Comerciais
Edição DAF XG+ exclusiva assinala 75 anos de produção de camiões
A DAF foi fundada em 1928 como fábrica de máquinas de Hub van Doorne. Alguns anos mais tarde, a empresa produziu os seus primeiros e revolucionários semirreboques ligeiros.

A partir daí, foi um passo lógico até ao desenvolvimento do primeiro camião da DAF, que viu a luz do dia em 1949. O veículo não era muito mais do que um chassis com um motor, uma grelha, travões e um mecanismo de direção. Nos primeiros anos, os clientes tinham de adquirir a cabina a empresas especializadas na construção de camionetas.
Atualmente, o cenário não podia ser mais diferente. Além de os mais recentes camiões da nova geração DAF serem os camiões mais eficientes e seguros do mercado, as suas cabinas destacam-se pelo conforto e espaço. O XG+ é, sem dúvida, o modelo emblemático da DAF, com um volume de cabina de nada menos do que 12,5 m3.
O DAF XG+ constitui a base do modelo de special edition, que celebra os “75 anos de produção de camiões DAF”. O camião dispõe de um potente motor PACCAR MX-13 (480 CV/355 kW) que pode ser opcionalmente equipado com o MX Engine Brake, reconhecido como o travão do motor mais potente da indústria de camiões.
Para uma eficiência ideal, cada veículo está equipado com um kit aerodinâmico completo, que inclui defletores, guarda-lamas e abas laterais. Juntamente com o sistema de visão digital DAF e as câmaras digitais Corner Eye (instaladas de série), a melhor aerodinâmica e a maior eficiência de combustível estão garantidas.
Para maior conforto, o modelo de Special Edition está equipado com luxuosos bancos giratórios aquecidos com forro em pele. O sistema de áudio topo de gama com 8 altifalantes inclui um subwoofer para uma experiência auditiva inigualável. Além disso, a fantástica cama de relaxamento com 80 centímetros de largura é também disponibilizada de série neste XG+ exclusivo.
Cada camião desta série é fornecido com um “pacote do condutor” apelativo, que inclui, entre outros, o DAF Night Lock, um micro-ondas, um conjunto completo de tapetes do chão sofisticados e um saco de brindes bem recheado.
A special edition para celebrar os “75 anos de produção de camiões DAF” é pintada numa elegante cor prateada metálica, com riscas pretas e amarelas exclusivas que assinalam o marco de produção da DAF. As jantes Alcoa Dura-Bright conferem o toque final.
Esta edição especial exclusiva pode ser encomendada a partir de agora e estará disponível para entrega após o verão.
Comerciais
MAN apresenta o novo TGS para uso agrícola na Agritechnica 2025
A MAN Truck & Bus apresentou na Agritechnica 2025 a nova versão do MAN TGS agrícola 18.540 4×4, um trator desenvolvido para garantir tração, eficiência e versatilidade em operações agrícolas exigentes.
Integrado na exposição da MAN Engines, sob o lema “Impulsionando a transformação sustentável: soluções todo-o-terreno para o futuro”, o modelo foi concebido para responder às necessidades do transporte entre o campo e as unidades de processamento, mantendo elevado desempenho mesmo em terrenos difíceis. O seu design exclusivo, criado pela MAN Individual, reforça a imagem robusta e funcional do veículo.
Segundo Johann Schuster, chefe de desenvolvimento mecânico da MAN Individual, o novo TGS agrícola demonstra a capacidade da marca de acompanhar a evolução da agricultura moderna, oferecendo um comportamento igualmente eficaz no campo e na estrada e simplificando as tarefas diárias dos agricultores. O MAN TGS 18.540 4×4 BL SA está equipado com o motor D2676 de 12,4 litros, com 540 cv, compatível com a norma Euro 6e, e capaz de disponibilizar um binário máximo de 2650 Nm a partir das 930 rpm, assegurando força e eficiência em qualquer contexto.
A potência é gerida pela caixa automática MAN TipMatic de 12 velocidades, que dispõe de modos Offroad, Performance e Efficiency especificamente adaptados ao uso agrícola. A tração integral permanente e os pneus agrícolas largos garantem operação segura em terrenos húmidos ou prados delicados, enquanto o sistema hidráulico Load Sensing, com caudal até 100 l/min, permite um controlo preciso de implementos e reboques.
A cabina de comprimento médio “NN” oferece um equilíbrio entre dimensões compactas, robustez e funcionalidade, proporcionando boa visibilidade, acesso fácil e amplo espaço de arrumação. No exterior, o pacote MAN TGS INDIVIDUAL LION S acrescenta faróis LED de longo alcance e detalhes em carbono e vermelho que reforçam o caráter do modelo.
No interior, o condutor encontra o sistema intuitivo MAN SmartSelect, funcional mesmo em piso irregular, um painel Professional de 12,3 polegadas e vários sistemas avançados de segurança, incluindo assistente de manutenção na faixa, câmara traseira e ACC Stop & Go.
O veículo está ainda equipado com o travão motor MAN PriTarder com EVBec, que oferece até 625 kW de retenção, e inclui um arco antivoltamento (ROPS) atrás da cabina para maior segurança. Pensado para máxima versatilidade, o MAN TGS agrícola dispõe de quinta roda e engate de reboque, permitindo desempenhar diversas tarefas logísticas.
A sua homologação como veículo LOF (agrícola ou silvícola) garante vantagens adicionais, como a isenção de restrições de circulação ao domingo e a dispensa de tacógrafo em determinadas operações.
Comerciais
Renault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
A Renault Trucks, representada em Portugal pela Nors, reforçou a sua aposta na eletrificação com o lançamento de duas novas versões do trator elétrico Renault Trucks E-Tech T: o E-Tech T 585 e o E-Tech T 780, este último capaz de alcançar até 600 quilómetros de autonomia com uma única carga.
As duas propostas foram desenvolvidas para responder às diferentes exigências do setor do transporte, privilegiando no caso do E-Tech T 780 a autonomia máxima e, no do E-Tech T 585, a otimização da carga útil. A marca mantém ainda em atualização o modelo E-Tech T 540 4×2, pensado para distribuição regional, que passa agora a oferecer até 450 quilómetros de autonomia.

