Comerciais
Scania apresenta novas caixas de velocidades para veículos pesados
Published
1 mês anteson
By
Motor Guia
A gama G25CM e G33CM de caixa de velocidades da Scania conta agora com dois novos membros, com um “H” (de “Heavy” – Pesado) nas suas designações. G25CH e G33CH partilham todas as virtudes e propriedades com as restantes caixas da marca.

Mas, ao adicionar uma engrenagem planetária mais robusta, a Scania está agora a disponibilizar mais robustez, mudanças de velocidade suaves e eficiência de combustível.
As combinações de camiões pesados com pesos brutos elevados utilizam normalmente eixos do bogie traseiro 6×4 com relações “curtas” (3,5:1 e superior; por vezes muito superior). Em condições de relevo acidentado ou com alta resistência ao rolamento, tal coloca uma grande pressão no eixo de saída da caixa de velocidades. A relação curta do eixo traseiro, normalmente em combinação com eixos com redução dos cubos, é benéfica para a tomada de potência e o arranque do veículo, principalmente em condições difíceis, mas também eleva as rotações do motor a velocidade de cruzeiro.
A nova gama de caixas de velocidades permite economizar combustível graças ao seu atrito interno reduzido e ao facto de ter apenas dois sincronizadores, uma vez que utiliza atuadores pneumáticos e eixos de travagem (três no total). Ao trabalhar com um sistema inteligente de gestão do motor, integrada com a cadeia cinemática Super, a nova gama desempenha um papel fundamental para uma mudança de velocidade rápida e precisa.
Também pode gostar
Comerciais
Mercedes-Benz anuncia inovadora arquitetura para novos furgões
Published
1 dia anteson
09/06/2023
A partir de 2026, todos os novos furgões desenvolvidos pela Mercedes-Benz vão ter por base uma única arquitetura inovadora, modular e escalável que dá pelo nome de VAN.EA, abreviatura Arquitetura Elétrica para furgões.

De acordo com a estratégia “Only Electric”, a VAN.EA foi desenvolvida desde o zero como um veículo elétrico a bateria (BEV) especificamente desenhado. Vão ser desenvolvidos furgões de trabalho e de luxo baseados nesta VAN.ES para satisfazer necessidades individuais.
Todos os novos furgões médios e grande, sejam comerciais ou de passageiros, vão ser produzidas sobre esta plataforma VAN.EA. Se numa utilização de trabalho ou ainda como um versátil todo-o-terreno premium ou ainda como uma luxuosa navette privada, os veículos com base na VAN.EA pretendem ser um valor acrescentado para os clientes e para as suas necessidades individuais.

A VAN.EA centra-se na eficiência e no rendimento em todos os aspetos do veículo, incluindo a aerodinâmica, a transmissão, os pneus e o chassis. O objetivo é alcançar uma autonomia elevada com uma ótima capacidade da bateria, que está diretamente relacionada com o peso e os custos do veículo.
VAN.EA-P – luxo e conforto para transfers privados
VAN.EA-P diz respeito aos furgões posicionados no segmento de luxo para uma utilização provada. Este tipo de veículos oferece um novo nível de luxo e adaptam-se às necessidades dos clientes orientados para um determinado estilo de vida, como veículos VIP, escritórios móveis livre de emissões ou famílias ativas em busca de aventuras. Com uma autonomia para mais de 500 km, serão perfeitas para várias atividades, até mesmo para fora das cidades.

VAN.EA-C: qualidade premium para furgões de mercadorias
VAN.EA-C representa os furgões de trabalho de qualidade premium nos segmento de tamanho médio e grande. Estes furgões oferecem uma base ideal para clientes que valorizam a funcionalidade, o alcance, a capacidade de carga e o espaço de carga. Graças ao seu design modular, a arquitetura foi desenhada para se adaptar a diferentes configurações e soluções de personalização, desde veículos de entregas até ambulâncias, furgões para comércio eletrónico, veículos municipais, plataformas elevatórias ou veículos recreativos.

O novo Mercedes-Benz eCitan já está disponível em Portugal nas versões Standard e Longo e os preços já se sabem. Além do furgão também está em comercialização da variante de passageiros, mas apenas na versão Standard. As primeiras unidades vão chegar aos clientes já no verão.

