Comerciais
Volvo Trucks começa testes com veículos a hidrogénio

A Volvo Trucks está a testar um protótipo de um camião a pilha de combustível que poderá percorrer até 1000 quilómetros entre abastecimentos de hidrogénio.

No âmbito da estratégia de descarbonização do transporte rodoviário, a Volvo Trucks está a desenvolver uma gama de baixas emissões, que, além de camiões a biogás ou elétricos, também vai incluir propostas a célula de de combustível alimentadas por hidrogénio.
Os primeiros protótipos já estão a ser ensaiados no circuito de testes da marca sueca. Graças às células de combustível alimentadas por hidrogénio, o camião produz a sua própria energia e emite apenas vapor de água para a atmosfera.
Os camiões a pilha de combustível têm uma autonomia equivalente a muitos camiões diesel – até 1000 km – e o abastecimento demora menos de 15 minutos. O peso bruto combinado pode ser de 65 toneladas ou mesmo superior, e as duas células de combustível têm a capacidade de produzir 300 kW de eletricidade a bordo.
Os testes em clientes deverão ter início nos próximos anos e a comercialização está prevista para o final desta década.

As células de combustível para os camiões alimentados a hidrogénio serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.
A tecnologia das células de combustível está ainda numa fase inicial de desenvolvimento, sendo vários os benefícios, mas também os desafios. Um deles é o abastecimento em larga escala de hidrogénio verde. Outro diz respeito ao facto de a infraestrutura de reabastecimento para veículos pesados está ainda por desenvolver.
Comerciais
Amsterdão encomenda 40 DAF totalmente elétricos

A cidade de Amsterdão está a adquirir 40 camiões elétricos DAF XD para recolha de lixo. Os camiões DAF XD Electric 6×2 FAN serão entregues em 2026 com uma variedade de tipos de carroçaria, cada um projetado para uma aplicação específica.
A encomenda de camiões DAF totalmente elétricos faz parte da ambição de Amsterdão de reduzir ao mínimo as emissões de CO2 e outras. Os veículos serão fornecidos através do concessionário DAF Truckland e VDL-Translift, que cuidará de parte da carroçaria.
Um fator importante na decisão da cidade de Amsterdão de escolher o DAF XD Electric foi sua compatibilidade com a carroçaria. De fábrica, os conjuntos de baterias podem ser montados em várias posições no chassi, de modo que os construtores de superstruturas não precisam realocar componentes elétricos, e há amplo espaço para equipamentos de montagem, como pernas estabilizadoras.
Amsterdão também levou em conta a estratégia da DAF de usar a química da bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP). As baterias LFP são livres de cobalto e níquel com uma longa vida útil prevista, tornando-as ideais para utilização em camiões. Podem ser carregados até 100% repetidamente com impacto mínimo no desempenho ou confiabilidade. São também muito estáveis termicamente, garantindo a sua segurança em aplicações como estas.
Os 40 veículos DAF XD Electric para a cidade de Amesterdão serão equipados com diferentes tipos de carroçaria. Estes incluem 13 carregadores traseiros, 10 guindastes e 17 carregadores frontais para recolha de contentores. Com esta nova frota, o município poderá recolher quase todo o tipo de resíduos domésticos isentos de emissões.
Todos os veículos serão equipados com 3 (de um máximo de 5) baterias LFP de 105 kWh cada. Estas fornecem energia ao motor elétrico de 170 kW ou 220 kW do XD Electric. Para alimentar equipamentos, incluindo a carroçaria e as gruas de carga, os veículos serão equipados com uma ePTO de 90 kW.
situs slot situs slot slot gacor link slotComerciais
Volkswagen Transporter ganha versão três novas opções

A Volkswagen Veículos Comerciais juntou uma nova versão à renovada gama Transporter tornando o modelo ainda mais competitivo.
Assim, para juntar à versão Cargo, chegam novas opções: Transporter basculante com cabina dupla e grande plataforma de carga (a partir de 38.380 euros+IVA), Transporter CrewVan para transporte combinado de mercadorias e passageiros (a partir de 38.340 euros+IVA). Estes modelos podem ser configurados com motor turbodiesel ou elétrico.

Caixa aberta com cabina dupla é uma opção com grande procura na gama. Como não há concorrentes nesta configuração, o sucesso é grande, principalmente no setor da construção civil. As variantes com tração dianteira utilizam um motor turbodiesel (TDI) de 81 kW / 110 CV ou de 110 kW / 150 CV. Devido à sua utilização frequente em aplicações específicas fora de estrada, a Volkswagen Veículos Comerciais oferece opcionalmente o novo Transporter caixa aberta com cabina dupla e tração integral 4MOTION. Nesta configuração, é sempre utilizado um motor turbodiesel (TDI) de 110 kW / 150 CV com caixa automática de 8 velocidades. Pela primeira vez, o modelo com caixa aberta pode também ser encomendado com motorização elétrica, com potências de 100 kW / 136 cv, 160 kW / 218 cv ou 210 kW / 286 CV. A bateria do e-Transporter, sempre com tração traseira, tem uma capacidade útil de 64 kWh. Devido à arquitetura e ao princípio de conceção, todos as versões do e-Transporter estão equipadas com caixa automática de uma velocidade.

Já a nova versão CrewVan associa-se à gama Transporter para o transporte combinado de mercadorias e passageiros. Esta versão inclui sempre um banco corrido de três lugares na segunda fila. Também aqui, a primeira fila de assentos pode ser encomendada com um ou dois bancos para os passageiros dianteiros – permitindo, assim, até seis lugares, incluindo o do condutor. Existe uma divisória em plástico com janela entre a zona dos passageiros e o compartimento de carga. A versão Transporter CrewVan está equipada com uma porta deslizante do lado do passageiro; a porta deslizante do lado do condutor pode ser encomendada como opção. As portas deslizantes estão equipadas com vidros.
Como opção, as novas variantes do Transporter podem ser configuradas com o acabamento e os equipamentos de todo-o-terreno da versão PanAmericana. Além das melhorias no interior, as versões PanAmericana apresentam revestimentos exteriores particularmente robustos além de jantes de liga leve.
bento4d slot gacor hari ini bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs slot situs slot slot gacor link slot-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Avaliações Usados2 semanas ago
BMW Série 1 (2019-…)
-
Comerciais2 semanas ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Curiosidades1 semana ago
O arquivo histórico da Lamborghini
-
Motos2 semanas ago
Algarve de novo no calendário do MotoGP em 2026
-
Manutenção Motos1 semana ago
Condução defensiva com a sua moto