Comerciais
Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota
Estes são os primeiros 15 camiões elétricos que chegam a Espanha e serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia.

A eletromobilidade na logística e o transporte de mercadorias por estrada inicia uma nova era com a chegada dos primeiros tratores elétricos a Espanha. Com a adição de 15 unidades de tratores Volvo FH Electric, o Grupo Primafrio responde aos desafios ambientais e tecnológicos e às exigências do mercado de hoje com estes camiões 100% elétricos.
Concretamente, estes são os primeiros 15 tratores elétricos que chegam a Espanha que serão utilizados para recolher produtos hortícolas a temperatura controlada na região de Múrcia, que mais tarde será distribuído nos supermercados EDEKA, a principal cadeia de retalho alimentar da Alemanha. Estes veículos foram adquiridos no âmbito da linha de ajuda convocada pelo Governo da Região de Múrcia, a partir dos fundos da Próxima Geração, para a revolução verde do sector dos transportes.
É um projeto comum onde todas as partes envolvidas demonstraram o seu firme empenho em tecnologia inovadora, gestão sustentável e responsável, bem como o compromisso de uma condução eficiente com o objetivo de descarbonizar as rotas.

Por um lado, a cooperação do governo de Múrcia para promover a aquisição deste tipo de veículo, por outro, a confiança da Primafrio na Volvo, juntamente com o compromisso da EDEKA, têm sido fundamentais para tornar este projeto de eletromobilidade uma realidade.
Da mesma forma, o ato de entrega dos novos veículos contou com a participação de José Ramón Díez de Revenga, Ministro do Desenvolvimento e Infraestruturas do Governo da Região de Múrcia, e Marina Munuera, diretora-geral da Mobilidade e Costa. Os novos camiões Volvo FH Electric serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia, conhecida como Jardim da Europa, para serem transportados para as instalações da Primafrio para a sua groupage e exportação para a Alemanha. Os transportes regionais em Múrcia serão 100% elétricos graças a estes camiões, o que contribuirá para uma redução das emissões de C02 na cadeia logística. Assim, esta incorporação favorece também o bem-estar e a segurança dos seus condutores, além de poluir menos, ser mais silencioso, melhorar as suas condições de trabalho
A sede do Grupo Primafrio, localizada em Alhama de Múrcia, conta já com a infraestrutura de carregamento necessária para a integração de novos vetores energéticos, como veículos pesados de longa e curta distância 100% eletrificados, e conta com 10 supercarregadores (carregamento rápido) fornecidos pela empresa líder Power Electronics, para a colocação em funcionamento destes veículos. Tudo isto tem sido possível graças à colaboração e ao impulso que tem recebido do seu cliente EDEKA com quem partilha o compromisso com um modelo logístico que garanta a qualidade de todos os produtos segundo os padrões mais exigentes e priorize os cuidados e proteção ambiental, chaves para tornar a implementação deste projeto uma realidade.
A introdução destes 15 tratores elétricos Volvo FH são as primeiras unidades a chegar a Espanha e em breve começarão a rolar. Foram incorporados como uma solução completa da Volvo, com um contrato de manutenção e reparação associado, gestão de frotas, através de uma solução completa da Volvo Financial Services especial para a transformação da eletromobilidade. Esta entrega marca um marco para a logística e o transporte de mercadorias pesadas no país vizinho e representa um avanço pioneiro para a descarbonização dos transportes.
O modelo Volvo FH Electric, pioneiro na indústria de transportes de longa distância, alcança uma autonomia de até 300 quilómetros, destacando a sua potente e suave linha de condução.
Têm 3 motores elétricos que são combinados com a caixa de velocidades Volvo I-Shift, e oferecem três potências diferentes: contínua ao eixo de 315kw (430 CV), pico até ao eixo de 490 kW (666HP) e binário instantâneo de até 2.400 Nm. Além disso, estão equipados com baterias de última geração, com um armazenamento total de energia de 540kWh.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
