Comerciais
Volvo Trucks começa testes com veículos a hidrogénio
Published
6 meses anteson
By
Motor Guia
A Volvo Trucks está a testar um protótipo de um camião a pilha de combustível que poderá percorrer até 1000 quilómetros entre abastecimentos de hidrogénio.

No âmbito da estratégia de descarbonização do transporte rodoviário, a Volvo Trucks está a desenvolver uma gama de baixas emissões, que, além de camiões a biogás ou elétricos, também vai incluir propostas a célula de de combustível alimentadas por hidrogénio.
Os primeiros protótipos já estão a ser ensaiados no circuito de testes da marca sueca. Graças às células de combustível alimentadas por hidrogénio, o camião produz a sua própria energia e emite apenas vapor de água para a atmosfera.
Os camiões a pilha de combustível têm uma autonomia equivalente a muitos camiões diesel – até 1000 km – e o abastecimento demora menos de 15 minutos. O peso bruto combinado pode ser de 65 toneladas ou mesmo superior, e as duas células de combustível têm a capacidade de produzir 300 kW de eletricidade a bordo.
Os testes em clientes deverão ter início nos próximos anos e a comercialização está prevista para o final desta década.

As células de combustível para os camiões alimentados a hidrogénio serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.
A tecnologia das células de combustível está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, sendo vários os benefícios, mas também os desafios. Um deles é o abastecimento em larga escala de hidrogénio verde. Outro diz respeito ao facto de a infraestrutura de reabastecimento para veículos pesados está ainda por desenvolver.
Também pode gostar
Comerciais
DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024
Published
17 horas anteson
03/02/2023
A empresa internacional de logística DB Schenker e o fabricante comercial de veículos pesados MAN Truck & Bus assinaram um acordo para integrar, pela primeira vez, o novo MAN eTruck. A DB Schenker está assim a impulsionar a eletrificação da sua frota e o transporte rodoviário de mercadorias. A empresa planeia acrescentar 100 novos MAN eTrucks à sua frota até 2026.

Na primeira metade de 2024, os primeiros MAN eTrucks serão produzidos numa pequena série na linha de produção na sede da empresa em Munique. Com a assinatura do acordo, a DB Schenker é o primeiro cliente piloto para estes eTrucks. A empresa quer ganhar experiência prática com o produto o mais cedo possível. Isto inclui também a criação da sua própria infra-estrutura de carregamento, planeamento inteligente de rotas e outros serviços digitais da MAN Digital Solutions, tais como eManager, ServiceCare e MAN Driver App. A DB Schenker é, portanto, apoiada pela consultoria 360° da MAN Transport Solutions, incluindo análise de rotas, estratégia de carregamento, planeamento de infra-estruturas de carregamento e otimização da procura de energia.

Os primeiros MAN eTrucks para a DB Schenker serão tractores para semirreboque. A baixa altura do semirreboque de cerca de 950 mm permite o transporte de reboques com uma altura interna de 3 metros. Dez MAN eTrucks que a DB Schenker receberá em 2024 serão unidades de ultra-tractor. Os outros camiões eléctricos a serem entregues em 2025 e 2026 estão planeados serem ultra-tractores e camiões de caixa móvel.
Os componentes essenciais do eTrucks serão produzidos em Nuremberga no futuro. A MAN fabrica as baterias de alta tensão neste local – actualmente ainda em produção em pequenas séries, mas a partir do início de 2025 os pacotes de baterias serão produzidos em grandes séries. Para este fim, a empresa irá investir cerca de 100 milhões de euros durante os próximos cinco anos no local de produção tradicional para motores de combustão interna. O fabricante de veículos comerciais está também a receber apoio do governo do estado da Baviera, que se comprometeu a contribuir com cerca de 30 milhões de euros para a pesquisa de energia e financiamento tecnológico para o período de 2023 a 2027.
Comerciais
Farizon Auto quer comercializar 150.000 veículos em 2023
Published
3 dias anteson
01/02/2023
A Farizon Auto anunciou que ultrapassou as dez mil unidades vendidas por mês em dezembro de 2022, o que constitui um novo recorde para este fabricante de veículos comerciais detido pelo grupo Geely.

A marca adianta ainda que foi líder de vendas no segmento de veículos comerciais eletrificados, tendo mesmo consolidado a sua posição. O fabricante refere que estabeleceu um ambicioso objetivo de vendas de 150 mil unidades em 2023.
No ano passado, os camiões ligeiros eletrificados da Farizon Auto foram os mais vendidos no segmento na China, com uma taxa de penetração de 23,4%.
A Farizon Auto aumentou o seu capital de 135,5 milhões de euros para 475 milhões de euros em outubro. A empresa espera concluir o seu financiamento em 2023 e anunciou que nos próximos três anos se compromete a acelerar o desenvolvimento de produtos e mercados de capitais e atingir uma meta de capitalização em Bolsa de 27,59 mil milhões de euros.

Tem ambição de ser o maior exportador chinês de veículos comerciais eletrificados até 2027. Atualmente já está presente na Tailândia e em Singapura, mas também pretende entrar na Europa, noutros países da Ásia-Pacífico e noutros mercados regionais.
Assim, no âmbito da sua estratégia de internacionalização estabeleceu recentemente um acordo com a Admiral Mobility para o fornecimento de mil furgões elétricos SuperVan que se destinam aos Emiratos Árabes Unidos

Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari

BMW i4 tem nova proposta mais acessível

Renault revela teaser do novo monovolume Espace

DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos

Seat Ibiza (2017-2021)

PETRONAS e IVECO juntas no desenvolvimento de fluidos sustentáveis

Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto

A “alucinante” perseguição a… um trator

O renascimento da Lancia em filme

Um Lamborghini a fazer rally?

Maserati fecha o ano com vídeo de retrospetiva

O vídeo de Natal da Lamborghini

Liberdade concentrada com o novo Jeep Avenger

10 minutos de loucura automóvel na Gymkhana 2022

Bugatti Chiron Profilée chega quase aos dez milhões de euros

DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024

A “alucinante” perseguição a… um trator

BMW M3 CS – Março 2023

Farizon Auto quer comercializar 150.000 veículos em 2023

Porsche Vision 357 celebra os 75 anos do 356

Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por marciolmOlá a todos, Gostava de pedir a vossa opinião sobre um carro para a minha namorada. Ela atualmente tem um Peugeot 207 de 2009 a gasolina com 90...
- por OpelCorsaBBoa tarde. Tenho uma viatura clássica e uma mota a 2 tempos e estão guardados dentro da minha garagem box. Fui abordado por um vizinho a dizer que...
- por jndias33Olá a todos. Basicamente o meu carro está parado no mecânico porque ele não encontra esta peça em nenhum lado (usada, claro). Será assim...
- por DDarkoBoas. No inicio de 2020 existiu uma campanha de Renting na Leaseplan (Leon) que julgo ser conhecida por aqui. Alguns user do Forum aderiram campanha...
Em aceleração
- Manutenção2 semanas antes
Como lidar com o gelo acumulado no para-brisas
- Notícias2 semanas antes
E-Ray é o primeiro Corvette híbrido e com tração integral
- Comerciais2 semanas antes
DAF lança novo eixo propulsor direcional
- Notícias2 semanas antes
Que tal uma cadeira gaming da Porsche?
- Notícias1 semana antes
Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari
- Notícias1 semana antes
BMW i4 tem nova proposta mais acessível
- Comerciais2 semanas antes
Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota
- Notícias1 semana antes
Renault revela teaser do novo monovolume Espace