Comerciais
Carroserie Caselani reedita Citroën 2 CV Van a partir de um Berlingo

Os italianos da Carrosserie Caselani decidiram transformar um Citroën Berlingo moderno numa versão do Século XXI da furgoneta Citroën 2 CV. As primeiras imagens já foram divulgadas nas redes sociais e o resultado é interessantemente “retro”.

Novos modelos inspirados em ícones do passado parece ser uma tendência da indústria automóvel. Alguns tornaram-se em verdadeiros fenómenos de popularidade como o Mini ou o Fiat 500, enquanto outros, como o Volkswagen Beetle, não obtiveram o sucesso esperado.
Mesmo assim há quem aposte no revivalismo como a Renault que já anunciou o lançamento do Renault 5 EV ou os italianos da Carrosserie Caselani que têm o projeto de transformar o Citroën Berlingo numa versão revista, atualizada e modernizada do Citroën 2 CV Fourgonette.

Os furgões clássicos da Citroën possuem uma forte componente estética que os tornam muito apelativos na atualidade. A sua imagem retro é muito apreciada e existem mesmo algumas unidades do Citroën Type H que foram transformadas em veículos “food-truck”.
Naturalmente que um veículo com mais de 50 anos não pode oferecer as mesmas comodidades, segurança e fiabilidade do que um modelo atual, por mais espartano e básico que seja.
Imagem retro
Os italianos da Carrosserie Caselani, que têm de 20 anos de experiência na transformação sob licença de comerciais da Citroën, decidiram desenvolver uma solução intermédia, que consiste na conversão de um moderno Berlingo num 2CV do Século XXI com imagem retro.

As primeiras imagens publicadas na conta do Instagram da Carrosserie Caselani indicam os resultados do trabalho efetuado pelo transformador italiano. A secção frontal foi totalmente redesenhada, apresentando grupos óticos redondos, painéis dianteiros mais arredondados, uma grelha com várias lâminas e o logotipo com o double-chevron ao centro,
O design dos pára-choques e do capot também foi revisto, enquanto as paredes laterais traseiras receberam umas nervuras horizontais, à imagem e semelhança do 2V Furgonette original.
Comerciais
S-Design revela o lado mais desportivo do Fiat Scudo

A FIAT Professional está pronta para lançar os novos Scudo e E-Scudo S-Design, uma reinterpretação do icónico VCL da marca italiana que combina funcionalidade e estilo num visual moderno e desportivo.
Concebidos para quem procura um meio de transporte que ofereça praticidade sem comprometer a estética, os Fiat Professional Scudo e E-Scudo S-Design destacam-se pelo seu aspeto exclusivo e carácter forte, prontos a responder às necessidades profissionais e pessoais.

Inspirados no icónico logótipo da FIAT Professional, ostentam a herança e a modernidade da marca, com o logótipo em destaque na lateral. O seu impressionante aspeto desportivo e elegante atrai aqueles que procuram um veículo moderno, dinâmico e distinto que combine funcionalidade e estética
A série especial do famoso VCL da FIAT Professional apresenta uma pintura forte e impressionante que enfatiza a capacidade de carga útil do veículo, mostrando uma faixa diagonal posicionada acima do eixo traseiro, um elemento crucial pensado para adicionar uma sensação de movimento e destacar a força do eixo traseiro, sublinhando visualmente a robustez do veículo.
As linhas diagonais da carroçaria suportam o logótipo, reforçando a sua postura atlética e capaz. A mais recente adição à linha de veículos comerciais da FIAT Professional oferece um design exclusivo de autocolante final, já incluído, acrescentando uma pitada de determinação positiva e personalidade. Entre esta vasta gama de caraterísticas apelativas, o Pack Icon garante para-choques pintados e jantes de liga leve Diamond Cut de 17″.

Disponíveis desde já nas versões ICE (VAN L2H1 2.0 BlueHdi 180 CV Transmissão Automática) e BEV (Van L2 BEV 75kWh com motor elétrico de 100kW e 136 CV e autonomia de 352 WLTP ciclo combinado), o Scudo e o E-Scudo S-Design serão propostos em diferentes mercados europeus, nomeadamente Itália, França, Alemanha, Bélgica e Áustria, com uma vasta gama de packs opcionais. O Pack Icon oferece para-choques pintados, faróis de nevoeiro dianteiros e espelhos exteriores rebatíveis.
Os faróis totalmente em LED reforçam o seu apelo visual e garantem uma óptima visibilidade e conforto na estrada, assegurando que todas as tarefas são realizadas com maior eficiência e prazer, enquanto as jantes de liga leve Diamond Cut reflectem sofisticação, elevando o Scudo e o E-Scudo a um novo nível. Os veículos oferecem também um nível único de versatilidade do habitáculo com o seu sistema exclusivo Moduwork.
Esta caraterística inovadora permite a transformação da configuração de três lugares numa estação de trabalho funcional, integrando-se perfeitamente no compartimento de carga para maximizar o espaço e a utilidade.
Equipado com o sistema Radio NAV DAB com navegação integrada, o FIAT Professional pretende sublinhar a importância de manter o condutor informado e concentrado. Combinando segurança e eficiência, a câmara Dynamic Surround View proporciona uma visão abrangente de 180graus, ajudando o condutor nas manobras e no estacionamento em espaços apertados.
A segurança é ainda aumentada com sensores de estacionamento dianteiros, Deteção de ângulo morto (BSD), Flankguard e uma câmara de estacionamento com visão traseira, garantindo tranquilidade mesmo em condições de condução difíceis. Outro pack notável é o Pack Conforto, que se centra na melhoria da acessibilidade e da funcionalidade. O condutor, graças ao modo Keyless Start e Access, pode aceder facilmente ao Scudo e ao E-Scudo S-Design, pronto para iniciar a viagem.
Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Notícias2 semanas ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Notícias1 semana ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Manutenção2 semanas ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias1 semana ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados6 dias ago
Mazda 3 (2013-2019)
-
Notícias1 semana ago
Skoda Octavia vai ter versão 100% elétrica
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026