Comerciais
Stellantis e Plotécnico de Coimbra vão produzir comercial elétrico
A fábrica de Mangualde da Stellantis irá produzir um veículo comercial ligeiro elétrico a bateria em colaboração com o Instituto Politécnico de Coimbra. O investimento total do projeto é de 60 milhões de euros e contará com o envolvimento de 38 entidades.

A Stellantis de Mangualde e o Instituto Politécnico de Coimbra anunciaram um acordo para a produção de um veículo comercial ligeiro a bateria, até 2025.
Com investimento previsto de 60 milhões de euros, o contrato de consórcio insere-se no âmbito da agenda mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em declarações à agência Lusa, Marta Henriques, diretora do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, afirmou que o “principal objetivo da assinatura do contrato consiste em transformar o setor automóvel nacional no âmbito da transição para veículos de baixas emissões, criando condições para iniciar a produção de um novo veículo comercial ligeiro elétrico, a bateria, até 2025”.
O investimento elegível para Instituto Politécnico de Coimbra é de aproximadamente 610 mil euros. O projeto também tem o objetivo de “congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades complementares das partes”, com vista à execução de investimentos no contexto da agenda mobilizadora, segundo adiantou a responsável do Politécnico de Coimbra.
O consórcio desta agenda mobilizadora é liderado pela Stellantis e integra 38 entidades. No início de julho, durante o aniversário dos 60 anos da fábrica de Mangualde, o presidente executivo da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou a produção de um veículo elétrico naquela unidade industrial.
O presidente da Stellantis referiu na altura que ainda estava em aberto a data em que iria ser executado o programa. “Ainda há muitas incógnitas acerca da velocidade a que as vendas e a procura dos veículos elétricos vão crescer”, sublinhou Carlos Tavares.
No âmbito do programa de eletrificação da Stellantis e da redução das emissões de frota, as versões de passageiros dos comerciais ligeiros compactos e médios das marcas Citroën, Opel e Peugeot deixaram de estar disponíveis com motorizações de combustão, sendo comercializadas apenas nas versões elétricas a bateria (BEV).
Comerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Notícias1 semana agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
