Chama-se XBUS, é uma caravana elétrica e já pode ser adquirida em Portugal – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Chama-se XBUS, é uma caravana elétrica e já pode ser adquirida em Portugal

Published

on

O mundo camper está a viver uma etapa dourada. O surgimento de novo veículos e de avançados sistemas com eles relacionados faz que possamos assistir a lançamento tão interessante como a da Electric Brands XBUS Camper.


Esta marca alemã levou tempo a lançar no mercado um veículo elétrico polivalente. Uma espécie de canivete suíço da mobilidade numa escala reduzida e que é capaz de se adaptar a distintas soluções, tarefas ou necessidades. Já a conhecemos em formato furgão ou até monovlume, mas é a primeira vez que é desvendada como solução autocaravana.

Antes de detalhar os acessórios que esta XBUS Camper traz, é preciso conhecer como é este polivalente furgão. Com medias exteriores de apenas 3,94 m de comprimento, 1,63 m de largura e 1,92 m de altura, o XBUS é mais pequeno que um… Toyota Yaris, mas foi desenhado para enfrentar terrenos mais sinuosos pelo facto de ter caraterísticas tão especiais como a tração integral ou a altura livre ao solo de 20 cm.
Mecanicamente falando conta com um motor elétrico que debita 56 kW, 75 CV.

É alimentado por uma bateria de 10 kWh de capacidade que oferece um máximo de 200 km de autonomia. Opcionalmente pode-se triplicar a capacidade da bateria até aos 30 kWh e, nesse caso, a autonomia suplantará os 500 km. Com um sistema de carregamento de baixa potência, até 3,6 kW em corrente alterna, permite passar dos 10 para os 80% em apenas três horas.
Como já foi referido, o XBUS pode ser configurado com várias carroçarias, desde uma combinação chassis cabina até uma solução para o transporte de carga ou mesmo um pequeno autocarro. Pode ainda ser adquirido em formato cabrio ou pick-up. As soluções são várias, mas a versão Camper será uma das mais atrativas graças ao muito que é capaz de proporcionar num limite de espaço muito reduzido. Graças a um teto elevável e a uma secção traseira extensível, a habitabilidade está garantida.

Conta com cama, cozinha, lava-loiças e frigorífico. Tudo comprimido num espaço minímo. Para além disso, disponibiliza ainda um ecrã multimédia de 10,2″, conetividade para smartphones ou um teto solar. Na lista de opções encontramos elementos como o ar condicioonado, câmara de estacionamento, carregador rápido de 11 kW ou o pacote de baterias adicionais. Custa em Portugal a partir de 30 470 euros com tração dianteira e 32 744 euros para o tração integral.
As encomendas podem ser feitas em electricbrands.de e será redirecionado para um site em português com os parceiros que comercializam este modelo no nosso país.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

V8 da Scania mostra economias de combustível superiores a 20% nos duo trailer

Published

on

A Scania Ibérica apresentou os resultados de um estudo, baseado em dados operacionais reais, que compara os consumos de combustível e AdBlue na motorização Scania V8 utilizada em conjuntos duo trailer (70 toneladas) e, a mesma motorização, utilizada no transporte de 40 toneladas.

A rota escolhida para o estudo foi a que liga as cidades de Madrid e Barcelona pela A-2, um trajeto muito habitual para o transporte de mercadorias em geral e para os conjuntos duo trailer em particular. Um total de 625 quilómetros com zonas muito exigentes como o Puerto de Somosierra, o troço entre Medinaceli e Alcolea del Pinar ou os quilómetros entre Fraga e Lérida.

Os resultados do estudo demonstram as vantagens significativas de utilizar a motorização Scania V8 para aplicações duo trailer, destacando a sua eficiência e capacidade para reduzir custos operacionais. O consumo médio de combustível para um camião com uma carga de 40 toneladas foi de 28,9 litros por cada 100 quilómetros, enquanto o consumo médio de AdBlue situou-se em 3,50 litros por cada 100 quilómetros.

Em contraste, o duo trailer com uma carga total de 70 toneladas apresentou um consumo médio de combustível de 43,6 litros por cada 100 quilómetros e um consumo médio de AdBlue de 5,32 litros por cada 100 quilómetros.

Se extrapolarmos estes resultados, a percentagem de economia de combustível ao utilizar um duo trailer de 70 toneladas em comparação com dois camiões de 40 toneladas é de 24,57%. Na parte de AdBlue, a economia ascende até 24,12%.

O motor V8 da Scania, com uma potência de até 770 CV e um binário de motor de até 3.700 Nm, está desenhado para oferecer uma eficiência superior em aplicações de transporte de cargas pesadas. Esta tecnologia avançada, que inclui a caixa de mudanças Opticruise e um novo grupo cónico traseiro adaptado para velocidade de cruzeiro em marcha direta, contribui para uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção.

Continue Reading

Comerciais

eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.

A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]