DAF entrega primeiro LF Electric – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

DAF entrega primeiro LF Electric

Published

on

A DAF Trucks iniciou a entrega dos seus camiões de distribuição LF Electric com “zero emissões” para utilização em áreas urbanas.



Enquanto o CF Electric é especialmente destinado ao abastecimento regional de supermercados e serviços de recolha de lixo, o LF Electric é mais adequado para tarefas de distribuição mais leves, graças às dimensões compactas. O LF Electric está disponível como um rígido de 19 toneladas (distância entre eixos de 5,30 ou 5,85 metros) com uma capacidade de carga útil de 11 700 kg.


O camião com “zero emissões” inclui um motor elétrico de 260 kW (capacidade máxima de 370 kW) alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP) isenta de cobalto e magnésio de 282 kWh (capacidade efetiva de 252 kWh). Isto proporciona ao LF Electric uma autonomia de até 280 quilómetros, o que é mais do que suficiente para as estradas normalmente percorridas para a distribuição no centro da cidade.


Uma caraterística do DAF LF Electric é o sistema de carregamento combinado. Através de um carregamento lento (400 V CA, 22 kW, trifásico), a bateria pode ser carregada de 20% para 80% em 6,5 horas. Um carregamento completo (0% a 100%) demora 12 horas. Além disso, é possível efetuar um carregamento rápido (650 V CC, 150 kW). A bateria pode então ser carregada de 20% a 80% em apenas 60 minutos ou em 2 horas ao efetuar um carregamento completo a partir de 0%.


A aquisição do LF Electric tem duas finalidades para a Nabuurs, afirma Dolf Hubertus, gestor de frotas do fornecedor de serviços de logística. “A câmara municipal de Groninga pretende acelerar o processo de alcançar uma logística urbana livre de emissões. O DAF LF Electric cumpre esta expetativa. Ao mesmo tempo, enquanto empresa, pretendemos também ganhar experiência com camiões elétricos; de que forma irá isto afetar o nosso planeamento, por exemplo?”
O facto de o LF Electric poder ser carregado rápida e lentamente é uma importante vantagem para a Nabuurs, diz Hubertus. “Significa que não temos de investir imediatamente em dispendiosas instalações de carregamento CC. O veículo pode ser ligado a um carregador normal de 22 kWh no final do dia e estar pronto para ser utilizado na manhã seguinte.”


O primeiro camião LF Electric entregue será utilizado pela Nabuurs para abastecer os estabelecimentos hoteleiros em Groningen pela empresa de produção de cerveja AB InBev, que pretende reduzir as emissões de CO2 da sua cadeia de fornecimento utilizando o LF Electric. Ralf Kox, gerente de logística da AB InBev: “A nossa ambição é alcançar a neutralidade globalmente até 2040. A redução das emissões de CO2 é um importante fator no setor dos transportes. A Bud é atualmente fabricada com 100% de eletricidade renovável e está a ser fornecida de forma totalmente elétrica a estabelecimentos hoteleiros na cidade de Groninga.”

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Mercedes-Benz eActros LongHaul recebe o “2023 Truck Innovation Award”

Published

on

O novo Mercedes-Benz eActros LongHaul foi galardoado com o “2023 Truck Innovation Award”.



O prestigioso prémio da indústria é atribuído a camiões inovadores por um painel de 25 experientes jornalistas dos mais importantes meios de comunicação internacionais da Europa e de outros países, representando o júri do “International Truck of the Year” (IToY).


O prémio foi entregue a Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, pelo presidente do Júri do IToY, Gianenrico Griffini, num evento de consagração que decorreu no IAA Transportation 2022 em Hanôver.
O novo camião destacou-se pelo seu conceito tecnológico inovador com baterias com tecnologia LFP, o novo eixo “e-axle”, assim como na rapidez no seu desenvolvimento. Tem uma autonomia de até 500 quilómetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregamento de 1 Megawatt. A produção em série está prevista para arrancar em 2024.

Continuar a ler

Comerciais

MAXUS mostra no IAA um camião e uma pick-up elétricos

Published

on

A SAIC MAXUS, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha.


Em foco esteve a sua mais recente gama de veículos elétricos, destinada ao trabalho e ao lazer.
Assim, a MAXUS apresentou cinco dos seus veículos elétricos no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o MAXUS MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o MAXUS Electric Light Truck.

A marca apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Adequada para condução tanto em estrada como fora dela, a MAXUS T90EV tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O exterior destaca-se pela sua aparência desportiva.

Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da MAXUS apresenta uma autonomia de até 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.
Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm. Este novo modelo da MAXUS terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).


Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração