Notícias
A luta entre a Audi e a Lancia nos ralis agora em filme
No mundo automóvel muitas são as histórias que alimentam a paixão dos fãs pelos motores e uma delas foi a luta pelo Campeonato do Mundo de Ralis de 1983 entre a Lancia e a Audi.
Numa espécie de confronto entre David e Golias, a “pequena” equipa da Lancia enfrentou a fortíssima Audi e a luta entre os Lancia 037 e os Audi Quattro animaram o público durante toda a temporada.
Esta história passou agora para a grande tela pelas mãos do realizador Stefano Mordini e conta com os atores Volker Bruch, no papel de Walter Rohl, Daniel Brühl que faz de diretor desportivo da Audi e Riccardo Scamarcio, no papel do diretor de equipa da Lancia, Cesare Fiorio.
Scamarcio refere que “O filme ‘Race for Glory’ conta uma história maravilhosa de sucesso italiano. Uma equipa muito pequena de especialistas e entusiastas bateu uma grande empresa, tecnologicamente avançada, graças ao espírito de equipa italiano e à paixão da Lancia Squadra Corse. Cesare Fiorio foi um homem que tornou possível o impossível, simplesmente aproveitando as melhores capacidades misturadas com paixão.”
Já o próprio CEO atual da Lancia, Luca Napolitano, mostrou-se “orgulhoso pelo facto de a Lancia e o Lancia Rally 037 terem sido escolhidos como protagonistas do filme ‘Race for Glory’. O Lancia Rally 037 representa plenamente o espírito da Marca, um modelo de formas geométricas radicais, combinadas com um design elegante e exclusivo, que deram vida a um automóvel sempre apto a ultrapassar qualquer obstáculo, alcançando uma vitória notável no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983. Com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana, a Lancia continua a ser a marca mais bem-sucedida de todos os tempos nos ralis. E não é por acaso que o Lancia Rally 037 é um dos nove carros que inspiraram o design dos nossos futuros modelos”.
O filme Race for Glory estreia no início do próximo ano de 2024. Até lá aqui fica o trailer oficial:
Notícias
BMW já revelou o novo i3, o primeiro Série 3 elétrico
O novo BMW Série 3 já vai na oitava geração e esta é a primeira que conta com uma proposta totalmente elétrica, o BMW i3. Trata-se de uma forte aposta do construtor bávaro que assim também marca uma posição ao “eletrificar” o Série 3, modelo que há mais de cinquenta anos é um dos maiores responsáveis pelo sucesso da marca alemã.
Este novo BMW Série 3 100% elétrico dará pelo nome de BMW i3, nada tendo a ver com o “antigo” i3 e assumindo-se como o segundo modelo da nova era da BMW a Neue Klasse que já começou com o BMW iX3. Como seria de esperar este BMW i3 partilha muitos elementos com o o seu “irmão” SUV. A plataforma é a mesma, o sistema elétrico de 800 V é o mesmo e até as baterias são as mesmas. Tal como aconteceu com o iX3, a versão i3 50 xDrive com tração integral também será a primeira a ser comercializada, sendo de esperar futuras opções com menos potência, tração traseira e também as mais potentes com a assinatura “M”.
Este novo BMW i3 conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, que em conjunto lhe dão uma potência máxima de 469 cv e um binário de 645 Nm. Alimentado pela bateria de 108 kWh o i3 tem uma autonomia de 900 quilómetros e a sua arquitetura elétrica de 800 V permite-lhe recuperar 400 quilómetros de autonomia em 10 minutos de carregamento.
Fabricado na unidade de Munique, a casa-mãe do Série 3, este i3 deverá entrar em produção no próximo mês de agosto e o seu lançamento no mercado deverá ocorrer mais perto do final do ano. Para já, a marca ainda não avançou com estimativas de preço para este novo BMW i3.






Notícias
BMW M3 Touring 24H, um sonho tornado realidade
A BMW revelou a BMW M3 Touring 24H, um “sonho tornado realidade” que nasceu do desejo dos fãs da marca de verem uma BMW M3 Touring de competição. A BMW fez-lhes a vontade!
A história desta BMW M3 Touring 24H começa quase há um ano atrás, no dia 1 de abril de 2025, quando a BMW Motorsport publicou a imagem daquilo que seria uma BMW M3 Touring de competição. Os aficionados e seguidores da marca de imediato mostraram o seu agrado e entusiasmo, mas… era dia 1 de abril, o dia das mentiras e aquela publicação havia sido apenas uma forma de participar nesse dia dos enganos. Contudo, a marca bávara não deixou de perceber a reação dos seus fãs e começou a desenvolver aquilo que agora é real: a BMW M3 Touring 24H.
Tendo como base o BMW M4 GT3 EVO que já corre nas competições de resistência, a BMW desenvolveu em oito meses a M3 Touring 24H que conta com o motor biturbo de seis cilindros em linha com 3.0 litros de cilindrada e 590 cv de potência. O grande desafio foi conseguir a melhor eficácia aerodinâmica num modelo com uma carroçaria Touring. O resultado foi a criação de novos apoios para a asa traseira colocando-a mais atrás na carroçaria e não tão alta como no M4 GT3 EVO.
Esta BMW M3 Touring 24H vai estrear-se este fim de semana numa prova de resistência em Nürburgring com os pilotos Connor De Phillippi, Neil Verhage, Jens Klingmann e Ugo de Wilde, mas o grande objetivo são as próximas 24 Horas de Nürburgring onde correrá na categoria SPX. De realçar a decoração que foi adotada onde a BMW afirma de forma clara que “vocês sonharam e nós construímos” (you dreamed it, we built it), mas o dado curioso é a adoção de vários comentários que os fãs da marca colocaram na publicação do passado dia 1 de abril.
Aqui fica o vídeo desta BMW M3 Touring 24H:
-
Notícias2 semanas agoChama-se Striker e será a nova aposta da Dacia
-
Notícias2 semanas agoCrise no Médio Oriente pode trazer a Fórmula 1 para Portugal
-
Legislação2 semanas agoRespeitar a faixa de BUS
-
Notícias1 semana agoNovo Suzuki e Vitara a partir de 32.639€
-
Notícias1 semana agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Comerciais2 semanas agoPrimeiro camião elétrico dos CTT é um eCanter
-
Notícias Motos2 semanas agoFlying Flea C6 quase no mercado
-
Comerciais4 dias agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano



