Novos
Os 7 recursos tecnológicos que deve ter no seu carro
Published
6 anos anteson
By
Motor GuiaCarro e telefone são duas ferramentas que a sua vida não dispensa? Os novos modelos estão equipados com dispositivos que vão facilitar a sua vida ao máximo e manter a conexão ao segundo com o mundo que o rodeia.
As mais recentes tecnologias instaladas nos automóveis oferecem uma nova gama de maneiras de usar o seu smartphone com o seu carro, permitindo que aceda ao seu carro remotamente, fique atento aos diagnósticos de manutenção, use os recursos do seu telefone com segurança enquanto conduz e muito mais. Veja uma lista básica para ter uma ideia do que a conjunção dessas duas ferramentas pode fazer por si.
Bluetooth
Começando com o básico, muitos carros podem sincronizar com seu telefone por meio do Bluetooth, permitindo que navegue pela sua música usando a consola do carro, reproduza músicas ou faça chamadas pelo sistema de som do carro.
Interfaces Integradas
Alguns automóveis são compatíveis com uma interface integrada, como o Apple CarPlay ou o Android Auto, que se conecta ao seu telefone e permite usar os recursos do seu telefone por meio do controlo de voz ou dos controlos no volante. As informações do seu telefone podem ser exibidas no visor do carro para facilitar o planeamento da sua navegação e itinerários, a reprodução de músicas ou a realização de uma chamada.
Bloqueio Remoto e Desbloqueio
Evite a frustração de saber se você trancou seu carro com um sistema de desbloqueio e tranca remoto através do telefone. Esse recurso permite bloquear ou desbloquear as portas do carro de qualquer lugar com alguns toques do seu telefone. Também é útil quando alguém precisa correr de volta para o carro por alguma coisa ou quando te o carro estacionado na rua em dias de chuva intensa.
Arranque Remoto
Se você teme a sensação de frio de seu carro em um dia de inverno ou o calor sufocante dos dias de verão, então o arranque remoto pode ser o favorito dos serviços de conetividade. Esta funcionalidade permite-lhe ligar o seu automóvel a partir do seu telemóvel, permitindo-lhe ligá-lo e ligar a climatização ou o ar Condicionado alguns minutos antes de se dirigir ao veículo. No momento em que você o alcança, não apenas o motor está aquecido e pronto para funcionar, mas o interior já estará ajustado para a temperatura ideal.
Lembretes de Manutenção em Tempo Real
Se costuma fazer as revisões fora do prazo por mero esquecimento e não troca o óleo na quilometragem recomenda, não sabe se circula com a pressão dos pneus correta, ou simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está a acontecer com o seu carro, então as estatísticas em tempo real e os lembretes de manutenção auxiliares importantes. Com esse recurso, o seu carro poderá enviar estatísticas e informações atuais diretamente para seu smartphone, para que você possa atento e marcar as revisões com antecedência. Também pode enviar lembretes para que nunca mais perca um compromisso de manutenção.
Localização do Veículo
Esqueceu-se onde estacionou seu carro? Com este recurso o seu carro está conectado ao seu smartphone e não precisa de andar à caça do seu veículo. A tecnologia dos carros modernos permite que procure num mapa usando o GPS integrado.
Assistência na estrada
Com o recurso de localização do veículo a subir para o próximo nível, a assistência na estrada com o smartphone conectado é um dos recursos mais avançados que podem ajudar a mantê-lo seguro. Esse recurso permite que envie a localização exata do seu carro para garantir que a ajuda chega o mais rápido possível.
Essa lista deve dar uma ideia do que são os serviços conectados e como você pode usá-los na sua vida diária. Se possui um carro recente, verifique quais destes recursos podem ser compatíveis com seu veículo e se existem na oferta de equipamentos opcionais. Se planeia comprar um novo carro em breve, devem ter em conta modelos que apresentem essas novas tecnologias.
Na esmagadora maioria das vezes a preocupação principal ao estacionar é mesmo encontrar um simples lugar onde caiba o carro, mas há alguns cuidados que deve ter para garantir uma melhor segurança para si e para o seu veículo.
Os principais riscos para si e o seu veículo que deve considerar quando estaciona podem, de uma forma simplista, ser divididos em dois grupos principais: os possíveis danos e os possíveis roubos. Os danos podem ser intencionais, acidentais ou por efeito da natureza e os furtos podem ser de bens pessoais, de objetos ou do próprio veículo. Por isso, para minimizar o risco de qualquer uma destas situações acontecer, o condutor deve prestar atenção a alguns fatores quando estaciona.
Local iluminado
Durante a noite sempre que possível escolha um local iluminado para estacionar o seu automóvel. Caso estacione na rua, tente fazê-lo o mais perto possível de um poste de iluminação. Um veículo estacionado num local com boa luz é menos “apetitoso” para potenciais furtos do que se estiver num canto escuro da rua.