O aumento de alcance dos novos modelos tornou-se possível graças à integração de um eixo elétrico (E-axle), que reúne motores e transmissão na secção traseira e liberta espaço entre as longarinas, permitindo instalar mais módulos de bateria.
As novas baterias de iões de lítio NCA, concebidas com uma estrutura em forma de L para se adaptarem ao novo layout, garantem maior densidade energética e são asseguradas pela Renault Trucks durante oito anos ou um milhão de quilómetros.

Com 585 kWh de capacidade, o E-Tech T 585 oferece até 460 quilómetros de autonomia, enquanto o E-Tech T 780, com 780 kWh, eleva a fasquia para os 600 quilómetros, tornando-se numa opção especialmente interessante para missões de longo curso.
Para garantir maior eficiência operacional, ambos os modelos são compatíveis com carregamento ultrarrápido através do sistema Megawatt Charging System (MCS), com potência até 720 kW, possibilitando recuperar até 350 quilómetros em apenas 45 minutos.
Podem igualmente ser carregados em parques de frotas com tecnologia CCS até 350 kW. Pensadas para percorrer longas distâncias, as versões trator 6×2 incluem suspensão pneumática integral, que melhora o conforto e facilita as manobras de acoplamento, além de um eixo traseiro leve, elevável e direcional que aumenta a manobrabilidade e reduz o desgaste dos pneus.

O E-Tech T 585 mantém-se também como a solução da gama com maior capacidade de carga útil, podendo transportar até 28 toneladas conforme as regulamentações locais.
A Renault Trucks complementa a sua ofensiva elétrica com um conjunto de serviços digitais destinados a maximizar a eficiência e a disponibilidade dos veículos, incluindo o Optifleet, plataforma de gestão inteligente de frotas, a Driver App, que permite o pré-condicionamento remoto e monitorização do estado da bateria, e o programa Renault Trucks E-Tech, que oferece consultoria especializada e simulações energéticas ajustadas a cada operação.
Os novos modelos serão produzidos na fábrica de Bourg-en-Bresse, que desde 2023 monta os veículos pesados elétricos das gamas Renault Trucks E-Tech T e E-Tech C, consolidando o compromisso da marca com qualidade, inovação e descarbonização do transporte rodoviário.

-
Motos2 semanas agoBoa estreia para Miguel Oliveira com a BMW
-
Notícias2 semanas agoMiúdo de 10 anos foi da escola para casa… a conduzir
-
Comerciais2 semanas agoNova Renault Trafic E-Tech está pronta e chega aos 450 km de autonomia
-
Sem categoria2 dias ago
PGRI dalam Mewujudkan Lingkungan Sekolah Aman: Standar Perlindungan, SOP, dan Implementasi Lapangan
-
Notícias2 semanas agoXiaomi já fabricou o seu modelo número 500.000
-
Notícias2 semanas agoFirefly é a nova aposta chinesa no nosso mercado
-
Notícias4 dias agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Sem categoria2 dias ago
PGRI dan Kebijakan Pendidikan Daerah: Analisis Keterlibatan Organisasi di Tingkat Provinsi/Kab/Kota
