A Mercedes-Benz Vans volta a dar mais um contributo com vista à descarbonização. Seguindo o exemplo da série de segmentos das vans médias e grandes, os modelos da vans compactas estarão em breve disponíveis para encomenda com opções totalmente elétricas.
Trata-se do eCitan que a marca vem agora disponibilizar com dois comprimentos à escolha: a versão compacta de 4498 mm e a versão de 4922 mm. A Tourer para transporte comercial de passageiros, estará disponível inicialmente apenas com uma versão “compacta”, ficando a comercialização da versão longa prevista para uma data posterior.
Dependendo do modelo, o alcance operacional é entre 280 e 284 quilómetros de acordo com WLTP (Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure). Esta autonomia, atende às necessidades dos clientes das comerciais pequenas que usam frequentemente os modelos como veículos de entrega e transporte em áreas urbanas.
Nas estações de carregamento rápido, a bateria de 45 kWh é carregada de 10 a 80% SoC (estado de carga) em 38 minutos com o carregador DC de 80 kW instalado. A capacidade de carga e a carga útil são comparáveis às dos modelos Citan de propulsão convencional. Para a van compacta, são 2,9 metros cúbicos e até 544 Kg, para o modelo longo, 3,7 metros cúbicos e até 722 Kg.
A Mercedes-Benz Vans lançou o novo Citan em setembro de 2021 e tornou-se desde logo popular entre os clientes. Agora é tempo para a nova versão totalmente elétrica, o eCitan, que mantém todas as vantagens da versão equipada com motor convencional, onde se destacam as dimensões exteriores compactas e capacidade de carga, indicadas para a uma utilização na distribuição urbana, serviços e operações de transporte.
A Amazon anunciou a sua maior encomenda até à data de veículos elétricos pesados, que irá acrescentar mais de 200 novos camiões eActros 600 da Mercedes-Benz Trucks à rede de transportes da multinacional até ao final deste ano.
A empresa declarou que esta encomenda faz parte do “The Climate Pledge” da Amazon, que consiste em atingir zero emissões líquidas de carbono até 2040, dez anos antes do Acordo de Paris. Para a sua rede de transportes, isto inclui o aumento da eficiência das rotas, a expansão do número de veículos de emissões zero e de combustíveis alternativos e a colaboração com a indústria e os governos para acelerar a implantação de infraestruturas de carregamento.
Os novos camiões elétricos serão utilizados em rotas de médio curso da Amazon no Reino Unido e na Alemanha, transportando reboques de e para os centros de logística, centros de triagem e estações de logística da Amazon. Em conjunto, estima-se que estes novos camiões de emissões zero transportarão mais de 350 milhões de encomendas por ano, quando estiverem operacionais.
Para apoiar o seu desenvolvimento, a Amazon afirmou que irá instalar pontos de carregamento elétrico de 360 quilowatts em locais estratégicos, capazes de carregar a bateria de camiões de 40 toneladas de 20% a 80% em pouco mais de uma hora; e irá trabalhar com todas as partes interessadas para apoiar a instalação de mais pontos de carregamento externos em locais adequados para permitir viagens de longa distância.
A Volkswagen Veículos Comerciais apresenta o novo Caddy eHybrid, uma solução única no mercado que permite combinar a autonomia elétrica com as vantagens de um motor de combustão. Já disponível em Portugal, o modelo destaca-se pelo seu preço competitivo, começando nos 24.900 euros + IVA para a versão Life de 5 lugares.
Com uma autonomia elétrica combinada entre os 113-122 km, ideal para deslocações diárias, e o apoio de um motor a combustão para viagens mais longas, o Caddy eHybrid é uma solução mais polivalente do que um convencional veículo elétrico com cerca de 300 km de autonomia.
Com opção de 5 lugares, na versão de distância entre eixos normal, e 7 lugares na versão Maxi, este Caddy é ideal tanto para famílias numerosas como para profissionais que necessitam de maior espaço e funcionalidade. Além disso, o modelo anuncia consumos bastante baixos: 0,4-0,5 l/100 km, em modo híbrido, e 18,3-19,4 kWh/100 km no modo elétrico, com emissões de CO₂ reduzidas a 10-12 g/km.
O carregamento da bateria é igualmente prático e flexível: em carregadores rápidos de corrente contínua (CC) com potência até 40 kW, é possível “encher” de 10% a 80% em apenas 26 minutos. Para carregamentos em corrente alternada (CA) com potência até 11 kW, a bateria pode ser totalmente carregada de 0% a 100% em apenas 2h30, garantindo conveniência e eficiência para diferentes necessidades.
O Caddy eHybrid inclui sistemas avançados como o Front Assist (sistema travagem de emergência autónoma, com aviso de colisão frontal e monitorização de veículos e peões) e Lane Assist (sistema de aviso de saída e manutenção de faixa de rodagem), um painel de instrumentos digital (Cockpit Digital Pro) e a integração com smartphone via App-Connect (Google Android Auto/Apple Carplay). Adicionalmente, o ar condicionado automático bi-zona (Air Care Climatronic) e o sistema Keyless Start garantem conforto e praticidade para o dia a dia.