Comerciais
Camião elétrico percorreu 3000 km com 20 toneladas e… foi duro
O operador helvético Krummen Kerzers reivindicou ter batido um novo recorde com camiões elétricos, tendo percorrido 3000 quilómetros numa viagem de ida e volta entre a Zurique, na Suíça, e Valência, no sul de Espanha.
Boris Jost, proprietário e diretor executivo da Casa del Mas – uma cadeia de lojas suíça especializada na venda de citrinos, e Peter Krummen, vice-diretor da transportadora Krummens Kerzers manifestaram o seu agrado por esta epopeia elétrica.
A Casa del Mas tem vindo a importar citrinos produzidos em plantações sustentáveis há vários anos, sendo o transporte assegurado pela Krummen Kerzers. “Além da produção orgânica da nossa fruta, o transporte sustentável para a Suíça também é importante para nós. Por isso estamos particularmente satisfeitos que o teste com o camião elétrico tenha sido um sucesso”, afirma Boris Jost.

Apesar do projeto-piloto ter demonstrado que um camião elétrico pode efetuar um transporte de longo curso à semelhança de um camião Diesel, a viagem também revelou que mesmo com um planeamento cuidadoso, o carregamento continua a ser um desafio devido a uma infraestrutura exígua.
Quando a empresa começou a delinear a rota para Espanha, tornou-se evidente que a viagem entre Kerzers, na Suíça, e Barcelona era viável, mas os últimos 450 quilómetros até Canals eram mais complicados porque existem apenas alguns pontos de carregamento ao longo da rota e estes são de difícil acesso para um camião.
Ao fazer o balanço, a Krummen aponta alguns factos menos positivos: a viagem a Espanha demorou mais um dia do que com um camião diesel, o custo de energia foi superior ao esperado e as janelas de carga e descarga mais apertadas.
Todavia, com o aumento da infraestrutura de carregamento nas autoestradas europeias e os avanços na tecnologia das baterias, os camiões elétricos também irão desempenhar um papel importante no transporte de longo curso. Pelo menos essa é a expectativa da Krummen Kerzers.
“Recorde ou não, o que foi decisivo para nós é que esta viagem deu-nos um importante contributo acerca da utilização de camiões elétricos no transporte internacional de longo curso e poupamos quase três toneladas de emissões de dióxido de carbono”, sublinha Peter Krummen.

Comerciais
Volvo apresenta novos camiões elétricos com até 700 km de autonomia
A Volvo Trucks continua a avançar na eletrificação do transporte pesado com a apresentação de uma nova geração de camiões elétricos. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos com maior autonomia, melhor desempenho e maior flexibilidade operacional, entre os quais se destaca o Volvo FH Aero Electric, capaz de atingir até 700 km de autonomia com uma única carga.
Com esta nova gama, a Volvo reforça a sua posição como um dos líderes mundiais em camiões elétricos de grande tonelagem e amplia a sua oferta para cobrir um maior número de aplicações de transporte.
A principal novidade é o Volvo FH Aero Electric com autonomia alargada, concebido para o transporte de longa distância. Este modelo pode percorrer até 700 km com uma única carga, o que representa um avanço importante para o setor do transporte pesado elétrico.
Esta maior autonomia é possível graças a uma nova tecnologia de linha motriz baseada num eixo elétrico, que permite libertar espaço para instalar mais capacidade de baterias
O camião também é compatível com o novo sistema de carregamento de megawatts (MCS). Graças a esta tecnologia, a recarga das oito baterias do veículo de 20 % a 80 % pode ser realizada em aproximadamente 50 minutos, um tempo que se enquadra nos períodos de descanso obrigatórios dos condutores na União Europeia.

“Este camião elétrico de longo curso oferece uma autonomia excecional combinada com uma grande capacidade de carga, carregamento rápido e um excelente conforto de condução. Com ele, os nossos clientes podem percorrer longas distâncias ao longo de todo o dia de trabalho com uma produtividade comparável à dos camiões a diesel», explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Além do novo modelo de longo curso, a Volvo também atualizou os seus camiões elétricos FH, FM e FMX, que agora incorporam uma linha motriz completamente nova. Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais. Isto é possível graças a uma tomada de força (PTO) integrada na caixa de velocidades, que permite utilizar estes sistemas mesmo enquanto o camião está em movimento.
Os novos camiões elétricos FH, FM e FMX Electric oferecem uma autonomia de até 470 km e podem ser carregados de 20 % a 80 % em cerca de 65 minutos.
Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais
Todos os novos camiões elétricos da Volvo incorporam motores duplos e uma caixa de velocidades otimizada para transmissões elétricas, o que permite um funcionamento mais suave e eficiente.
Os modelos FH, FM e FMX Electric estão equipados com uma caixa Powershift de oito velocidades, enquanto o FH Aero Electric utiliza uma transmissão de seis velocidades. Este sistema melhora a suavidade nas mudanças de marcha e reduz o ruído e as vibrações, o que contribui para uma condução mais confortável para o condutor.
A Volvo Trucks confirmou que os novos camiões elétricos serão introduzidos progressivamente nos mercados a partir de 2026.
A empresa considera que os veículos elétricos terão um papel fundamental no futuro do transporte pesado. «Acreditamos firmemente que os veículos elétricos representarão uma grande parte do transporte rodoviário mundial no futuro. Com o desempenho dos nossos novos modelos, é fácil perceber porquê», conclui Roger Alm.
Comerciais
O primeiro Leapmotor Van é elétrico e ideal para a cidade
A Leapmotor reforça a sua aposta na mobilidade elétrica com o lançamento do novo T03 VCL, um veículo comercial ligeiro 100% elétrico desenvolvido para responder às crescentes necessidades da logística urbana.
Com este modelo, a marca pretende expandir a sua presença para além dos clientes particulares, direcionando-se agora a empresas, operadores de entregas e serviços urbanos que procuram soluções eficientes, económicas e com emissões zero. O crescimento das zonas de baixas emissões e das entregas de última milha impulsiona esta estratégia.

Baseado no modelo de passageiros T03, o T03 VCL foi adaptado para uso profissional, mantendo dimensões compactas (3.620 mm de comprimento) e oferecendo uma área de carga de 657 litros, com capacidade útil até 220 kg, ideal para ambientes urbanos exigentes.
Está equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 158 Nm de binário, proporcionando uma autonomia até 256 km (WLTP), adequada para operações diárias. A bateria de 37,3 kWh permite carregamento rápido de 30% a 80% em cerca de 36 minutos.

Apesar da vocação comercial, o modelo inclui um bom nível de tecnologia e conforto, com painel digital de 8”, ecrã tátil de 10,1”, conectividade 4G, navegação online, controlo por voz e atualizações remotas. Através da app da marca, é possível gerir várias funções do veículo à distância.
Em termos de segurança, o T03 VCL integra diversos sistemas de assistência à condução, como travagem autónoma de emergência, controlo de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem e deteção de ângulo morto, além de vários airbags e câmara traseira.
O modelo será produzido na fábrica de Mirafiori, em Turim, com encomendas previstas para abril em alguns países da União Europeia. A chegada aos concessionários está marcada para o verão, com um preço inicial de 15.435 € (+ IVA).
Com este lançamento, a Leapmotor reforça o seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade elétrica, oferecendo uma solução prática, acessível e adaptada às novas exigências do transporte urbano.

-
Notícias2 semanas agoPáscoa negra nas estradas portuguesas
-
Notícias2 semanas agoOs preços do novo Nissan Micra
-
Notícias1 semana agoCupra já revelou o novo Raval
-
Comerciais2 semanas agoGrupo Paulo Duarte acelera IA com SAP
-
Comerciais1 semana agoGrupo Adarsa toma conta da distribuição da Mercedes-Benz Vans em Portugal
-
Notícias1 semana agoSanta Cruz recebe clássicos
-
Curiosidades2 semanas agoÁrvore parte Porsche ao meio, literalmente
-
Notícias6 dias agoNissan mostra um pouco do futuro Skyline
