eDaily e Nikola Tre brilham como novidades no espaço da IVECO – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

eDaily e Nikola Tre brilham como novidades no espaço da IVECO

Published

on

A IVECO, marca de veículos comerciais do Iveco Group, faz uma forte afirmação da sua visão do futuro dos transportes “net zero” no IAA Transportation, o principal certame internacional da indústria de veículos comerciais, realizado na cidade alemã de Hanover.



A marca italiana desvendou comercialmente dois produtos-chave no seu caminho para a sustentabilidade – o inovador eDaily e a versão europeia 4×2 Artic do Nikola Tre BEV (ou VEB: Veículo Elétrico a Bateria) – e a revelação de protótipos dos seus primeiros veículos a pilha de combustível (FCV): o Veículo Comercial Ligeiro (VCL) eDaily FCEV (Veículo Elétrico a Célula de Combustível) e o veículo pesado Nikola Tre FCEV, na versão europeia 6×2 Artic.

O novo eDaily é também inovador através da introdução de veículos elétricos na área de negócio da transformação de veículos, oferecendo a oportunidade inédita para instalação de diferentes tipos de ePTOs (electric Power Take-Off, ou Tomadas de Força Elétricas) até 15 kW. Isto significa que pode alimentar unidades de refrigeração, gruas e outras superestruturas, mesmo para as situações mais exigentes, como a recolha de resíduos e plataformas aéreas, como se pode ver no stand.

Por seu lado, a Nikola Corportation cuja mostra está integrada no stand da IVECO, anunciou a abertura oficial das encomendas da versão europeia 4×2 Artic do Nikola Tre BEV e apresentou um protótipo Nikola Tre FCEV na sua versão europeia 6×2 Artic, as últimas soluções da marca na descarbonização de missões regionais e de longo curso com veículos que garantem desempenho, eficiência e durabilidade. Estes veículos de primeira geração, capazes de autonomias até 500 e 800 km respetivamente, concorrem, nas missões mais duras e exigentes, com propostas Diesel muito bem estabelecidas, num mercado que demorou mais de um século e muitas gerações de veículos para atingir o seu estatuto atual.

Por seu turno, a IVECO e a Hyundai mostraram em conjunto um protótipo funcional de eDaily FCEV, equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogénio de 90 kW da Hyundai e com o motor elétrico (e-motor) de 140 kW e um pack de baterias da FPT Industrial, a marca de propulsores do Iveco Group. Um protótipo com um peso bruto de 7,2 toneladas foi testado na Europa, tendo-se confirmando uma autonomia máxima de 350 km, uma carga útil máxima de 3 toneladas e um reabastecimento num espaço de 15 minutos. Embora o eDaily BEV seja mais adequado para trajetos curtos, o FCEV será ideal para entregas que exijam mais autonomia com uma elevada carga útil.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Mercedes-Benz eActros LongHaul recebe o “2023 Truck Innovation Award”

Published

on

O novo Mercedes-Benz eActros LongHaul foi galardoado com o “2023 Truck Innovation Award”.



O prestigioso prémio da indústria é atribuído a camiões inovadores por um painel de 25 experientes jornalistas dos mais importantes meios de comunicação internacionais da Europa e de outros países, representando o júri do “International Truck of the Year” (IToY).


O prémio foi entregue a Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, pelo presidente do Júri do IToY, Gianenrico Griffini, num evento de consagração que decorreu no IAA Transportation 2022 em Hanôver.
O novo camião destacou-se pelo seu conceito tecnológico inovador com baterias com tecnologia LFP, o novo eixo “e-axle”, assim como na rapidez no seu desenvolvimento. Tem uma autonomia de até 500 quilómetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregamento de 1 Megawatt. A produção em série está prevista para arrancar em 2024.

Continuar a ler

Comerciais

MAXUS mostra no IAA um camião e uma pick-up elétricos

Published

on

A SAIC MAXUS, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha.


Em foco esteve a sua mais recente gama de veículos elétricos, destinada ao trabalho e ao lazer.
Assim, a MAXUS apresentou cinco dos seus veículos elétricos no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o MAXUS MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o MAXUS Electric Light Truck.

A marca apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Adequada para condução tanto em estrada como fora dela, a MAXUS T90EV tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O exterior destaca-se pela sua aparência desportiva.

Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da MAXUS apresenta uma autonomia de até 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.
Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm. Este novo modelo da MAXUS terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).


Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração