Camiões Xcient da Hyundai vão começar a operar na Alemanha – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Camiões Xcient da Hyundai vão começar a operar na Alemanha

Published

on

Os camiões a hidrogénio da Hyundai vão começar a operar na Alemanha, aquele que é o maior mercado de veículos comerciais da Europa. Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar 27 Xcient Fuel Cell da Hyundai movidos a hidrogénio nas suas frotas, usufruindo de financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão.

Lançado em 2020 pela Hyundai, o Xcient Fuel Cell é o primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em massa no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de quatro milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.
Em agosto de 2021, o Governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. O Governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.

As autoridades alemãs disponibilizarão até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de sete mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.
O Hyundai Xcient Fuel Cell está equipado com um sistema de pilha de combustível a hidrogénio de 190 kW, com duas pilhas de 90 kW cada, recentemente modificadas para este camião pesado de mercadorias. A durabilidade do sistema fuel cell, assim como a eficiência de combustível do veículo, foram melhoradas para corresponderam à procura dos clientes de frotas. O motor debita 350 kW com binário máximo de 2237 Nm.

Sete tanques de hidrogénio proporcionam uma capacidade de armazenamento de 31 kq de combustível, enquanto três baterias de alta voltagem de 72 kWh proporcionam uma fonte adicional de energia. A autonomia máxima ronda, aproximadamente, os 400 quilómetros.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

VW Veículos Comerciais mostra primeira imagens do interior da nova Transporte

Published

on

A Volkswagen Veículos Comerciais abre a porta ao interior da sua novo Transporter. Cada detalhe é novo e, no entanto, ainda parece familiar. Há uma boa razão para isso: “A Transporter da Volkswagen Veículos Comerciais tornou-se um ícone porque a forma e a função estão em perfeita harmonia desde o início. Levamos essa harmonia a novos patamares com o novo Transporter e desenhámos um interior que nos leva a novos tempos” afirma Albert Kirzinger, Designer Chefe na Volkswagen Veículos Comerciais. Kirzinger continua: “O interior de elevada qualidade da nossa nova geração Transporter combina consistentemente funcionalidades bem pensadas, materiais duráveis e elementos de design elegantes.”



A nova Transporter “acorda” através do botão de arranque do sistema Keyless Start, situado entre o painel de instrumentos digital de 12″ e o display de infotainment de 13″. Localizada logo abaixo está a alavanca de comando da transmissão automática opcional. A alteração da localização do seletor da caixa de velocidades criou mais espaço para as pernas. Como antes, o seletor para a caixa de velocidades manual está localizado na consola central.

O volante multifunções, de série, está equipado com botões dispostos de forma clarividente. O volume do sistema de infotainment pode ser ajustado a partir do volante ou através de um botão rotativo clássico. A alavanca do travão de mão foi descontinuada e substituída por um interruptor para o travão de estacionamento localizado no centro do painel de instrumentos, libertando mais espaço na zona dos pés. Fácil de alcançar: existem grandes suportes para copos na parte frontal da consola central (dependendo do equipamento). Existem suportes para copos adicionais e compartimentos de arrumação práticos para itens de todos os géneros na zona superior do painel de instrumentos.

Dependendo da distância entre eixos e da versão do teto, oferece um compartimento de carga entre 5,8 e 9,0 m³ e espaço para até três euro-paletes. Além disso, este veículo comercial de última geração possui uma oferta de pontos de carregamento para garantir que todos os profissionais, prestadores de serviços, correios e serviços de emergência tenham a energia necessária para operar os seus equipamentos. Essas interfaces elétricas incluem não apenas tomadas USB-A, USB-C e 12V, mas também opções de carregamento para dispositivos de 230V, se desejado.

Nas versões com motores Diesel, a tomada de 230V (400 W) está sempre localizada na estrutura do assento do condutor. Os Transporter com motores elétricos e híbridos plug-in podem ser equipados com duas tomadas adicionais na área dos pilares D; neste caso, todos os três pontos de conexão de 230V fornecem uma potência total de 2.300 W. Isso significa que há uma fonte de energia adequada a bordo da nova carrinha para quase todos os dispositivos elétricos, desde laptops a pequenas serras circulares.

Continuar a ler

Comerciais

Laso transportou componentes para novo parque eólico em Saragoça

Published

on

A LASO assegurou, mais uma vez, o transporte dos componentes de cinco torres para o novo Parque Eólico de Stev, em Saragoça, projeto no âmbito da transição energética espanhola. Esta operação decorreu durante o mês de junho de 2024, envolvendo uma equipa qualificada de várias áreas. Estas torres representam um avanço significativo na transição energética, contribuindo para a produção de energia limpa e a redução das emissões de CO2.



Foram transportados 50 componentes eólicos, incluindo tubos, nacelle, hubs, drives e pás. Os componentes foram carregados em diferentes locais, como Aranda del Duero e Santander, aumentando a complexidade do planeamento e da coordenação logística. A operação teve início a 14 de junho e foi concluída a 8 de julho, exigindo um planeamento rigoroso para assegurar a eficiência e cumprir as exigências do cliente, garantindo sempre a segurança da mercadoria.

Equipamentos como os Power Adapters foram cruciais para o transporte das nacelle, bem como para os dois tubos. Este equipamento é ajustável hidraulicamente, otimizando o transporte das peças.

Durante a operação, uma das principais dificuldades enfrentadas foram as condições meteorológicas adversas. Como as temperaturas elevadas aumentam o risco de incêndio, são exigidas precauções adicionais, como a verificação constante do estado da mercadoria. Mais de 20 colaboradores da LASO estiveram envolvidos nesta operação, incluindo equipas de comerciais, gestores de projeto, motoristas, pilotos e equipa de reportagem e fotografia.

O parque eólico terá um impacto significativo na transição energética, reduzindo as emissões de CO2 na região. A energia eólica, sendo uma das fontes de energia mais limpas e sustentáveis, é essencial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A participação da LASO nestes projetos reafirma o seu compromisso com práticas sustentáveis e amigas do ambiente.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Diamondplus
    Ora boas, hoje fui almoçar num restaurante em que na zona virada mais para o exterior permite a entrada de animais de companhia, na mesa em que...
  • por Mrodrigues
    Enquanto outros não vêm vantagens noutros segmentos além daquele que tem SUV EV, os coreanos vão a todas. Eis o K4 europeu, o Ceed. ​​​​​​​​​​
  • por Lage
    Adquiri um carro importado (fui buscar à França). Pedi um relatório do histórico do veículo, inclusive os km. No entanto, na verificação dos...
  • por Jottapee
    Boa tarde! Qual a melhor bateria para a Renault Megane Sportourer 1.5 Dci com sistema Start&Stop?

Em aceleração