Está equipado com um motor elétrico de 90 kW (122 CV), uma caixa de uma relação e uma bateria de iões de lítio com 45 kW de capacidade, que permite percorrer, dependendo da versão, entre 280 km a 284 km em ciclo WLTP. O consumo médio de energia anunciado é de aproximadamente 19 kWh/100 km.
O Mercedes-Benz eCitan pode recuperar entre 10% e 80% do nível de carga da bateria num posto de corrente contínua de 80 kW em cerca de 38 minutos. O furgão elétrico compacto da marca alemã também pode ser carregado em corrente alterna, estando equipado, de série, com um carregador de bordo de 11 kW e, em opção, de 22 kW.

Como a bateria está instalada por baixo do piso do compartimento de carga à frente do eixo traseiro, isto significa que o volume útil é idêntico ao Citan de combustão, de 2,9 m3 na versão curta e 3,7 m3 na longa. A capacidade de carga é de 544 kg e de 722 kg, respetivamente.
Os novos eCitan Furgão e Tourer estão são propostos nas linhas de equipamentos Base e Pro. Esta última recebeu algumas atualizações visuais e oferece ainda mais funcionalidades. Por exemplo, os puxadores das portas e a tampa do trilho da porta deslizante são pintados na cor da carroçaria. O interior e o compartimento de carga têm iluminação LED.

O equipamento de série do Mercedes-Benz eCitan Pro inclui iluminação LED no habitáculo e compartimento de carga, sistema de áudio Mercedes-Benz, banco do condutor com regulação em altura, ar condicionado, vidros dianteiros elétricos com função de conforto e revestimento plástico no compartimento de carga.
Em termos de preços, o eCitan Furgão Base é proposto a partir de 35.030 euros na versão Standard e 36.470 euros no Longo. O eCitan Tourer Standard Base tem um preço indicativo de 37.630 euros e o Longo de 39.130 euros. Estes valores não incluem IVA.

Novo simulador da ERSE ajuda nas contas dos carregamentos elétricos

O Citroën C5 Aircross tem nova tecnologia híbrida

Fiat Topolino está de regresso em modo elétrico

Nasceu o Clube Scania

Mazda MX-5 (2005-2015)

Grupo Jaguar Land Rover tem um novo nome

DAF LF Electric entregue para o jubileu do Museu Van Gogh

O último teaser de Velocidade Furiosa X

Depois da roda o Homem inventou… a roda quadrada

Goodwood no seu melhor

Dodge despede-se da combustão pura com um “demónio”

Um Ioniq 6 de chocolate

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Como evitar um golpe de calor

Porsche 911 Carrera RS dá corpo a um Transformer

Mercedes-Benz anuncia inovadora arquitetura para novos furgões

Autoeuropa vai produzir novo híbrido da Volkswagen

Mercedes-Benz eCitan já tem preços para Portugal

Grupo Jaguar Land Rover tem um novo nome

DAF LF Electric entregue para o jubileu do Museu Van Gogh
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por WestvicBoa noite a todos. Estou a pensar seriamente comprar um 330D e92 de 2007 ainda com o IUC antigo. Gosto bastante do aspeto do carro e da...
- por Mat1977Esta ocorrência conforme o auto de transgressão com coima de 250,00€ (exibido no vídeo), tem o carro que ir a uma inspeção B que vai custar...
- por PeLevePor reporte ao tema e artigo infra, o que é que acham desta questão? Fonte...
- por Mrodrigues
Em aceleração
- Manutenção2 semanas antes
Como eliminar a humidade do interior do seu carro
- Notícias5 dias antes
Novo simulador da ERSE ajuda nas contas dos carregamentos elétricos
- Notícias2 semanas antes
Aston Martin DB12, o “Super Tourer”
- Notícias1 semana antes
O Ferrari Enzo de Fernando Alonso vai a leilão
- Comerciais2 semanas antes
IVECO lança icónico Daily Bus em versão elétrica
- Notícias1 semana antes
O Citroën C5 Aircross tem nova tecnologia híbrida
- Notícias1 semana antes
Fiat Topolino está de regresso em modo elétrico
- Comerciais1 semana antes
Volvo Trucks recebe pedido recorde de mil camiões elétricos