Novo Ferrari F80 tem um V6 em vez de um V12 – Motorguia
Connect with us

Notícias

Novo Ferrari F80 tem um V6 em vez de um V12

Published

on

Aquele que é a nova coqueluche da Ferrari, o hiperdesportivo F80, sucessor do LaFerrari não tem um V12 a dar-lhe vida mas sim um V6 inserido num sistema híbrido com mais três motores elétricos que em conjunto lhe dão uma potência máxima de 1200 cv e um binário de 1137 Nm.



De acordo com declarações de Enrico Galliera, o responsável pelo marketing da Ferrari, no desenvolvimento do F80 levantou-se a questão se iriam utilizar “o motor mais icónico ou o de melhor desempenho” (ou seja o V12 ou o V6 híbrido) e a decisão recaiu sobre o de melhor desempenho, o V6 híbrido.

Como sucessor de uma linhagem de hiperdesportivos marcantes como o F40, o F50, o Enzo e o mais recente LaFerrari, este F80, desenhado por Flavio Manzoni vai buscar alguns detalhes destes seus antecessores e também de outros modelos emblemáticos da marca de Maranello como o Daytona ou o 288 GTO. Repare-se por exemplo na secção negra que atravessa toda a frente deste F80 e facilmente nos vem à memória a frente do Daytona.

Com um peso de apenas 1525 quilos graças ao uso extensivo do alumínio e da fibra de carbono o F80 conta com um motor V6 biturbo com 3.0 litros de capacidade que é baseado no motor do 499P que venceu Le Mans. Este motor está inserido numa solução híbrida de 800V que conta uma bateria de 2,3 kWh e três motores elétricos em que dois estão montados na frente e o terceiro na traseira, solução que também faz deste Ferrari o primeiro hiperdesportivo da marca italiana com tração integral.

O F80 tem uma velocidade máxima de 350 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,15 segundos. Serão produzidas 799 unidades e apesar de cada uma custar cerca de 3,6 milhões de euros, já estão todas vendidas. Os primeiros F80 deverão começar a ser entregues no final do próximo ano de 2025.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

Mitsubishi Grandis vai voltar em formato SUV

Published

on

O Grandis foi um monovolume lançado pela Mitsubishi em 2003 e foi produzido e comercializado durante cerca de uma década, sensivelmente, até deixar de ser comercializado no mercado europeu. Agora o construtor vai recuperar o nome, mas desta feita será em formato de SUV.



Para já a marca japonesa apenas lançou algumas imagens teaser daquele que será o futuro Grandis, mas ao que tudo indica estamos perante mais uma fruto da parceria com a Renault pois parece que estaremos perante um Symbioz com a marca dos três diamantes.

Deverá estar disponível com motorizações híbridas baseadas no sistema mild-hybrid de 48V e a sua revelação está prevista para o mês de Julho, sendo que a sua comercialização nos mercados europeus deverá ter lugar no último trimestre deste ano.

Continue Reading

Notícias

Smart poderá lançar a sua primeira berlina

Published

on

A Smart continua a sua aposta em modelos “mais crescidos” do que os Smart que fizeram a marca desde que ela surgiu e depois de já ter lançado os seus SUV, parece que irá apostar pela primeira vez num modelo berlina.



Especula-se que poderá chamar-se Smart #6 e será a primeira berlina da história da marca detida pelo grupo chinês Geely e que poderá utilizar a plataforma do seu Zeekr 007 para desenvolver o “Smart #6”. Este tem como objetivo bater-se com o Tesla Model 3 e será um modelo totalmente elétrico, mas não se exclui a possibilidade de haver uma versão híbrida plug-in com um motor a combustão.

Esta nova aposta da Smart deverá ser revelada ainda este ano e a sua comercialização nos mercados europeus está prevista para o próximo ano de 2026.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]