Stellantis e Plotécnico de Coimbra vão produzir comercial elétrico – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Stellantis e Plotécnico de Coimbra vão produzir comercial elétrico

Published

on

A fábrica de Mangualde da Stellantis irá produzir um veículo comercial ligeiro elétrico a bateria em colaboração com o Instituto Politécnico de Coimbra. O investimento total do projeto é de 60 milhões de euros e contará com o envolvimento de 38 entidades.


A Stellantis de Mangualde e o Instituto Politécnico de Coimbra anunciaram um acordo para a produção de um veículo comercial ligeiro a bateria, até 2025.
Com investimento previsto de 60 milhões de euros, o contrato de consórcio insere-se no âmbito da agenda mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Em declarações à agência Lusa, Marta Henriques, diretora do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, afirmou que o “principal objetivo da assinatura do contrato consiste em transformar o setor automóvel nacional no âmbito da transição para veículos de baixas emissões, criando condições para iniciar a produção de um novo veículo comercial ligeiro elétrico, a bateria, até 2025”.
O investimento elegível para Instituto Politécnico de Coimbra é de aproximadamente 610 mil euros. O projeto também tem o objetivo de “congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades complementares das partes”, com vista à execução de investimentos no contexto da agenda mobilizadora, segundo adiantou a responsável do Politécnico de Coimbra.


O consórcio desta agenda mobilizadora é liderado pela Stellantis e integra 38 entidades. No início de julho, durante o aniversário dos 60 anos da fábrica de Mangualde, o presidente executivo da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou a produção de um veículo elétrico naquela unidade industrial.
O presidente da Stellantis referiu na altura que ainda estava em aberto a data em que iria ser executado o programa. “Ainda há muitas incógnitas acerca da velocidade a que as vendas e a procura dos veículos elétricos vão crescer”, sublinhou Carlos Tavares.


No âmbito do programa de eletrificação da Stellantis e da redução das emissões de frota, as versões de passageiros dos comerciais ligeiros compactos e médios das marcas Citroën, Opel e Peugeot deixaram de estar disponíveis com motorizações de combustão, sendo comercializadas apenas nas versões elétricas a bateria (BEV).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Scania e Svempa lançam o exclusivo “Japan 15”

Published

on

A Scania apresentou, em colaboração com o preparador sueco Svempa, uma edição limitada do 460 R Super destinada exclusivamente ao mercado japonês, denominada “Japan 15”, em homenagem aos 15 anos de presença da marca no país asiático.

Trata-se de um projeto oficial da própria Scania, divulgado através dos seus canais corporativos e de várias filiais, no qual se procurou combinar a eficiência do grupo motopropulsor Super com uma imagem muito cuidada, adaptada ao gosto dos transportadores japoneses.


O ponto de partida é um R 460 Super 4×2 com volante à direita, configurado para o tipo de transporte de longa distância predominante no Japão. Sob a cabina trabalha o conhecido motor de seis cilindros de 13 litros e 460 cv da nova geração Super, com o qual a Scania aposta na redução de consumos e emissões sem abdicar das prestações — algo especialmente valorizado num mercado tão competitivo como o japonês.

A Svempa foi responsável por conferir personalidade própria ao conjunto. O “Japan 15” apresenta uma carroçaria em azul escuro, destacada por grafismos e filetes em amarelo-dourado, bem como pela presença evidente do número 15 nas laterais e na frente, assinalando o aniversário que esta série comemora.


As jantes, também em tom dourado, incluem a inscrição “Scania Japan 15”, completando um exterior que se afasta do conceito de showtruck extremo, mas mantém a identidade inconfundível do designer sueco.

O interior recebeu igualmente uma atenção especial: estofos em pele com pespontos decorativos, detalhes em acabamento dourado e uma ambientação específica reforçam a sensação de se tratar de um veículo de edição limitada, sem comprometer a funcionalidade necessária para um camião pensado para trabalhar e não apenas para exposição.


No seu conjunto, o “Japan 15” apresenta-se como um trator totalmente operacional, mas com um nível de personalização pouco comum numa série diretamente ligada ao fabricante.

Com este projeto, a Scania tira partido do prestígio da imagem Svempa para reforçar a sua presença no Japão e, simultaneamente, destacar a nova geração Super num mercado onde a eficiência e a fiabilidade são tão importantes quanto a estética.


Para os entusiastas europeus do tuning e dos showtrucks, o “Japan 15” é também uma boa notícia: demonstra que a colaboração entre a Scania e a Svempa continua bem ativa e aberta a novas interpretações noutros mercados.mplementares, como o hidrogénio ou o diesel limpo, na estratégia de sustentabilidade da DAF na Península Ibérica?

Continue Reading

Comerciais

Ecar Show 2026 destaca veículos comerciais elétricos com estreia do Ecar Com

Published

on

O Ecar Show, Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, regressa à FIL, Feira Internacional de Lisboa, entre 15 e 17 de maio de 2026, trazendo como principal novidade a aposta reforçada no setor profissional, com a estreia do Ecar Com, um espaço inteiramente dedicado aos veículos comerciais elétricos.

Pela primeira vez, o evento integra uma área exclusiva para soluções de mobilidade elétrica aplicadas ao transporte de mercadorias e serviços, refletindo a crescente importância deste segmento na transição energética. O Ecar Com reúne fabricantes, especialistas e operadores, criando um ambiente focado na demonstração e experimentação de veículos comerciais eletrificados.


Entre as marcas já confirmadas neste novo espaço encontram-se Ford, Kia, Renault, Toyota, Maxus e Fuso, bem como o grupo Stellantis, que estará representado pelas suas marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot. Ao todo, são já onze construtores ligados ao segmento dos comerciais confirmados.

A criação do Ecar Com surge numa altura em que as empresas procuram soluções mais eficientes e sustentáveis para as suas frotas, com os veículos elétricos a ganharem cada vez mais relevância no transporte urbano e de última milha.

Além desta novidade, o Ecar Show contará com mais de 60 marcas no total, incluindo fabricantes automóveis, operadores de energia e empresas tecnológicas, consolidando-se como o principal ponto de encontro nacional dedicado à mobilidade elétrica.

Os bilhetes já estão disponíveis com preço promocional até ao final de março, sendo esperada uma forte afluência de público. Tal como nas edições anteriores, o evento incluirá lançamentos e apresentações de novos modelos, com especial destaque, este ano, para as soluções dirigidas ao setor profissional.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por Altar
    vai ser interessante ver, é no dia 12 de Agosto, e vai entre entre 92% a 100% dependendo em que zona do País estamos está aqui explicado Maior...
  • por Filipeleite221
    Boas a todos, ultimamente tem dado um problema em autoestrada em aceleração, por exemplo numa ultrapassagem, o carro perde velocidade baixando para...
  • por Marionog31
    Boa tarde. Abro este tópico para ajuda do seguinte. Nos próximos meses estou comprador de um carro familiar elétrico, com um plafond máximo até 55k€....
  • por Brunonogueira
    Boas No meu Golf 5 2.0 TDI Aparece a uns dias para cá a mensagem Escape oficina e acende a luz de avaria O carro puxa normalmente Nao notei nada...

Em aceleração