Comerciais
Chama-se XBUS, é uma caravana elétrica e já pode ser adquirida em Portugal
Published
7 meses anteson
By
Motor Guia
O mundo camper está a viver uma etapa dourada. O surgimento de novo veículos e de avançados sistemas com eles relacionados faz que possamos assistir a lançamento tão interessante como a da Electric Brands XBUS Camper.

Esta marca alemã levou tempo a lançar no mercado um veículo elétrico polivalente. Uma espécie de canivete suíço da mobilidade numa escala reduzida e que é capaz de se adaptar a distintas soluções, tarefas ou necessidades. Já a conhecemos em formato furgão ou até monovlume, mas é a primeira vez que é desvendada como solução autocaravana.

Antes de detalhar os acessórios que esta XBUS Camper traz, é preciso conhecer como é este polivalente furgão. Com medias exteriores de apenas 3,94 m de comprimento, 1,63 m de largura e 1,92 m de altura, o XBUS é mais pequeno que um… Toyota Yaris, mas foi desenhado para enfrentar terrenos mais sinuosos pelo facto de ter caraterísticas tão especiais como a tração integral ou a altura livre ao solo de 20 cm.
Mecanicamente falando conta com um motor elétrico que debita 56 kW, 75 CV.

É alimentado por uma bateria de 10 kWh de capacidade que oferece um máximo de 200 km de autonomia. Opcionalmente pode-se triplicar a capacidade da bateria até aos 30 kWh e, nesse caso, a autonomia suplantará os 500 km. Com um sistema de carregamento de baixa potência, até 3,6 kW em corrente alterna, permite passar dos 10 para os 80% em apenas três horas.
Como já foi referido, o XBUS pode ser configurado com várias carroçarias, desde uma combinação chassis cabina até uma solução para o transporte de carga ou mesmo um pequeno autocarro. Pode ainda ser adquirido em formato cabrio ou pick-up. As soluções são várias, mas a versão Camper será uma das mais atrativas graças ao muito que é capaz de proporcionar num limite de espaço muito reduzido. Graças a um teto elevável e a uma secção traseira extensível, a habitabilidade está garantida.

Conta com cama, cozinha, lava-loiças e frigorífico. Tudo comprimido num espaço minímo. Para além disso, disponibiliza ainda um ecrã multimédia de 10,2″, conetividade para smartphones ou um teto solar. Na lista de opções encontramos elementos como o ar condicioonado, câmara de estacionamento, carregador rápido de 11 kW ou o pacote de baterias adicionais. Custa em Portugal a partir de 30 470 euros com tração dianteira e 32 744 euros para o tração integral.
As encomendas podem ser feitas em electricbrands.de e será redirecionado para um site em português com os parceiros que comercializam este modelo no nosso país.

Também pode gostar
Comerciais
Mercedes-Benz renova eSprinter com mais potência e autonomia
Published
3 horas anteson
08/02/2023
A Mercedes-Benz atualizou a gama eSprinter com um motor elétrico mais potente, por culpa de baterias de maior capacidade, e que lhe permitem oferecer ao utilizador uma autonomia de até 400 km.

A renovada linha motriz elétrica também possibilitou o alargamento da oferta da gama, com a introdução de mais derivações.
A atualização da eSprinter também inclui um eixo traseiro elétrico, que além de otimizar a linha motriz, é mais leve e permite a produção de outro tipo de versões. Isto significa que estará disponível uma gama mais alargada que incluirá chassis-cabina, versões refrigeradas e em chassis, assim como várias distâncias entre-eixos no furgão.

A potência é obtida a partir de um motor síncrono de iman permanente totalmente novo que desenvolve 100 kW (136 CV) ou 150 kW (204 CV). Constitui um aumento significativo face aos 85 kW do eSprinter atual, cujo binário é de apenas 295 Nm em comparação com os 400 Nm do novo motor.
Será proposta em três opções de bateria de iões de lítio com fosfato de ferro com capacidades de 56 kWh, 81 kWh e 112 kW.

A potência máximo de carregamento também aumentou dos atuais 80 kW para 115 kW. O eSprinter pode receber carregamentos em corrente alterna ou contínua, sendo possível recuperar entre 10% a 80% da capacidade da bateria em 28 minutos no pack de 56 kWh e em 42 minutos no pack maior de 113 kWh.
A autonomia da bateria de maior capacidade, segundo simulações no ciclo WLTP, pode chegar aos 400 quilómetros ou aos 500 quilómetros em ciclo WLTP urbano.

A nova Sprinter recebe o sistema MBUX completo, que foi atualizado para os detalhes específicos de veículos elétricos. Isto significa que o utilizador tem acesso em tempo real ao nível de carga da bateria e à autonomia. Na verdade, a marca alemã criou um indicador interativo inteligente de autonomia ligado ao sistema de navegação, com o objetivo de fornecer uma ideia mais precisa acerca do raio de ação real da bateria.

A Daimler Truck North America (DTNA), uma subsdiária da Daimler Truck, apresentou a segunda gerçaão do SuperTruck em Las Vegas, no CES, camião que traz uma variedade de inovações técnicas para demonstrar o potencial da eficiência no transporte de carga.

O protótipo foi desenvolvido como parte integrante do programa SuperTruck cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA, cujo objetivo passa por reduzir as emissões no transporte rodoviário de mercadorias. Os engenheiros da DTNA investigam tecnologias de camiões pesados da nova geração, formas técnicas para o seu desenvolvimento e formas de as integrar em produtos de série.

Desenvolvido sobre a base de sucesso do SuperTruck I, apresentado em 2015, o SuperTruck II superou as expetativas no que diz respeito à aerodinâmica, pneus, cadeia cinemática e fornecimento de energia, duplicando a eficiência de carga do veículo base desde o início do programa SuperTruck.
Os engenheiros da Freightine puderam superar as melhorias aerodinâmicas e reduzir a resistência aerodinâmica deste veículo em mais de 12% face ao da primeira geração. E em vez de mudar radicalmente a estrutura do camião, o objetivo do desenho do SuperTruck II era redefinir o formato existente no mercado para maximizar a eficiência aerodinâmica e, ao mesmo tempo, utilizar uma linguagem de design avançado para transmitir essa eficiência. O capô, o para-choques e a carenagem do chassis redesenhados funcionam bem com a estrutura da cabina existente e agora permite que o ar flua sem perturbações ao redor do camião. A grelha, as entradas de ar e as portas foram redesenhadas para que se tornassem mais uniformes e limpas para não comprometerem a aerodinâmica do camião.

O SuperTruck II conta com a cadeia cinemática mais eficiente que a Freightline integrou num camião. O sistema de propulsão altamente eficiente permite uma redução do consumo de 5,7% face ao primeiro modelo. Um inovador sistema elétrico de 48V que conta com baterias de iões e lítio permite reduzir o consumo de combustível e aumentar o conforto do condutor, como um novo sistema de ar condicionado elétrico que consome menos 50% de energia e continua a funcionar mesmo com o motor desligado.
Os pneus também são novos e foram desenhados especificamente para este modelo. Reduzem o consumo de energia do veículo e o tempo de inatividade por manutenção devido ao desgaste minímo. Os pneus têm um papel fundamental para alcançar os objetivos de eficiência ao reduzir a fricção em asfalto, logo é preciso menos combustível para o camião manter a velocidade.

Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto

DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024

Porsche Vision 357 celebra os 75 anos do 356

Diesel Technic e os seus Parts Specialists têm novo vídeo dedicado aos camiões

A “alucinante” perseguição a… um trator

BMW M3 CS – Março 2023

Bugatti Chiron Profilée chega quase aos dez milhões de euros

A “alucinante” perseguição a… um trator

O renascimento da Lancia em filme

Um Lamborghini a fazer rally?

Maserati fecha o ano com vídeo de retrospetiva

O vídeo de Natal da Lamborghini

Liberdade concentrada com o novo Jeep Avenger

10 minutos de loucura automóvel na Gymkhana 2022

Mercedes-Benz GLE – Julho 2023

Mercedes-Benz renova eSprinter com mais potência e autonomia

Ferrari Roma cai num elevador

BMW XM vai “atacar” Pikes Peak

Freightliner apresenta segunda geração do SuperTruck

A importância da distância de segurança

Bugatti Chiron Profilée chega quase aos dez milhões de euros
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por Altarjá sei que alguns me podem bater mas português obrigatório mesmo para quem está em ciências ?!?!? se fosse inglês ... está bem que é...
- por JoaobernardoBoas novamente, O meu charuto Fiesta de um dia para o outro, a frio, não aguenta o ralenti, leva umas "gazadas", aquece um pouco e lá se...
- por JoaobernardoBoas, Preciso de uma ajuda vossa, onde encontrar um óleo compatível para o motor 1.0 Firefly Hybrid para o meu 500. Tem sido uma verdadeira...
- por RibatejanoOlá a todos. Um amigo meu está a pensar comprar um Kia Cerato de 2005, motor 1.5 crdi com 190 mil kms e livro de revisões. O que pensam deste...
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari
- Notícias2 semanas antes
BMW i4 tem nova proposta mais acessível
- Notícias2 semanas antes
Renault revela teaser do novo monovolume Espace
- Comerciais2 semanas antes
DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos
- Avaliações Usados2 semanas antes
Seat Ibiza (2017-2021)
- Notícias1 semana antes
Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto
- Notícias1 semana antes
Porsche Vision 357 celebra os 75 anos do 356
- Comerciais5 dias antes
DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024