Boa visibilidade
Tanto de dia como de noite é conveniente que o automóvel esteja bem visível. Primeiro porque é menos atrativo para eventuais furtos e depois porque também é uma forma de evitar alguns acidentes como uma ligeira raspadela na chapa ou um espelho partido.
Atenção às esquinas ou às passadeiras
Evite estacionar perto de esquinas. Uma manobra menos bem conseguida por parte de um veículo pesado, por exemplo, pode ter consequências inesperadas na chapa do seu carro. Já em relação às passadeiras, como são zonas de muita passagem de peões também pode acontecer um toque ou uma raspadela causada por algum peão mais distraído… ou menos “sóbrio”.
Cuidado com as árvores
Nos dias mais quentes e soalheiros do verão, estacionar à sombra de uma árvore é uma excelente solução pois além de minimizar o aumento da temperatura no habitáculo também evita que a pintura seja “queimada” pelo sol. Contudo na estação “oposta”, no inverno pode ser um problema. Em dias mais complicados em termos climatéricos pode correr o risco do seu veículo sofrer com uma queda de árvore e mesmo que tenho um seguro que cubra essa situação, não se livra das complicações causadas por este infortúnio.
Escolha bem o lugar no parque
Se for estacionar num parque coberto, como nas grandes superfícies comerciais, por exemplo, escolha bem o lugar. Não deixe o carro demasiado isolado pois assim facilita a tarefa de quem o queira assaltar pois há menos gente perto. Se possível escolha um lugar junto a um pilar, pelo menos um dos lados do seu automóvel fica “imune” a pancadas das portas de quem está estacionado ao seu lado.
Veja bem a sinalização
Confirme se o lugar onde vai estacionar é “legal”. Por vezes pode acontecer chegar ao pé do local onde estacionou e o seu carro não estar lá e isso acontecer porque, ao estar mal estacionado, ele foi rebocado pelas forças da autoridade e não porque tenha sido roubado. Por isso é melhor evitar a multa e também o susto, estacione de forma legal.
Uma posição de condução correta é determinante para garantir a segurança, o controlo do veículo e evitar o cansaço quando se vão somando quilómetros ao volante.
Estar sentado aos comandos de um veículo não é a mesma coisa que estar sentado no sofá onde só o conforto interessa. A posição de condução é determinante para garantir que o condutor tem uma boa visibilidade, mantém a capacidade de reação e não vai ficar demasiado cansaço nas viagens mais longas.
Naturalmente a posição de condução ideal vai depender do físico de quem está ao volante e das possibilidades de regulação do banco e da coluna de direção do veículo, mas há sempre forma de encontrar o melhor compromisso.
Para ter uma posição de condução correta é necessário levar em linha de conta alguns pormenores:
Ajustar o banco
O banco deve ser ajustado em longitude e em altura (se possível) de forma a que os pés cheguem bem aos pedais e consigam exercer pressão completa nos mesmos para que estes vão até ao máximo do seu curso. As pernas deverão ficar fletidas de forma a que o condutor não sinta as pernas demasiado esticadas ou encolhidas.
Inclinação do encosto do banco
O encosto do banco deve ser ajustado em inclinação de maneira a que as costas fiquem o mais verticais possível mas mantendo um bom nível de conforto.
Regular o encosto de cabeça
O encosto de cabeça é um elemento fundamental na segurança e deve ser ajustado de forma a que fique a cerca de dois ou três centímetros da nuca. Em termos de altura imagine uma linha ao nível dos olhos e ajuste a altura do encosto de forma a que essa linha fique sensivelmente a meio do encosto.
A posição do volante
Ajustar a altura e a profundidade (caso tenha essa regulação) da coluna de direção é fundamental para garantir que o condutor está confortável e tem a amplitude de movimentos necessária para reagir prontamente face a algum imponderável. Por isso o volante deve ser ajustado de forma a que os braços fiquem ligeiramente fletidos e imaginando que o volante é um relógio, então as mãos devem ficar nas 9 e nas 3 horas. A melhor forma de posicionar o volante corretamente é esticar o braço na horizontal e ajustar a profundidade e a altura do volante de maneira a que o pulso da mão fique no topo do volante.
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
A resistência de uma estrela
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Jaguar reinventa-se
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Detetar problemas na sonda Lambda
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por AyresBoa tarde a todos. Precisava da vosso opinião sober dois modelos em específico. Se são fiáveis ou nem por nisso, que problema podem surgir em...
- por HBaptistaBom dia, Tenho feito pesquisas no mercado que está repleto de marcas; sub-marcas; modelos etc.etc. Gosto muito de uns e depois há as...
- por EscapeLivreA culpa é da malta lá do topico dos consumos que me deixou a marinar ideias de carro de média idade pa substituir o velho Polinho que tem 110 mil...
- por PeLeve"25 de Abril? 25 de Novembro? Qual o mais importante?... Há a necessidade de evitar que alguns reescrevam a História" Porque faltam cinco dias,...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais1 semana antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
Toyota revelou o GR86 Rally Legacy Concept
- Notícias1 semana antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos7 dias antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Notícias2 semanas antes
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona