Comerciais
Scania Super foi o melhor no teste European Truck Challenge

Um trator Scania 420 R equipado com o grupo motopropulsor Super, introduzido em 2021, obteve uma vitória decisiva na parte relativa ao consumo de combustível de um famoso teste comparativo alemão para camiões de longo curso, o European Truck Challenge. O delta em relação ao segundo classificado no consumo médio de gasóleo do teste foi de 4,9%, uma margem muito substancial no que diz respeito a este nível de testes comparativos.
Este ano, o teste comparativo ETC centrou-se em tratores de longo curso com o máximo de 450 CV e binário de 2.200 e 2.400 Nm. Todos os principais construtores europeus foram convidados a participar no teste alemão que foi realizado nas estradas a sul de Hanôver no final de maio. Mas no final, foram três marcas que colocaram os seus camiões na linha de partida: Scania, DAF e Mercedes. A Scania optou por apresentar um trator de longo curso 420 R com uma cabina-cama. Apesar de ter a menor potência no terreno, o Scania ostentava o binário mais elevado com os seus 2.300 Nm. O peso bruto médio do reboque das combinações de camião e reboque do teste foi de 33,6 toneladas.
“O Truck and Trailer Welt organiza o European Truck Challenge em estradas públicas e utiliza uma combinação de diferentes características de estrada”, explicou Modro. “O seu teste reproduz o que os clientes de camiões enfrentam diariamente; a única diferença é que perturbações como engarrafamentos de trânsito são excluídas dos resultados finais por uma questão de comparabilidade. O que este nível de poupança de combustível significa para os transportadores que lutam contra o aumento dos custos de combustível e o aumento das taxas de juro é óbvio: para um camião de longo curso que percorre 150 000 km por ano, a poupança de custos de combustível em comparação com o segundo melhor camião situa-se no intervalo de 3 000 euros.”
O prémio para o camião mais eficiente em termos de combustível foi atribuído à Scania pela Truck and Trailer Welt numa cerimónia de entrega de prémios realizada em conjunto com a grande feira NUFAM em Karlsruhe, Alemanha. O fabricante holandês de camiões DAF recebeu o prémio “Drivers’ Choice” pelo seu camião XF 450.
Comerciais
Stellantis Pro One e Qinomic apostam na conversão elétrica de furgões

A Qinomic anunciou o lançamento do seu sistema de retrofit elétrico para veículos comerciais ligeiros (LCV) e a Stellantis Pro One confirmou que continuará a colaborar ativamente nesta iniciativa.
O objetivo é claro: oferecer uma alternativa sustentável à compra de veículos novos, facilitando a conversão de modelos a diesel para mobilidade elétrica.Este projeto, que teve início há cerca de dois anos e meio, foi desenvolvido em conjunto com a SUSTAINera, a unidade de economia circular da Stellantis.
Graças a esta colaboração, surge agora uma tecnologia que permitirá aos proprietários de LCVs com motor térmico converter os seus veículos em elétricos. Desta forma, obtêm-se importantes benefícios: redução dos custos operacionais, menor impacto ambiental e maior liberdade de mobilidade em zonas com restrições.Modelos disponíveis e colaboração técnica
.Numa primeira fase, esta solução estará disponível em França e será aplicada às carrinhas médias da Stellantis Pro One: Fiat Professional Scudo, Opel Vivaro, Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Neste modelo de colaboração «win-win», a Qinomic comprará diretamente à Stellantis mais de 200 componentes originais necessários para a conversão, principalmente relacionados com a bateria e o motor elétrico.
Por sua vez, a Stellantis recuperará as peças térmicas — como o motor, a caixa de velocidades, o depósito de combustível e o sistema de escape — para serem recondicionadas ou reutilizadas dentro do ecossistema da SUSTAINera, sempre em função do seu estado e quilometragem.Qualidade OEM e compromisso com a mobilidade elétrica.
Esta solução técnica garante qualidade OEM, além de cumprir todos os requisitos de segurança, durabilidade e homologação. Assim, facilita-se a transição para uma mobilidade sem emissões de CO₂, ao mesmo tempo que se prolonga a vida útil dos veículos já em circulação, uma vantagem fundamental para autónomos, empresas e frotas que procuram a sustentabilidade sem renovar toda a sua frota.
Com esta iniciativa, a Stellantis dá mais um passo na sua estratégia de descarbonização, reforçando o seu compromisso de oferecer soluções de mobilidade seguras, sustentáveis e acessíveis em conjunto com os seus parceiros tecnológicos.
Comerciais
Scania apresenta novo motor Super 11

Com uma pegada compacta, até 7% de poupança de combustível e a inteligência de engenharia caraterística da Scania, o novo motor Super 11 litros expande o portefólio de grupos motopropulsores Super para satisfazer as necessidades de aplicações sensíveis ao peso e eficientes em termos energéticos.

A última inovação da Scania, o motor Super 11, traz um novo nível de desempenho e flexibilidade ao segmento de 11 litros. Posicionado entre as plataformas de motores estabelecidas de 9 e 13 litros, o Super 11 oferece uma eficiência de combustível até 7% superior à do atual motor de 9 litros da Scania e é 85 kg mais leve do que o motor Super 13. Isto permite aos operadores de transportes aumentar as suas cargas úteis em operações de peso crítico sem comprometer a potência, a eficiência do combustível ou a fiabilidade.

“Este motor abre novas perspetivas para um transporte do ponto de vista da eficiência energética e da rentabilidade É mais leve, compacto e flexível, mantendo a reconhecida força e fiabilidade da Scania. É uma escolha inteligente para os operadores que precisam de equilibrar desempenho, carga útil e sustentabilidade no seu trabalho diário”, afirma Ayyoob Zarmehri, Diretor de Produto, Vendas e Marketing de Camiões da Scania.
Disponível em três níveis de desempenho – 350 CV (1.800 Nm), 390 CV (2.000 Nm) e 430 CV (2.200 Nm) – o Super 11 cumpre as normas de emissões Euro 4, 5 e 6. Oferece desempenho numa vasta gama de aplicações de transporte, desde a logística urbana ao transporte regional.

O Super 11 também beneficia do facto de partilhar 85% dos seus componentes com o motor Super 13, já testado e comprovado, mantendo o ADN da engenharia da Scania, mas adaptado a um contexto operacional diferente.
Os intervalos de manutenção são até 30% mais longos do que os dos motores Scania de 9 litros quando se utiliza o óleo de motor LDF-5, o que ajuda os operadores a aumentar o tempo de atividade e a reduzir os custos globais de manutenção.
O Super 11 apresenta várias melhorias importantes resultantes de anos de testes de inovações técnicas. O novo motor está equipado com a tecnologia própria da Scania para a regulação variável das válvulas, permitindo uma gestão térmica do motor em tempo real e um melhor desempenho da combustão.
Isto é combinado com um novo software de motor e veios de equilíbrio para reduzir a vibração e um travão motor robusto, que oferece até 344 kW através do sistema de Travão de Válvula Variável (VVB) da Scania. Tudo isto traduz-se num motor que proporciona uma experiência de condução mais suave e mais confortável. O sistema de dosagem turbo patenteado da Scania também melhora a utilização de AdBlue e aumenta ainda mais a eficiência do motor.
As poupanças na eficiência do combustível e o peso mais leve já são argumentos convincentes para as credenciais de sustentabilidade do novo motor, mas um elemento adicional é o facto de o Super 11 ser compatível com HVO e FAME. Isto permite aos operadores reduzir a sua pegada de emissões sem investir em novas infraestruturas. Trata-se de uma solução que apoia tanto os objetivos operacionais como os objetivos de sustentabilidade a longo prazo.
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais5 dias ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Manutenção2 semanas ago
Como limpar o carro da sujidade feita pelas crianças
-
Comerciais2 semanas ago
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica
-
Notícias1 semana ago
O novo DS Nº8 da presidência francesa
-
Notícias2 semanas ago
Amazon apoia uma nova marca de elétricos, a Slate
-
Notícias2 semanas ago
O português Furia fez nova sessão de testes
-
Comerciais3 dias ago
Scania apresenta novo motor Super 11