Manutenção Motos
Comprar moto online e ficar sem dinheiro
Published
5 anos anteson
By
Motor GuiaOs criminosos estão à procura dos compradores “gananciosos” e “espertos” que querem fazer o melhor negócio do ano. Jogam tudo nessa vontade de fazer um “granda” negócio.
Nos últimos meses as burlas com motos voltaram em força ao nosso quotidiano. São muitos os que ficaram sem dinheiro e sem moto, em especial aqueles que pretendiam fazer um “bom negócio”.
As burlas com carros e motos através dos anúncios classificados online em portais como o OLX ou o Custo Justo são comuns há muitos anos. É certo que as equipas de validação dos anúncios destes portais foram criando barreiras e identificando as burlas através do preço. Só que os burlões estão a afinar as estratégias para contornar a experiência dos revisores de anúncios.
Os burlões usam a ganância e a vontade de fazer excelentes negócios e propõem preços convidativos por motos, motorizadas e scooters. Os mais incautos e menos informados acham que chegou a sua grande oportunidade e entram de cabeça no negócio.
Segundo relatos da empresa líder de mercado em transporte de motos, a Assenha Transporte de Motos, já testemunharam vários episódios deste tipo. São regularmente chamados a prestar declarações na polícia, como testemunhas, acerca de burlas relacionadas com motos. Clientes que solicitam a deslocação desta empresa ao local para levantar uma moto que já está paga e quando chegam ninguém conhece o vendedor, nem existe qualquer moto na morada indicada. Já perderam a conta ao número de casos ao longo dos últimos anos.
Para evitar que lhe aconteça uma situação semelhante decidimos preparar um guia de procedimentos para quando encontrar a “moto da sua vida”.
1 – NEGÓCIO DA CHINA
Os burlões estão cada vez mais sofisticados na publicação dos anúncios. Antes publicavam uma Vespa 50s de 1970 restaurada por 1200 euros ou uma Honda Africa Twin de 1994 com 25.000 km por 2000 euros para desocupar. Atualmente são mais sofisticados e esperam pela presa com paciência. Procuram os “gulosos” (não se ofendam com o termo, serve para descrever compradores mais afoitos) que oferecem menos 1000 euros que o valor de mercado da moto e que são as suas presas preferidas. E como se caçam os gulosos?
2 – VAIS PERDER UM BOM NEGÓCIO
O burlão rouba num site estrangeiro fotos de uma Honda CB 500 de 1998 com 42.000 Kms, coloca-a à venda por 1200 euros no Custo Justo e dá como local no anúncio em Monção (ou em Figueira de Castelo Rodrigo, Serpa, etc, tudo localidades longe dos grandes centros urbanos, encostadas à fronteira e que não permitam a deslocação do interessado de imediato). O preço está um pouco abaixo do mercado, mas não muito, e a moto parece estar em bom estado pelas fotos. Surge um interessado “guloso” que lhe oferece 700 euros (quase metade do que está a pedir) e ele recusa, mas mantém a conversa “quente” e diz-lhe que já tem uma oferta de 800 euros e provavelmente até vai entregar porque precisa de se desfazer da moto porque vai mudar de cidade. O “guloso” fica em pulgas e liga ao vendedor que até o atende e fala com ele por telefone. Na conversa o burlão diz ao comprador que quer vender rápido e só está à espera que o outro interessado transfira o sinal. Como o tempo corre a favor do burlão ele encaminha a conversa e aquece-a de modo a que o “guloso” se ofereça para sinalizar a moto, o que acontece com facilidade. Achando que domina o negócio o “guloso” transfere a quantia acordada de 120 euros (10%) do valor inicial da moto e segura o negócio da China.
Entretanto, o burlão vai mantendo o anúncio e caçando mais “gulosos”, recolhendo mais valores de sinal até à chegada do primeiro cliente para recolher a moto. No dia marcado para recolher a moto o anúncio desaparece e o telefone deixa de funcionar. Alguns destes burlões chegam ao ponto de dar moradas aos clientes e deixam que se desloquem ao local fictício.
Depois compram outro cartão telefónico e voltam a publicar mais anúncios.
3 – PAGAR SEM VER
Também há casos em que o comprador acha que está a comprar uma moto na Amazon ou no Ebay, mas sem Paypal, e avança com o pagamento total por transferência bancária. Depois contrata o serviço de transporte para lhe trazer a moto e quando chegam ao local não existe nenhuma moto para transportar, tendo o cliente burlado o custo adicional da deslocação do transportador.
Este é o tipo de decisão que não recomendamos. NUNCA pague uma moto na totalidade sem a ver. Ou então aguarda a chegada do transportador ao local para se certificar que existe realmente uma moto para comprar. É melhor perder um negócio do que ficar sem nada. Você não sabe quem está do outro lado.
A empresa de transporte 20Alugar tem um serviço de verificação de motos que lhe resolve este problema. A Assenha Transporte de Motos também tem este serviço mas não o menciona no seu site.
4 – MULTIPLATAFORMA
O mesmo anúncio pode ser publicado nos sites de classificados, nos grupos de Facebook, no Instagram, etc. e receber no mesmo dia dezenas de contactos de muitos interessados. Portanto, quando encontrar a moto da sua vida pode suceder que nesse mesmo momento, em diversos pontos do país, estejam a ver a mesma moto em múltiplas plataformas digitais mais uns 20 interessados e que também acham ser aquela a moto das suas vidas.
Não se esqueça que você detém o poder de dar seguimento ao negócio. É você que tem o dinheiro, o elemento fundamental para fazer a moto mudar de mãos. Se existir boa-fé da parte do vendedor tudo acontecerá naturalmente. Muitas vezes ser o primeiro a responder ao anúncio é determinante para conseguir fechar o negócio. Por isso, olhe para a data de publicação. Se é um negócio bom e ainda está publicado passados três dias… então desconfie. Os bons negócios no OLX desaparecem ao final de duas horas.
5 – PROTEJA-SE DA SUA GANÂNCIA
Se encontrou a moto que procurava a sua pressa não está em pagar, a sua pressa está em chegar ao local onde a moto se encontra. Caso esteja num local afastado, tente agendar um dia com o vendedor e certifique-se que não vai perder tempo e dinheiro na viagem. Faça-lhe perguntas pessoais e tente perceber se não está a dar-lhe respostas vagas e demonstre-lhe o seu interesse genuíno em comprar a moto. Se realmente quer aquela moto e não tem condições para a trazer consigo nesse dia, então deixe sinal ao vendedor, mas só se este o receber na sua morada de residência. Não sinalize motos mostradas no parque do supermercado ou no posto de abastecimento. Evite negociar nesses locais.
Controle a sua ganância e não arranque ao encontro do vendedor com 2000 euros em dinheiro para comprar uma moto e encontrar-se com alguém que não conhece num local que também não conhece. Faça tudo com tempo e cautela, vá acompanhado e passe no local de encontro para avaliar o ambiente em volta e se não se sentir confortável ligue e marque outro local próximo com mais movimento.
6 – FAÇA PEDIDOS EXTRA
Se tiver dúvidas de estar a ser vítima de um “esquema” peça fotos específicas ao burlão, tipo do escape, uma foto de frente do farol, etc. Se ele roubou as fotos não vai conseguir fotos tão pormenorizadas.
Peça-lhe também fotos da chapa de matrícula para verificar se não existe nenhuma penhora ou reserva de propriedade sobre a moto. Se não lhe enviar foto da matrícula é esquema de certeza. Fuja desse negócio.
NOTAS FINAIS:
O ser humano bascula dois sentimentos com muita facilidade: a ganância e o medo. A vontade de fazer um super negócio e ser o melhor negociador lá do bairro é o sonho de qualquer comprador. Esta imagem pulula na mente do comprador e o burlão sabe disso. A ganância de comprar barato, de fazer o melhor negócio, é o mote do comprador. Quando mais tarde o telefone do vendedor fica desligado e o anúncio foi removido… o medo surge e a ganância sai de cena. O medo vai crescendo atraindo a angústia e o desespero de ter sido enganado.
Não se ache o melhor negociador do mundo. Parta sempre do princípio que do outro lado está alguém que você não conhece, embora possa merecer a sua confiança, desde que não lhe coloque dinheiro na mão.
Também pode gostar
Utilizar equipamento de segurança quando se anda de moto é da mais elementar sensatez para proteger o motociclista em caso de infortúnio e as luvas são um desses equipamentos cruciais.
Em termos de obrigatoriedade legal, apenas o capacete é um equipamento obrigatório para quem anda de moto, mas diz o bom senso e a preocupação com a segurança do motociclista que “pelo menos” um par de luvas e um bom blusão devem também fazer parte dos equipamentos utilizados em cada vez que se anda em duas rodas.
Desta vez o foco recai sobre as luvas. “Pequeno” elemento tantas vezes esquecido ou não utilizado por opção, mas convém lembrar que as mãos são fundamentais no controlo de uma moto e em caso de queda normalmente elas são das primeiras partes do corpo a instintivamente irem ao chão. Por isso vamos ver ponto a ponto a importância das luvas:
Segurança
A função que podemos considerar primária de uma luvas é garantir a segurança das mãos do motociclista. Com uma moto em andamento ou até com ela parada, cair e levar as mãos ao asfalto não dará bom resultado para as mãos. As lesões podem ser leves ou graves, superficiais ou profundas e até ósseas ou musculares. Por isso umas boas luvas com proteções nas articulações dos dedos e da mão e um bom material que defenda as mãos do contacto com o asfalto são um elemento que pode fazer a diferença entre lesões graves ou “apenas um susto” sem grandes mazelas físicas.
