Chama-se XBUS, é uma caravana elétrica e já pode ser adquirida em Portugal – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Chama-se XBUS, é uma caravana elétrica e já pode ser adquirida em Portugal

Published

on

O mundo camper está a viver uma etapa dourada. O surgimento de novo veículos e de avançados sistemas com eles relacionados faz que possamos assistir a lançamento tão interessante como a da Electric Brands XBUS Camper.


Esta marca alemã levou tempo a lançar no mercado um veículo elétrico polivalente. Uma espécie de canivete suíço da mobilidade numa escala reduzida e que é capaz de se adaptar a distintas soluções, tarefas ou necessidades. Já a conhecemos em formato furgão ou até monovlume, mas é a primeira vez que é desvendada como solução autocaravana.

Antes de detalhar os acessórios que esta XBUS Camper traz, é preciso conhecer como é este polivalente furgão. Com medias exteriores de apenas 3,94 m de comprimento, 1,63 m de largura e 1,92 m de altura, o XBUS é mais pequeno que um… Toyota Yaris, mas foi desenhado para enfrentar terrenos mais sinuosos pelo facto de ter caraterísticas tão especiais como a tração integral ou a altura livre ao solo de 20 cm.
Mecanicamente falando conta com um motor elétrico que debita 56 kW, 75 CV.

É alimentado por uma bateria de 10 kWh de capacidade que oferece um máximo de 200 km de autonomia. Opcionalmente pode-se triplicar a capacidade da bateria até aos 30 kWh e, nesse caso, a autonomia suplantará os 500 km. Com um sistema de carregamento de baixa potência, até 3,6 kW em corrente alterna, permite passar dos 10 para os 80% em apenas três horas.
Como já foi referido, o XBUS pode ser configurado com várias carroçarias, desde uma combinação chassis cabina até uma solução para o transporte de carga ou mesmo um pequeno autocarro. Pode ainda ser adquirido em formato cabrio ou pick-up. As soluções são várias, mas a versão Camper será uma das mais atrativas graças ao muito que é capaz de proporcionar num limite de espaço muito reduzido. Graças a um teto elevável e a uma secção traseira extensível, a habitabilidade está garantida.

Conta com cama, cozinha, lava-loiças e frigorífico. Tudo comprimido num espaço minímo. Para além disso, disponibiliza ainda um ecrã multimédia de 10,2″, conetividade para smartphones ou um teto solar. Na lista de opções encontramos elementos como o ar condicioonado, câmara de estacionamento, carregador rápido de 11 kW ou o pacote de baterias adicionais. Custa em Portugal a partir de 30 470 euros com tração dianteira e 32 744 euros para o tração integral.
As encomendas podem ser feitas em electricbrands.de e será redirecionado para um site em português com os parceiros que comercializam este modelo no nosso país.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Carroserie Caselani reedita Citroën 2 CV Van a partir de um Berlingo

Published

on

Os italianos da Carrosserie Caselani decidiram transformar um Citroën Berlingo moderno numa versão do Século XXI da furgoneta Citroën 2 CV. As primeiras imagens já foram divulgadas nas redes sociais e o resultado é interessantemente “retro”.



Novos modelos inspirados em ícones do passado parece ser uma tendência da indústria automóvel. Alguns tornaram-se em verdadeiros fenómenos de popularidade como o Mini ou o Fiat 500, enquanto outros, como o Volkswagen Beetle, não obtiveram o sucesso esperado.

Mesmo assim há quem aposte no revivalismo como a Renault que já anunciou o lançamento do Renault 5 EV ou os italianos da Carrosserie Caselani que têm o projeto de transformar o Citroën Berlingo numa versão revista, atualizada e modernizada do Citroën 2 CV Fourgonette.

Os furgões clássicos da Citroën possuem uma forte componente estética que os tornam muito apelativos na atualidade. A sua imagem retro é muito apreciada e existem mesmo algumas unidades do Citroën Type H que foram transformadas em veículos “food-truck”.

Naturalmente que um veículo com mais de 50 anos não pode oferecer as mesmas comodidades, segurança e fiabilidade do que um modelo atual, por mais espartano e básico que seja.
Imagem retro

Os italianos da Carrosserie Caselani, que têm de 20 anos de experiência na transformação sob licença de comerciais da Citroën, decidiram desenvolver uma solução intermédia, que consiste na conversão de um moderno Berlingo num 2CV do Século XXI com imagem retro.

As primeiras imagens publicadas na conta do Instagram da Carrosserie Caselani indicam os resultados do trabalho efetuado pelo transformador italiano. A secção frontal foi totalmente redesenhada, apresentando grupos óticos redondos, painéis dianteiros mais arredondados, uma grelha com várias lâminas e o logotipo com o double-chevron ao centro,

O design dos pára-choques e do capot também foi revisto, enquanto as paredes laterais traseiras receberam umas nervuras horizontais, à imagem e semelhança do 2V Furgonette original.

Continuar a ler

Comerciais

Daimler Truck testa camião com fuel cell a hidrogénio liquido

Published

on

Desde o ano passado, o camião protótipo com célula de combustível Mercedes-Benz GenH2 Truck, tem sido testado de uma forma intensiva, tanto na pista de testes do grupo, como em estradas públicas. A Daimler Truck testa agora um novo protótipo movido a hidrogénio liquido.



No estado liquido, é possível transportar uma maior quantidade de hidrogénio comparativamente ao estado gasoso, permitindo uma maior autonomia e um desempenho comparável ao de um camião convencional a gasóleo.


O objetivo no desenvolvimento do GenH2 Truck é uma autonomia de até 1.000 quilómetros, adequada para aplicações flexíveis e exigentes, especialmente no importante segmento de transporte de longo curso de mercadorias pesadas.

O início da produção em série para camiões movidos a hidrogénio está prevista para a segunda metade da década.

Continuar a ler
Publicidade

Newsletter

Em aceleração