Comerciais
Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota
Published
4 dias anteson
By
Motor Guia
Estes são os primeiros 15 camiões elétricos que chegam a Espanha e serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia.

A eletromobilidade na logística e o transporte de mercadorias por estrada inicia uma nova era com a chegada dos primeiros tratores elétricos a Espanha. Com a adição de 15 unidades de tratores Volvo FH Electric, o Grupo Primafrio responde aos desafios ambientais e tecnológicos e às exigências do mercado de hoje com estes camiões 100% elétricos.
Concretamente, estes são os primeiros 15 tratores elétricos que chegam a Espanha que serão utilizados para recolher produtos hortícolas a temperatura controlada na região de Múrcia, que mais tarde será distribuído nos supermercados EDEKA, a principal cadeia de retalho alimentar da Alemanha. Estes veículos foram adquiridos no âmbito da linha de ajuda convocada pelo Governo da Região de Múrcia, a partir dos fundos da Próxima Geração, para a revolução verde do sector dos transportes.
É um projeto comum onde todas as partes envolvidas demonstraram o seu firme empenho em tecnologia inovadora, gestão sustentável e responsável, bem como o compromisso de uma condução eficiente com o objetivo de descarbonizar as rotas.

Por um lado, a cooperação do governo de Múrcia para promover a aquisição deste tipo de veículo, por outro, a confiança da Primafrio na Volvo, juntamente com o compromisso da EDEKA, têm sido fundamentais para tornar este projeto de eletromobilidade uma realidade.
Da mesma forma, o ato de entrega dos novos veículos contou com a participação de José Ramón Díez de Revenga, Ministro do Desenvolvimento e Infraestruturas do Governo da Região de Múrcia, e Marina Munuera, diretora-geral da Mobilidade e Costa. Os novos camiões Volvo FH Electric serão responsáveis pela recolha de frutas e produtos hortícolas nas áreas de produção da região de Múrcia, conhecida como Jardim da Europa, para serem transportados para as instalações da Primafrio para a sua groupage e exportação para a Alemanha. Os transportes regionais em Múrcia serão 100% elétricos graças a estes camiões, o que contribuirá para uma redução das emissões de C02 na cadeia logística. Assim, esta incorporação favorece também o bem-estar e a segurança dos seus condutores, além de poluir menos, ser mais silencioso, melhorar as suas condições de trabalho
A sede do Grupo Primafrio, localizada em Alhama de Múrcia, conta já com a infraestrutura de carregamento necessária para a integração de novos vetores energéticos, como veículos pesados de longa e curta distância 100% eletrificados, e conta com 10 supercarregadores (carregamento rápido) fornecidos pela empresa líder Power Electronics, para a colocação em funcionamento destes veículos. Tudo isto tem sido possível graças à colaboração e ao impulso que tem recebido do seu cliente EDEKA com quem partilha o compromisso com um modelo logístico que garanta a qualidade de todos os produtos segundo os padrões mais exigentes e priorize os cuidados e proteção ambiental, chaves para tornar a implementação deste projeto uma realidade.
A introdução destes 15 tratores elétricos Volvo FH são as primeiras unidades a chegar a Espanha e em breve começarão a rolar. Foram incorporados como uma solução completa da Volvo, com um contrato de manutenção e reparação associado, gestão de frotas, através de uma solução completa da Volvo Financial Services especial para a transformação da eletromobilidade. Esta entrega marca um marco para a logística e o transporte de mercadorias pesadas no país vizinho e representa um avanço pioneiro para a descarbonização dos transportes.
O modelo Volvo FH Electric, pioneiro na indústria de transportes de longa distância, alcança uma autonomia de até 300 quilómetros, destacando a sua potente e suave linha de condução.
Têm 3 motores elétricos que são combinados com a caixa de velocidades Volvo I-Shift, e oferecem três potências diferentes: contínua ao eixo de 315kw (430 CV), pico até ao eixo de 490 kW (666HP) e binário instantâneo de até 2.400 Nm. Além disso, estão equipados com baterias de última geração, com um armazenamento total de energia de 540kWh.
Também pode gostar

A DAF está a expandir as suas instalações de produção com uma nova fábrica de montagem de camiões elétricos em Eindhoven, onde a produção das novas gerações DAF XD e XF Electric irá começar esta primavera.

Estes veículos totalmente elétricos proporcionam um alcance de até 500 quilómetros ”sem emissões”, o que representa um passo importante da DAF em busca de um transporte rodoviário ainda menos poluente.
A nova linha de montagem de camiões elétricos situa-se nas instalações da DAF Trucks em Eindhoven. A construção desta fábrica para camiões elétricos foi concluída em dezoito meses.
Os primeiros camiões DAF XD e XF Electric irão sair da linha de montagem esta primavera. A DAF espera que a produção suba para vários milhares de veículos por ano nos próximos anos, de acordo com a crescente procura por camiões totalmente elétricos.
A base de cada camião DAF elétrico da nova geração é o chamado planador, um chassis sem sistema de transmissão, mas com cabina. O planador é fabricado na principal linha de produção de camiões da DAF. Os tratores e rígidos 4×2 e 6×2 são então concluídos para camiões XD e XF Electric num processo de oito passos na linha de produção da montagem de camiões elétricos.
A nova fábrica inclui atualmente duas linhas de montagem. As baterias são montadas na linha de submontagem, enquanto todos os componentes de alta tensão, incluindo as baterias e o sistema de transmissão, são montados no chassis na linha de montagem principal. De seguida, são efetuadas verificações minuciosas nas estações finais para garantir que o camião está em perfeitas condições de funcionamento.
À semelhança de todos os veículos DAF, os XD e XF Electric são personalizados para se adequarem na perfeição às necessidades de cada cliente. É por isso que os sistemas de transmissão elétricos PACCAR são modulares. Para além da disponibilidade de dois motores PACCAR EX (com seis classificações de desempenho diferentes), as baterias também podem ser montadas em diferentes posições no chassis, dependendo dos requisitos do cliente. Isto garante máxima flexibilidade para os construtores de carroçarias.
Os DAF XD e XF Electric foram lançados na feira IAA em Hanover em setembro de 2022. Os sistemas de transmissão PACCAR totalmente elétricos fornecem potências entre 170 e 350 kW (210 a 480 CV). A DAF também proporciona uma seleção de baterias através de uma abordagem modular. A mais reduzida contém dois “módulos” que, em conjunto, possuem uma capacidade de 210 kWh e proporcionam uma autonomia de até 200 quilómetros. A maior possui 5 “modulos” com uma capacidade de 525 kWh e pode alcançar uma autonomia superior a 500 quilómetros. Os camiões elétricos estão totalmente preparados para um carregamento rápido e até as baterias de maior dimensão podem ser carregadas de 0% a 80% em pouco mais de 45 minutos.

A DAF está a introduzir um novo sistema de direção totalmente eletro-hidráulica (EHS) no trator 6×2 e em veículos rígidos com um eixo propulsor direcional com o objetivo de oferecer uma eficiência de combustível ainda melhor, cargas úteis mais elevadas e manobrabilidade melhorada.

O novo sistema está disponível para a gama completa de camiões DAF da nova geração: o XF, XG e XG⁺, bem como o XD.
O transporte de materiais agrícolas e de construção especialmente pesados beneficia bastante das vantagens de um eixo propulsor direcional: manobras com precisão em combinação com uma excelente facilidade de utilização em recintos com espaço limitado e uma carga útil ainda mais elevada. Isto também torna o eixo propulsor direcional numa excelente opção para a recolha de resíduos e o transporte de líquidos.
O novo sistema de direção eletro-hidráulica da DAF sucede à variante mecânica. Os dois braços da direção e o pendural da direção auxiliar são substituídos por uma bomba da direção controlada eletronicamente, o que resulta numa redução de peso de 30 quilogramas. Graças à fricção reduzida, o novo sistema EHS também tem ganho de eficiência de combustível de 0,3%.
Além disso, os componentes do novo sistema ocupam menos espaço no chassis, permitindo depósitos de combustível até 40% maiores na versão de trator. A capacidade de transporte de combustível de 900 litros no XD, XF, XG e XG⁺ permite reduzir ainda mais os custos operacionais ao reabastecer onde os preços de combustível são mais baixos.
O sistema de direção eletro-hidráulica recentemente desenvolvido, calcula continuamente o ângulo de direção ideal para o eixo propulsor direcional com base na velocidade e na distância entre eixos, garantindo uma direção bastante precisa. O círculo de viragem dos modelos de trator e chassis rígidos foi ainda mais reduzido, em 12%, resultando numa manobrabilidade ideal. A velocidades superiores a 45 km/h, o novo eixo propulsor direcional eletro-hidráulico bloqueia-se na posição de condução reta, garantindo a máxima estabilidade do veículo. A suspensão, guia e elevação totalmente redesenhadas do novo eixo propulsor direcional eletro-hidráulico aumentam o conforto do condutor

Como lidar com o gelo acumulado no para-brisas

Polestar cria showroom no Círculo Polar Ártico

Toyota Prius – Março 2023

E-Ray é o primeiro Corvette híbrido e com tração integral

Luís Simões já conta com 17 megacamiões na sua frota

DAF lança novo eixo propulsor direcional

Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota

O renascimento da Lancia em filme

Um Lamborghini a fazer rally?

Maserati fecha o ano com vídeo de retrospetiva

O vídeo de Natal da Lamborghini

Liberdade concentrada com o novo Jeep Avenger

10 minutos de loucura automóvel na Gymkhana 2022

BMW mostra os detalhes do XM

Renault revela teaser do novo monovolume Espace

BMW i4 tem nova proposta mais acessível

Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari

DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos

Lego Technics vai lançar a moto do Batman

Que tal uma cadeira gaming da Porsche?

Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por krushBoa noite a todos, tenho uma berlingo de 2001 e a luz de presença é a mesma do travão, mas quando carrego no travao não funciona. Troquei o...
- por SilverCoconutCaros foristas, Tenho um conhecido que está a vender o Opel Kadett dum familiar (acho que é do ano 1986, por aí) e gostava de saber a vossa...
- por MegaMasterBoas. Ando com um problema estranho há uns dias. Na roda do lado direito ao virar a direção na totalidade para a esquerda faz um barulho metálico...
- por PittboxerO que acham da mais recente intriga? O suposto palco, que irá custar 5 milhões de euros para a realização das jornadas da juventude, aos bolsos...
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
O renascimento da Lancia em filme
- Notícias1 semana antes
O Jeep Avenger venceu o troféu Carro do Ano 2023
- Comerciais2 semanas antes
ANTRAM e sindicatos assinam contrato coletivo do transporte de mercadorias
- Manutenção6 dias antes
Como lidar com o gelo acumulado no para-brisas
- Avaliações Usados2 semanas antes
Renault Koleos (2016-…)
- Notícias1 semana antes
Polestar cria showroom no Círculo Polar Ártico
- Motos2 semanas antes
Setúbal Custom Weekend 2023 já tem data
- Comerciais2 semanas antes
MAN SimplePay confia na LOGPAY para pagamentos sem dinheiro