Conforto
Um motociclista está muito vulnerável às condições meteorológicas da estação do ano em que anda de moto. No outono e inverno a chuva e o frio são uma constante e na primavera e verão o calor não dá descanso. Perante estas variações o tipo de luvas que são utilizadas também é importante para garantir o conforto nas mãos e evitar que elas fiquem encharcadas, geladas ou até dormentes nas estações frias ou que fiquem permanentemente suadas e escorregadias nas estações quentes. Como há luvas para inverno mais impermeáveis e quentes e luvas para verão mais respiráveis, frescas e leves o motociclista pode sempre garantir a segurança das suas mão durante todo o ano.
Eficácia e controlo
Usar luvas também melhora o controlo do motociclista sobre a moto. Com luvas as mãos têm uma maior aderência e não escorregam dos punhos por causa do suor ou da chuva, por exemplo, e ao usar as manetes para embraiar ou travar não fica complicado por causa do frio ou por causa de alguma dormência (problema que é mais fácil aparecer se não usar luvas).
O óleo é um elemento fulcral em qualquer motor a combustão. É ele que mantém a lubrificação dos vários elementos e é determinante para o bom funcionamento do motor da sua moto. Por isso aqui ficam alguns conselhos para garantir que o motor da sua moto está a ser bem lubrificado.
O óleo tem como função garantir a boa lubrificação dos componentes do motor minimizando o atrito entre eles e também evitar o aumento da temperatura do motor para níveis que comprometem o seu rendimento. Além de respeitar os intervalos de mudança de óleo indicados pelo fabricante da moto, há dois fatores que devem ser levados em linha de conta quando falamos de óleo: primeiro deve sempre ser utilizado o óleo recomendado pelo construtor da moto e segundo, nunca esquecer que o óleo perde qualidades tanto pela quantidade de quilómetros que se faz na moto como pelo tempo que o óleo está no motor. A moto até pode estar parada meses sem fazer quilómetros que o óleo perde atributos, como a sua viscosidade, por exemplo, com o passar do tempo.
Verifique o estado do óleo
Para garantir que tudo está bem com o óleo da sua moto o primeiro passo é verificar regularmente o nível do mesmo. Quer através da vareta do óleo ou de uma pequena janela que alguns motores têm para ver o estado do óleo. Veja não só o nível como também o estado do óleo. Veja a sua cor, que naturalmente deixa de ser dourada para ficar preta, mas mais importante é ver se tem viscosidade e se está livre de impurezas. Para isso coloque uma gota entre os dedos e esfregue verificando se sente poeiras ou se o óleo ainda está viscoso e “limpo”. Após esta verificação, se o nível estiver baixo reponha para o nível indicado e se o óleo estiver negro e com resíduos, então é melhor trocar o óleo por completo.
Troque sempre o filtro quando muda o óleo
Sempre que fizer uma mudança de óleo nunca se esqueça de trocar também o respetivo filtro do óleo. Não é um elemento que se possa considerar demasiado caro e não faz nenhum sentido colocar um óleo novo que depois irá passar por um filtro usado que naturalmente terá inúmeras impurezas que vão passar também para o óleo novo, contaminando-o logo de início.
Atenção ao som do motor
Qualquer motociclista conhece bem o som da sua moto e isso é um trunfo importante pois o som pode ser um sinal de como está o óleo do motor. Qualquer mudança no som do funcionamento do motor que lhe pareça estranha deve de imediato ver o estado do óleo. Se a moto está a fazer um ruído mais seco ou metálico ou mais alto do que é costume, fique alerta e verifique o óleo.
Luz do motor no painel de instrumentos
O painel de instrumentos de uma moto tem várias luzes de aviso, uma delas é a do próprio óleo que acende quando este está abaixo do nível recomendado. Além desta luz também há a luz do motor e a luza da temperatura do motor. Quando qualquer uma destas luzes acende significa um problema no motor que também pode estar relacionado com o óleo. Em qualquer dos casos o melhor conselho é mesmo parar a moto em segurança imediatamente pois estas duas luzes podem indicar anomalias que podem representar reparações bem onerosas.
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
A resistência de uma estrela
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Jaguar reinventa-se
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Detetar problemas na sonda Lambda
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por AyresBoa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...
- por HBaptistaBom dia, Tenho feito pesquisas no mercado que está repleto de marcas; sub-marcas; modelos etc.etc. Gosto muito de uns e depois há as...
- por EscapeLivreA culpa é da malta lá do topico dos consumos que me deixou a marinar ideias de carro de média idade pa substituir o velho Polinho que tem 110 mil...
- por PeLeve"25 de Abril? 25 de Novembro? Qual o mais importante?... Há a necessidade de evitar que alguns reescrevam a História" Porque faltam cinco dias,...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais1 semana antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
Toyota revelou o GR86 Rally Legacy Concept
- Notícias1 semana antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos7 dias antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Notícias2 semanas antes
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona