Stellantis e Plotécnico de Coimbra vão produzir comercial elétrico – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Stellantis e Plotécnico de Coimbra vão produzir comercial elétrico

Published

on

A fábrica de Mangualde da Stellantis irá produzir um veículo comercial ligeiro elétrico a bateria em colaboração com o Instituto Politécnico de Coimbra. O investimento total do projeto é de 60 milhões de euros e contará com o envolvimento de 38 entidades.


A Stellantis de Mangualde e o Instituto Politécnico de Coimbra anunciaram um acordo para a produção de um veículo comercial ligeiro a bateria, até 2025.
Com investimento previsto de 60 milhões de euros, o contrato de consórcio insere-se no âmbito da agenda mobilizadora “GreenAuto: Green innovation for the Automotive Industry” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Em declarações à agência Lusa, Marta Henriques, diretora do Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, afirmou que o “principal objetivo da assinatura do contrato consiste em transformar o setor automóvel nacional no âmbito da transição para veículos de baixas emissões, criando condições para iniciar a produção de um novo veículo comercial ligeiro elétrico, a bateria, até 2025”.
O investimento elegível para Instituto Politécnico de Coimbra é de aproximadamente 610 mil euros. O projeto também tem o objetivo de “congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades complementares das partes”, com vista à execução de investimentos no contexto da agenda mobilizadora, segundo adiantou a responsável do Politécnico de Coimbra.


O consórcio desta agenda mobilizadora é liderado pela Stellantis e integra 38 entidades. No início de julho, durante o aniversário dos 60 anos da fábrica de Mangualde, o presidente executivo da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou a produção de um veículo elétrico naquela unidade industrial.
O presidente da Stellantis referiu na altura que ainda estava em aberto a data em que iria ser executado o programa. “Ainda há muitas incógnitas acerca da velocidade a que as vendas e a procura dos veículos elétricos vão crescer”, sublinhou Carlos Tavares.


No âmbito do programa de eletrificação da Stellantis e da redução das emissões de frota, as versões de passageiros dos comerciais ligeiros compactos e médios das marcas Citroën, Opel e Peugeot deixaram de estar disponíveis com motorizações de combustão, sendo comercializadas apenas nas versões elétricas a bateria (BEV).

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Continental lança quinta geração Conti Eco para pesados

Published

on

A Continental apresentou recentemente em Hannover a sua mais recente inovação em matéria de pneus para o sector dos transportes: a quinta geração da linha Conti Eco.



Os novos pneus para camiões da Continental foram desenvolvidos para permitir que as empresas de transporte reduzam significativamente o consumo de combustível e as emissõesde CO2 nas operações regionais e de longo curso, ajudando assim a diminuir os custos operacionais. Além disso, Ferdinand Hoyos, diretor da área de negócio de pneus de substituição para a região EMEA da Continental, afirma: “Estamos convencidos de que oferecemos o pneu certo no momento certo.

O impacto ambiental dos novos pneus Conti Eco também é afetado positivamente por estas melhorias. “Se o nosso produto aumenta a eficiência de combustível do camião e dura mais tempo, o resultado é uma redução das emissõesde CO2”, afirma Kaiser. Estes pneus não são apenas uma escolha ecológica, mas também económica, uma vez que a redução do consumo de combustível e o aumento da vida útil dos pneus reduzem os custos a longo prazo para os operadores de frotas.


A Continental também continua a avançar na digitalização das frotas com sensores de última geração que podem ser instalados nos pneus Conti Eco Gen 5 diretamente da fábrica. Isto, juntamente com a solução de gestão de pneus ContiConnect 2.0, permite a monitorização remota em tempo real e o planeamento de serviços preditivos, reduzindo substancialmente os custos operacionais relacionados com os pneus.

Além disso, as novas carcaças de pneus foram concebidas desde o início para serem ideais para a recauchutagem, apoiando assim a sustentabilidade e a eficiência de custos no setor dos transportes.
Os pneus Conti Eco estarão disponíveis em várias medidas, incluindo 315/70 R 22.5 e 385/65 R 22.5 para os eixos direcional e motor, proporcionando opções versáteis para diferentes necessidades das frotas.

Continuar a ler

Comerciais

Nova VW California é desvendada a 7 de maio

Published

on

Desde 2003, a autocaravana mais bem sucedida do seu segmento tem sido fabricada inteiramente pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanôver. Depois de mais de 20 anos e duas gerações, agora é hora de renovar completamente a popular motorhome.



No entanto, não sem dizer adeus ao modelo de maior sucesso da gama até hoje. Os últimos veículos produzidos serão premiados com um autocolante “Última Edição”. A estreia mundial do sucessor acontecerá em 7 de maio de 2024. A nova geração da Califórnia será construída na fábrica alemã da VWCV em Hanôver a partir do verão de 2024.

Era, e ainda é, a autocaravana mais popular da sua classe. Nas variantes Beach, Coast e Ocean, é mais popular do que nunca na edição atual como California 6.1 e agora está esgotado. A encomenda individual nos concessionários terminou. As últimas 1.500 Califórnia que sairão da linha de produção em Hanover-Limmer até ao verão serão reconhecidos, de longe, pelos fãs. Isso porque recebem um autocolante no pilar D com a designação “Last Edition” e, assim, transmitem inequivocamente ao mundo exterior que eles são os últimos Califórnia baseados no Transporter 6.1.

O California 6.1 amadureceu graciosamente e ainda é o número 1 indiscutível no seu segmento. No entanto, é hora de repensar completamente a série e torná-la adequada para o futuro – mantendo características comprovadas e populares da Califórnia e sempre estando um passo à frente da concorrência com mais inovações.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por MPereira2014
    Boa noite, Tenho um Ibiza 6L e ontem, em andamento, além de ter acendido a luz do óleo, desligou-se durante a viagem (apesar de depois ter...
  • por gdourado07
    Bom dia, Não sei se este sub-fórum é o local apropriado, mas preciso mesmo de uma ajuda! Estou prestes a concluir um negócio para a...
  • por PowerSlide
    Agora que já são conhecidos praticamente todos os nomes dos cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar (falta o PAN), fica aberto o...
  • por EscapeLivre
    Então, por ex nos Golf, a partir de que data de matricula os 1.9 TDI 115 passaram a 130? E o 115 tinha 5 ou 6? É que sei que os A4 TDI 130...

Em aceleração