A jornada britânica deste fim de semana de MotoGP não correu de feição para Miguel Oliveira que ficou à beira dos pontos na Sprint Race de sábado e no domingo teve de abandonar devido a um acidente logo na primeira volta.
Depois de na qualificação não ter conseguido ir além da 15ª posição na grelha de partida no circuito de Silverstone, o piloto português da Aprilia conseguiu fazer uma boa primeira volta na Sprint Race, chegando a rodar na 11ª posição. No final acabou por passar a reta da meta em 10º lugar depois de tirar partido de algumas quedas de outros pilotos na sua frente.
Já na corrida de domingo logo na primeira volta o piloto português sofreu um acidente depois do seu colega de equipa, Raul Fernandez, ter perdido a frente e ido embater na moto de Oliveira, acabando ali a corrida para os dois pilotos da Trackhouse Racing. O único ponto positivo da situação é que nenhum sofreu lesões com o incidente.
Enea Bastianini foi o grande vencedor deste fim de semana já que além de ter ganho a Sprint Race também venceu esta corrida fazendo uma dobradinha sendo seguido por Jorge Martin que também repetiu o segundo lugar de sábado e assim somou pontos preciosos que o voltam a colocar na liderança do campeonato. O último lugar do pódio totalmente Ducati foi para Francesco Bagnaia.
Desta forma o líder do campeonato é agora Jorge Martin com 241 pontos, apenas mais três do que Bagnaia que tem 238, sendo o terceiro lugar ocupado por Enea Bastianini com 192. Miguel Oliveira continua com 51 pontos no 13º lugar. Segue-se agora a prova austríaca entre 16 e 18 de agosto.