Recolha de resíduos sólidos urbanos em Cascais é feita de Volvo elétrico – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Recolha de resíduos sólidos urbanos em Cascais é feita de Volvo elétrico

Published

on

O primeiro camião Volvo FE Electric de recolha de resíduos sólidos urbanos vai estar “à experiência” em Cascais para avaliação da sua performance, que em operação tem emissões de carbono nulas.



Cascais vai ser o primeiro município português a ter em operação um camião elétrico Volvo para recolha de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa resultou de um projeto-piloto com a Auto Sueco Portugal para a realização de um teste em condições reais de operação. 
Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho. 
 “Temos como objetivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais”, afirma Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente.

“Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas. Para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação,” acrescenta o presidente da Cascais Ambiente.
Durante três semanas vai estar ao serviço da Cascais Ambiente na recolha de resíduos sólidos urbanos, um Volvo FE Electric 6×2, equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência em contínuo de 225 kW e um binário de até 850 Nm, o qual é alimentado por uma bateria com capacidade até 264 kW, que oferece uma autonomia de até 200 km.
O camião elétrico recebeu uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também elétrica, do fabricante Terberg, representado pela empresa Resitul, e que é acionada pela tomada de força elétrica do camião. 
“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação”, afirma Manuel Castro e Matos, diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.
“Este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho. Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos” sublinha o diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Auto Sueco entrega primeiro Volvo FH Electric em Portugal

Published

on

A Auto Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors, representante oficial da Volvo Trucks, fez a entrega do primeiro camião Volvo FH Electric em território nacional.



O momento contou com a presença de representantes das duas empresas. Da parte da Auto Sueco Portugal, esteve presente o CEO, Pedro Oliveira, acompanhado por Manuel Castro e Matos, diretor comercial e pelo gestor comercial, Frederico Santos.

Representando a Galliker Holding CH, estiveram presentes Philipp Galliker, diretor da logística e frotas, membro do concelho executivo da Galliker, Pirmin Trachsel, conselheiro geral da administração e diretor dos recursos humanos, Simon Imbach, gestor de frota internacional, Francisco João, diretor geral da Galliker Transportes Lda, e Américo Oliveira, responsável da frota Galliker em Portugal.
Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal, afirma que “é com grande orgulho e satisfação que realizamos a entrega deste marco histórico em Portugal. O camião Volvo FH Electric representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também um compromisso com a sustentabilidade e o futuro do transporte rodoviário de mercadorias.
Pirmin Trachsel, representante da Galliker, partilha de tal entusiasmo, “por sermos os primeiros a receber um camião Volvo FH Electric em Portugal. Esta parceria reforça o nosso compromisso com a redução das emissões de carbono e com a adoção de práticas mais sustentáveis no setor dos transportes.”
O Volvo FH Electric representa um passo significativo rumo às zero emissões, reforçando o trabalho que tem sido desenvolvido na área da sustentabilidade no segmento transporte de mercadorias. Equipado com tecnologia de ponta, este veículo oferece uma alternativa viável e eficiente aos tradicionais camiões a diesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais verde.
A Auto Sueco Portugal e a Galliker estão empenhadas em liderar a transição sustentável, apostando em soluções inovadoras e eco-friendly, que beneficiam não apenas as empresas, mas toda a sociedade.

Continuar a ler

Comerciais

Daimler comemora um milhão de unidades produzidas do Freightliner Cascadia

Published

on

A Daimler Truck AG celebrou um feito significativo com a produção do milionésimo camião pesado Freightliner Cascadia.



Este modelo não é apenas o mais vendido, mas também o primeiro camião da Classe 8 na América do Norte a atingir este número milionésimo de vendas.
O Freightliner Cascadia destaca-se no mercado de camiões comerciais da Classe 8 graças à sua inovação contínua no conforto do condutor, segurança avançada e economia de combustível. Desde o seu lançamento em 2007, o Cascadia melhorou a sua eficiência de combustível em mais de 35%.
Este modelo continua a ser um pioneiro na incorporação de características inovadoras na indústria. Por exemplo, o Cascadia é o veículo base para a iniciativa SuperTruck, um projeto plurianual cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), que está a investigar tecnologias de próxima geração para camiões comerciais pesados e a sua potencial integração em camiões de produção em série.

Além disso, o Freightliner eCascadia elétrico, lançado em 2022, já acumulou mais de 6 milhões de quilómetros percorridos por clientes em mais de 50 frotas nos EUA. Olhando para o futuro, a Daimler Truck North America também concebeu um Cascadia preparado para a autonomia com características de segurança redundantes, incluindo sistemas de travagem e de direção, preparados para funcionalidades de condução autónoma e prontos para a integração de qualquer sistema de condução virtual. O Cascadia preparado para a autonomia está atualmente a ser testado como um camião autónomo em operações reais pela Torc Robotics, uma subsidiária independente da DTNA desde 2019.

  • Primeira geração do Cascadia (2007): o novíssimo Cascadia foi introduzido com a plataforma de motor Detroit Diesel DD15, que oferecia um excelente desempenho, maior economia de combustível e potência líder no sector.
  • Segunda geração do Cascadia ‘Evolution’ (2012): foi lançada a segunda geração da série Cascadia, concebida para aumentar a eficiência do combustível. O lançamento incluiu a introdução da Detroit DT12, uma transmissão manual automatizada que combinava a facilidade operacional de uma transmissão automática com a eficiência de uma transmissão manual.
  • Detroit Connect (2013): A introdução do Detroit Connect trouxe o primeiro conjunto de conetividade instalado de fábrica fornecido pelo OEM para o Cascadia.
  • Detroit Assurance (2015): O Detroit Assurance foi oferecido como o primeiro conjunto proprietário de sistemas de segurança concebidos pelo OEM, integrando totalmente o grupo motopropulsor de Detroit com inovações de condução segura para um nível superior de segurança e desempenho no Cascadia.
  • Terceira geração do Cascadia (2017): A terceira geração do Cascadia introduziu melhorias aerodinâmicas avançadas, características de segurança melhoradas, avanços na conetividade e melhorias no conforto do condutor para satisfazer as necessidades em evolução das frotas e dos condutores.
  • Cascadia de quarta geração com capacidades SAE L2 (2019): Torna-se o primeiro camião pesado de produção em série na América do Norte com melhorias automáticas capazes de controlo lateral (direção) e longitudinal (aceleração/desaceleração).
  • Produção do Freightliner eCascadia (2022): O camião elétrico, inicialmente revelado em 2019 como veículo de teste para clientes, entra em produção em série.
  • SuperTruck II (2023): São introduzidas melhorias contínuas na conceção e aerodinâmica de transportes eficientes através do programa SuperTruck, cofinanciado pelo DOE. O Departamento de Energia dos EUA anuncia também o financiamento do programa Freightliner SuperTruck III, previsto para 2027.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por cadilac
    Viva ! Toda a vida quando pedia alguma coisa pelos ctt ou transportadora sempre estava meu pai em casa para recever. contudo péla idade ele foi a...
  • por drifit
    Electricistas do fórum chamados a dar opinião, sff. Tenho um veículo eléctrico que carrego, na minha garagem, numa tomada regular, até hoje...
  • por FilipeC2
    Boas Tenho em vista uma Sharan 2.0 tdi de 2007. Gostava de saber se os motores deste sno ainda têm problemas crónicos e se há alguma coisa a que...
  • por neapo
    Comprei em finais de 2012 o meu primeiro carro, sendo o Clio III fase II de 2006, 1.2 a gasolina, até hoje continuo com ele, nunca me deixou ficar...

Em aceleração