foi retificada, mudança de...
  • por AJ2005
    Olá a todos, Alguém me sabe dizer se se pode mudar de escola de condução, sendo que já foi feito o exame de código e as aulas de condução....
  • por insyspower
    Bom dia, aqui na foto está o óleo FBX100 DOT 4 que eu pretendo utilizar no ford fiesta mk4 hatchback 98, á esquerda está a cor do óleo novo e á...
  • por EscapeLivre
    Pois que, existe uma rent a car baratinha chamada Ilha Verde mas a grande maioria das opiniões que li são muito negativas mesmo. Têm algum...

Em aceleração