Comerciais
DAF entrega primeiro LF Electric
Published
2 anos anteson
By
Motor GuiaA DAF Trucks iniciou a entrega dos seus camiões de distribuição LF Electric com “zero emissões” para utilização em áreas urbanas.
Enquanto o CF Electric é especialmente destinado ao abastecimento regional de supermercados e serviços de recolha de lixo, o LF Electric é mais adequado para tarefas de distribuição mais leves, graças às dimensões compactas. O LF Electric está disponível como um rígido de 19 toneladas (distância entre eixos de 5,30 ou 5,85 metros) com uma capacidade de carga útil de 11 700 kg.
O camião com “zero emissões” inclui um motor elétrico de 260 kW (capacidade máxima de 370 kW) alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) isenta de cobalto e magnésio de 282 kWh (capacidade efetiva de 252 kWh). Isto proporciona ao LF Electric uma autonomia de até 280 quilómetros, o que é mais do que suficiente para as estradas normalmente percorridas para a distribuição no centro da cidade.
Uma caraterística do DAF LF Electric é o sistema de carregamento combinado. Através de um carregamento lento (400 V CA, 22 kW, trifásico), a bateria pode ser carregada de 20% para 80% em 6,5 horas. Um carregamento completo (0% a 100%) demora 12 horas. Além disso, é possível efetuar um carregamento rápido (650 V CC, 150 kW). A bateria pode então ser carregada de 20% a 80% em apenas 60 minutos ou em 2 horas ao efetuar um carregamento completo a partir de 0%.
A aquisição do LF Electric tem duas finalidades para a Nabuurs, afirma Dolf Hubertus, gestor de frotas do fornecedor de serviços de logística. “A câmara municipal de Groninga pretende acelerar o processo de alcançar uma logística urbana livre de emissões. O DAF LF Electric cumpre esta expetativa. Ao mesmo tempo, enquanto empresa, pretendemos também ganhar experiência com camiões elétricos; de que forma irá isto afetar o nosso planeamento, por exemplo?”
O facto de o LF Electric poder ser carregado rápida e lentamente é uma importante vantagem para a Nabuurs, diz Hubertus. “Significa que não temos de investir imediatamente em dispendiosas instalações de carregamento CC. O veículo pode ser ligado a um carregador normal de 22 kWh no final do dia e estar pronto para ser utilizado na manhã seguinte.”
O primeiro camião LF Electric entregue será utilizado pela Nabuurs para abastecer os estabelecimentos hoteleiros em Groningen pela empresa de produção de cerveja AB InBev, que pretende reduzir as emissões de CO2 da sua cadeia de fornecimento utilizando o LF Electric. Ralf Kox, gerente de logística da AB InBev: “A nossa ambição é alcançar a neutralidade globalmente até 2040. A redução das emissões de CO2 é um importante fator no setor dos transportes. A Bud é atualmente fabricada com 100% de eletricidade renovável e está a ser fornecida de forma totalmente elétrica a estabelecimentos hoteleiros na cidade de Groninga.”
No sentido de aumentar a sua capacidade de prevenção ao combate de incêndios rurais, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas reforça a sua frota com 12 novas viaturas.
No âmbito de um procedimento financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foram adquiridas 12 viaturas, sendo as mesmas adquiridas em dois distintos lotes:
Lote 1 – Trator pesado com semirreboque porta-máquinas;
Lote 2 – Camião modular de chassi rígido com contentor-tanque.
As viaturas fornecidas ao Instituto Nacional de Conservação e Florestas (ICNF) obedecem a critérios tecnicamente muito exigentes, tendo em consideração as exigências que irão desempenhar na prevenção e combate aos incêndios rurais.
Estas viaturas foram especialmente projetadas para uma variedade de tarefas, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta e atender às múltiplas exigências do trabalho diário desta entidade.
Assim, no lote 1 – sete tratores pesados com semirreboque porta-máquinas, fornecidos com o modelo MAN TGS 18.520 4×2 BLS dotado de um leque de equipamentos enorme, no qual se destaca:
- Cabine com cama, que permitirá aos condutores das viaturas pernoitarem sempre que se encontrem deslocados, estando a mesma equipada com ar condicionado e aquecimento de parque e muitos outros equipamentos que lhes permitirá elevados níveis de conforto;
- As viaturas estão dotadas de sistemas adicionais de travagem, que proporcionam níveis elevados de segurança, além de diversos outros equipamentos.
Já para o Lote 2 – cinco camiões modulares de chassis rígido com contentor-tanque, o desafio foi extremamente ambicioso, pois neste caso, o chassis fornecido TGS 33.440 6×4 BB, que tem também cabina equipada com cama e um elevado leque de equipamentos, e elevados níveis de conforto, segurança, entre outros, teria que estar preparado para ter um sistema do tipo “Ampliroll”, sistema modular em que fosse possível ter a capacidade de estar preparado para transportar três distintos tipos de equipamentos: - Estrado porta-máquinas para trabalhar sobre sistema “Ampliroll”;
- Caixa de carga basculante;
- Contentor-tanque.
Todo o processo foi acompanhado de forma dinâmica pelo ICNF no sentido de encontrar as melhores soluções e assim enquadrar um fornecimento tão específico ao idealizado pelo cliente.
A MAN Truck & Bus Portugal está a acompanhar o processo do início da operação das viaturas e tem estado a ministrar diversas ações de formação pelos diversos pontos onde irão operar as viaturas.
A MAN espera que estas viaturas fornecidas sejam uma mais-valia para toda a operação e que este investimento contribua para melhorar a monitorização e aumentar a capacidade de prevenção e combate a incêndios rurais.
Comerciais
Salvador Caetano vai distribuir comerciais da Farizon na Península Ibérica
Published
4 dias anteson
06/09/2024Enquanto marca pertencente ao extenso portefólio do Geely Holding Group, a Farizon beneficia da experiência e recursos da Geely no setor automóvel. A Farizon, conhecida pelos seus veículos comerciais elétricos de vanguarda, vai introduzir a Farizon SuperVAN no mercado ibérico.
A SuperVAN, um veículo comercial ligeiro (LCV), promete redefinir os padrões de eficiência e desempenho com a sua tecnologia elétrica de ponta, maior capacidade de carga e avançadas caraterísticas de segurança.
Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto e CEO Distribuição Automóvel Internacional, sublinha a importância estratégica desta aliança: “A parceria com a Farizon Auto é uma afirmação da Salvador Caetano Auto em matéria de soluções de mobilidade sustentável, não apenas em automóveis de passageiros, mas também em veículos comerciais. As características inovadoras e o potencial da Farizon SuperVAN tornam-na revolucionária nos mercados de veículos comerciais ligeiros em Portugal e Espanha.”
Cook Xue, Diretor Geral da Farizon International Marketing Company, destaca a importância desta parceria: “A parceria com a Salvador Caetano Auto, a maior empresa privada de distribuição automóvel da Península Ibérica, é um marco crucial. Esta colaboração demonstra o compromisso da Farizon em estabelecer-se como
um dos principais intervenientes no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros, aproveitando a vasta experiência e alcance de mercado da Salvador Caetano Auto.”
Radares em setembro
MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha
Mazda CX-3 (2015-2021)
O Hyundai N Vision 74 vai entrar em produção
O adeus à tripla Clarkson, Hammond e May
Miguel Oliveira pontua no sábado mas não conseguiu o mesmo no domingo
Aston Martin Vanquish está de regresso
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Dua Lipa faz anúncio da Porsche
Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio
Ex-chefe de design da Koenigsegg mostra a sua nova bomba
O vídeo do recorde do Porsche Panamera em Nürburgring
Alpine mostra a silhueta do A390_Beta
Miguel Oliveira pontua em São Marino
ICNF reforça a sua frota com 12 viaturas MAN
Saiba como ter uma boa posição de condução
Miguel Oliveira confirmado na Pramac
Salvador Caetano vai distribuir comerciais da Farizon na Península Ibérica
Aston Martin Vanquish está de regresso
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por futsalQue tipo de carros gostas? Micra, Mini, A1, C3, etc... Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Sim, 1 Com que frequência?...
- por futsalBoas Toyota Corolla SW d4d 1.4 Sol, 10/2004, qual o valor razoável para comprar?
- por TertulianoBom dia ao fórum. Não sei se é este o lugar certo, mas cá vai: Estou a vender um automóvel e coloquei um anúncio nos principais sites de...
- por futsalBom dia Sabem de algum problema comum nos motores a diesel dos Audis A1 ou Mini?
Em aceleração
- Notícias7 dias antes
Radares em setembro
- Notícias2 semanas antes
Um Golf à prova de bala
- Notícias2 semanas antes
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
- Comerciais2 semanas antes
ATP Truston é um camião chinês de sangue romeno
- Notícias2 semanas antes
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
- Curiosidades2 semanas antes
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
- Comerciais1 semana antes
MAN TGX transporta um submarino de 350 toneladas pela Alemanha
- Notícias2 semanas antes
AC revela novo Cobra GT Coupé