Nissan arranca com a produção do Townstar elétrico – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Nissan arranca com a produção do Townstar elétrico

Published

on

A Nissan anunciou o início da produção do seu novo e 100% elétrico modelo Townstar VE, que será comercializado em vários mercados europeus selecionados, entre eles Portugal.



Representando um grande avanço para a concretização da Ambition 2030 – a visão estratégica da Nissan para os próximos anos – a disponibilidade no mercado da nova Townstar VE representa o mais recente marco no trajeto da empresa para eletrificar a sua gama e contribui para o objetivo de neutralidade carbónica até 2050, assumido pela Nissan. Para isso, a pensar nos seus clientes, a Nissan fornece mais soluções de mobilidade elétrica, para os ajudar a adaptar-se à alteração dos regulamentos de emissões, ao aumento da urbanização e ao crescimento do comércio eletrónico.


A Townstar VE baseia-se no sucesso da e-NV200 e incorpora a experiência em Veículos Comerciais Ligeiros elétricos (e-VCL) da Nissan. Construída sobre a plataforma partilhada CMF-C, este novo comercial ligeiro é construído no centro de excelência para pequenos furgões da Aliança, em Maubeuge, França. Foi projetada para capacidade, fiabilidade e sustentabilidade, tendo em mente os empresários.

A versão totalmente elétrica da Townstar conta com uma motorização otimizada com uma gestão inteligente de energia e arrefecimento térmico de baterias. Devido ao seu design aerodinâmico e às eficiências que cria, a Townstar VE é capaz de alcançar uma autonomia superior, de até 300km (ciclo WLTP). Com 122cv e 245Nm de binário, a bateria de 45kWh da Townstar VE pode aceitar carregamento em corrente alternada (11kW ou 22kW) ou carregamento rápido em corrente contínua (norma CCS). Este último permite que os utilizadores carreguem a bateria de 15% a 80% em apenas 37 minutos.


No interior, a Townstar VE coloca a satisfação do cliente e a ergonomia na vanguarda. Com mais de 20 funcionalidades tecnológicas, incluindo um serviço de conectividade a bordo e painel de instrumentos digitais de 10 polegadas, a Townstar VE representa o produto mais avançado da atual gama de VCLs da Nissan.
Conta com o sistema de assistência avançada à condução Nissan ProPILOT. Esta tecnologia, juntamente com o Monitor Inteligente de Área Circundante (AVM) da Nissan, fornece aos condutores um apoio extra. Além disso e para um melhor conforto no habitáculo, estão disponíveis um volante, para-brisas e bancos dianteiros aquecidos. Uma bomba de calor melhora a eficiência e o conforto em temperaturas mais frias, distribuindo calor da bateria para o interior da Townstar.



Dependendo das especificações, outros destaques incluem uma carga útil entre 600 a 800kg e capacidade de reboque de até 1.500kg. A versátil área de carga da Townstar VE tem entre 3,3 e 4,9 metros cúbicos, o suficiente para transportar duas euro paletes.

Cada Nissan VCL possui uma garantia líder do setor de 5 anos ou 160.000km, demonstrando o compromisso contínuo da Nissan com a qualidade. A Townstar VE expande esta oferta, com uma garantia de 8 anos sobre o estado de saúde da bateria até 70%.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Gama de comerciais Toyota enriquecida com opções elétricas

Published

on

No total são oito versões, entre comerciais e derivados de passageiros, em dois furgões, com dois comprimentos. Falamos do furgão médio Toyota ProAce e do mais pequeno ProAce City, ambos disponíveis para passageiros, com a nomenclatura Verso.

A gama chega com duas baterias, de 50 e de 75 kWh, respetivamente com 18 e 27 módulos de iões de lítio, que possibilitam autonomias anunciadas de 221 e 318 km. As versões de carga podem transportar entre 800 a 1000 kg. Para uma gestão mais adequada da bateria às necessidades de cada utilizador, os novos veículos contam com um seletor para escolher entre três modos, que disponibilizam diferentes potências: Eco (82 cv), Normal (109 cv) e Power (136 cv)

As ProAce e ProAce City trazem um carregador AC a bordo de 11 kW, com a bateria a poder ser carregada também a DC até 100 kW em pouco mais de meia hora. A bateria uma garantia de 8 anos ou 160 000 km. Em termos de equipamentos, destaca-se na ProAce City EV as jantes em aço de 16”, o Ecrã multimédia de 8” e integração com smartphone, o Cruise Control, os Sensores de estacionamento, Sensor de luz, Sensor de chuva, Faróis de nevoeiro, Espelhos retrovisores elétricos e aquecidos e ainda o Sistema SmartCargo. Na versão de passageiros há mais equipamento disponível, no nível exclusive.

É deste modo que a Toyota dá seguimento à sua jornada de eletrificação, que começou em 1997 com o Prius. A eletrificação dos comerciais, de acordo com Victor Marques, Diretor de Comunicação da Toyot, torna-se essencial, numa altura em que é imprescindível melhorar as condições do meio ambiente em que vivemos, em que o e-commerce está em franco crescimento, em que o preço dos combustíveis está elevado e em que surgem cada vez mais restrições à circulação de veículos a combustão no centro das cidades. Ainda que este seja, em Portugal, um mercado com pouca expressão, a Toyota espera que cresça nos próximos anos.
Os preços arrancam nos 33.577 euros (mais IVA) no caso da ProAce City EV, estando os veículos já disponíveis para encomenda. As primeiras unidades devem chegar a Portugal em outubro.

Continuar a ler

Comerciais

Mercedes-Benz eActros LongHaul recebe o “2023 Truck Innovation Award”

Published

on

O novo Mercedes-Benz eActros LongHaul foi galardoado com o “2023 Truck Innovation Award”.



O prestigioso prémio da indústria é atribuído a camiões inovadores por um painel de 25 experientes jornalistas dos mais importantes meios de comunicação internacionais da Europa e de outros países, representando o júri do “International Truck of the Year” (IToY).


O prémio foi entregue a Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, pelo presidente do Júri do IToY, Gianenrico Griffini, num evento de consagração que decorreu no IAA Transportation 2022 em Hanôver.
O novo camião destacou-se pelo seu conceito tecnológico inovador com baterias com tecnologia LFP, o novo eixo “e-axle”, assim como na rapidez no seu desenvolvimento. Tem uma autonomia de até 500 quilómetros com uma única carga de bateria e é capaz de carregamento de 1 Megawatt. A produção em série está prevista para arrancar em 2024.

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração