Inspeções às motos poderão nunca avançar – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

Inspeções às motos poderão nunca avançar

Published

on

Segundo uma de três propostas que o Grupo Parlamentar do PSD apresentou ao parlamento a obrigatoriedade das inspeções periódicas aos motociclos poderá ser afastada de vez.



Esta foi uma de três propostas que abordam o tema das duas rodas e no caso das inspeções o Grupo Parlamentar segue uma das diretrizes da União Europeia que em relação a este tema permite “excluir da obrigatoriedade da inspeção periódica motociclos, triciclos e quadriciclos, caso os Estados-membros tenham instituído medidas alternativas eficazes de segurança rodoviária”. Por isso o PSD defende que os motociclos deverão continuar a ser fiscalizados pelas autoridades competentes na estrada e acrescenta que deverão ser tomadas “medidas preventivas eficazes centradas ao nível das principais causas” de acidentes.

Além desta proposta, foi apresentada outra que defende uma alteração no Código da Estrada de forma a que os motociclos possam circular nos corredores de BUS. Essa medida já está em vigor em alguns municípios, mas até agora a sua aplicação estava sob a alçada das autarquias, sendo que a ideia é passar a ter aplicação a nível nacional.

Por fim a terceira proposta aborda a desigualdade dos valores pagos nas portagens entre motociclos e automóveis ligeiros e defende a criação de uma Classe própria para as motos de forma a que haja um pagamento mais justo, considerando que uma moto provoca um desgaste muito inferior à infraestrutura em causa do que um veículo ligeiro.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Motos

Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona

Published

on

O piloto de Almada está de regresso à pista para a última ronda da temporada deste ano de MotoGP que irá decorrer este fim de semana em Barcelona.



Depois de ter sofrido uma queda no Grande Prémio da Indonésia que decorreu no último fim de semana de setembro, acidente em que fraturou o rádio, Miguel Oliveira teve de ser operado e esteve em recuperação desde então o que fez com que falhasse quatro grandes prémios.

Felizmente o piloto português da Trackhouse Racing conseguiu recuperar a tempo de ainda fazer a última prova desta temporada que terá lugar em Barcelona e não em Valência, como estava previamente agendado, pois a catástrofe que assolou a região valenciana obrigou a esta alteração de circuito.

Desta forma Miguel Oliveira poderá ainda realizar a última corrida do campeonato que será também a última com as cores da Trackhouse já que para a próxima temporada ele irá correr na equipa Pramac que irá contar com motos da Yamaha.

Continuar a ler

Motos

A Royal Enfield cria a marca de motos elétricas Flying Flea

Published

on

A Royal Enfield vai entrar determinada no mercado das motos elétricas e para tal criou uma marca própria que batizou de Flying Flea.



Recuperando o nome de uma moto que a marca lançou nos anos 40, a Royal Enfield WD/RE que foi criada para as forças armadas britânicas e que podia ser lançada de para-quedas para servir as tropas aerotransportadas durante a Segunda Guerra Mundial e por isso ganhou o apelido de Flying Flea (pulga voadora).

Agora Flying Flea é mesmo uma marca exclusivamente dedicada à produção de motos elétricas e os primeiros modelo já foi revelado, a Flying Flea C6. Ainda que a marca não tenha divulgado grandes pormenores técnicos sobre esta moto elétrica, já que ela ainda está em fase de desenvolvimento, estima-se que ela venha a ter uma autonomia entre os 100 e os 150 quilómetros. O que se sabe é que esta moto de estilo retro terá a opção de dois lugares e haverá ainda uma aposta mais scrambler denominada S6.

Tanto a Flying Flea C6 como a S6 deverão começar a ser comercializadas no ano de 2026.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração