Recolha de resíduos sólidos urbanos em Cascais é feita de Volvo elétrico – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Recolha de resíduos sólidos urbanos em Cascais é feita de Volvo elétrico

Published

on

O primeiro camião Volvo FE Electric de recolha de resíduos sólidos urbanos vai estar “à experiência” em Cascais para avaliação da sua performance, que em operação tem emissões de carbono nulas.



Cascais vai ser o primeiro município português a ter em operação um camião elétrico Volvo para recolha de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa resultou de um projeto-piloto com a Auto Sueco Portugal para a realização de um teste em condições reais de operação. 
Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho. 
 “Temos como objetivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais”, afirma Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente.

“Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas. Para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação,” acrescenta o presidente da Cascais Ambiente.
Durante três semanas vai estar ao serviço da Cascais Ambiente na recolha de resíduos sólidos urbanos, um Volvo FE Electric 6×2, equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência em contínuo de 225 kW e um binário de até 850 Nm, o qual é alimentado por uma bateria com capacidade até 264 kW, que oferece uma autonomia de até 200 km.
O camião elétrico recebeu uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também elétrica, do fabricante Terberg, representado pela empresa Resitul, e que é acionada pela tomada de força elétrica do camião. 
“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação”, afirma Manuel Castro e Matos, diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.
“Este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho. Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos” sublinha o diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Ford aumenta autonomia da E-Transit

Published

on

A Ford aumentou a autonomia da Transit Elétrica com um novo conjunto de baterias e iniciará as entregas aos clientes em 2025.



 

 

Esta nova bateria aumenta a autonomia do grande furgão elétrico mais vendido na Europa para 402 km, o que representa um aumento significativo de 28% em relação ao modelo anterior. A Ford afirma que concebeu o modelo de gama alargada para frotas que operam em regiões rurais, climas mais frios e perto de rotas com muita condução em autoestrada.

Os compradores não só poderão desfrutar de uma maior autonomia com o novo E-Transit, como também de um carregamento mais rápido. A capacidade de carga CA do modelo foi aumentada de 11 kW para 22 kW, permitindo que a carrinha carregue totalmente em menos de seis horas. As capacidades de carregamento rápido DC da carrinha também foram aumentadas de 115 kW para 180 kW, o que significa que um carregamento de 10 minutos pode acrescentar até 116 km de autonomia. Carregar a bateria de 10-80% também demora apenas 28 minutos.


A Ford instalou ainda uma bomba de calor de série que promete aquecer o habitáculo de forma mais eficiente em condições de frio.
A E-Transit vem com todas as outras caraterísticas do resto da gama 2024. Isso inclui um modem 5G, atualizações de software sem fio, um assistente de IA integrado Alexa e a tecnologia Delivery Assist que afirma ajudar a economizar até 20 segundos por parada.

Ao todo, existem 19 variantes E-Transit à escolha, incluindo furgões e variantes de chassis-cabina. O sistema Ford Pro Power Onboard também pode ser instalado, permitindo que 2,3 kW de energia da bateria sejam utilizados para alimentar ferramentas e outros equipamentos. Para 2024, a Ford introduziu também intervalos de manutenção de dois anos/distância ilimitada.

Continuar a ler

Comerciais

Continental lança quinta geração Conti Eco para pesados

Published

on

A Continental apresentou recentemente em Hannover a sua mais recente inovação em matéria de pneus para o sector dos transportes: a quinta geração da linha Conti Eco.



Os novos pneus para camiões da Continental foram desenvolvidos para permitir que as empresas de transporte reduzam significativamente o consumo de combustível e as emissõesde CO2 nas operações regionais e de longo curso, ajudando assim a diminuir os custos operacionais. Além disso, Ferdinand Hoyos, diretor da área de negócio de pneus de substituição para a região EMEA da Continental, afirma: “Estamos convencidos de que oferecemos o pneu certo no momento certo.

O impacto ambiental dos novos pneus Conti Eco também é afetado positivamente por estas melhorias. “Se o nosso produto aumenta a eficiência de combustível do camião e dura mais tempo, o resultado é uma redução das emissõesde CO2”, afirma Kaiser. Estes pneus não são apenas uma escolha ecológica, mas também económica, uma vez que a redução do consumo de combustível e o aumento da vida útil dos pneus reduzem os custos a longo prazo para os operadores de frotas.


A Continental também continua a avançar na digitalização das frotas com sensores de última geração que podem ser instalados nos pneus Conti Eco Gen 5 diretamente da fábrica. Isto, juntamente com a solução de gestão de pneus ContiConnect 2.0, permite a monitorização remota em tempo real e o planeamento de serviços preditivos, reduzindo substancialmente os custos operacionais relacionados com os pneus.

Além disso, as novas carcaças de pneus foram concebidas desde o início para serem ideais para a recauchutagem, apoiando assim a sustentabilidade e a eficiência de custos no setor dos transportes.
Os pneus Conti Eco estarão disponíveis em várias medidas, incluindo 315/70 R 22.5 e 385/65 R 22.5 para os eixos direcional e motor, proporcionando opções versáteis para diferentes necessidades das frotas.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por TheUndertaker
    Olá pessoa!! Em Janeiro comprei um Twingo 1.2 16 de 2001 (motor D4F702). Só andei 400 e tal kms e já gastei quase 400€ em peças e acho que...
  • por Valjean
    Pessoal, sou só eu ou o forum precisa de mais publicidade!? Mais daqueles anúncios que saltam a frente de onde vamos clicar no segundo exato? ...
  • por danger898
    Olá a todos, Um familiar já com alguma idade teve que deixar de conduzir, por força da idade, e a família está a pensar em vender o carro....
  • por Claudia589
    Boa noite. Tenho um opel corsa e de há uns tempos para cá o ponteiro das rotações começou a tornar-se instável (ora está abaixo da rotação,...

Em aceleração