Comerciais
FUSO comemora 90 anos

A filial asiática da Daimler Truck, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corportation, celebra os 90 anos da marca FUSO.
A origem do emblemático nome FUSO remonta a maio de 1932, quando o primeiro autocarro da Mitsubishi, o “carro partilhado tipo B46”, produzido nos estaleiros de Kobe da antiga Mitsubishi Shipbuilding, recebeu precisamente a designação FUSO. O nome foi sugerido por um engenheiro do próprio estaleiro. Originalmente faz referência a uma grande árvore sagrada e atualmente utiliza-se como nome da flor de hibisco.
O autocarro de 7 metros e 38 lugares estava equipado com um motor a gasolina de 7 litros, 6 cilindros e 100 CV. Para comemorar a primeira entrega do autocarro tipo B46 ao Ministério dos Carris de Ferro, foi escolhido FUSO entre as propostas interna para o nome do autocarro.
Depois do primeiro veículo, o apelido FUSO continuou a ser utilizado a partir de então para produtos importantes, como o camião de 4 toneladas com motor a gasolina KT1 (1946), o primeiro camião pesado com cabina T380 e o primeiro minibus japonês, o Rosa (1960). Em consonância com o elevado crescimento económico do Japão nos anos 50/70, a gama de produtos incluiu toda uma série de camiões e autocarros, desde os mais pequenos até aos maiores, desempenhando um papel importante no desenvolvimento económico.
A MFTBC, o construtor dos veículos comerciais da marca FUSO, nasceu quando a Mitsubishi Motors Corporation separou a sua divisão de veículos comerciais do negócio dos carros ligeiros em 2003, para passar a fazer parter da antiga Daimler Chrysler. Em 2004, a MFTBC juntou-se ao segmento de veículos comerciais da Daimler Chrysler.
Atualmente, a FUSO produz um gama completa de veículos comerciais que inclui camiões e autocarros ligeiros, médios e pesados, assim como motor industriais para mais de 170 mercados en todo o mundo. Com uma força de trabalho de 11 mil empregados, a FUSO é uma parte integrante da carteira global de camiões e autocarros da Daimler Truck AG (Daimler Truck) e um pilar chave da operação comercial da empresa no hemisfério asiático.
Em 2021, a FUSO contribuiu em grande medida para o enorme aumento das vendas da Daimler Truck, com vendas totais de mais de 125 mil unidades, que representam mais de uma quarta parte das vendas globais das várias unidades do grupo.
Comerciais
Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa

Desde o início de 2025, mais de 100 MAN eTrucks elétricos foram implementados com sucesso por empresas de logística na Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos. Grandes empresas como a Duvenbeck, DB Schenker, Dachser, Dräxlmaier e Koopman estão a liderar esta transição para uma logística mais sustentável.
Estes camiões elétricos a bateria já percorreram cerca de 500.000 quilómetros. Graças ao seu sistema de propulsão sem emissões, estima-se que tenham sido evitadas 400 toneladas de CO2 em comparação com um camião a diesel convencional, que consome uma média de 27 litros por 100 quilómetros.

Se cada unidade atingisse 1,2 milhões de quilómetros durante a sua vida útil, a poupança potencial atingiria 120.000 toneladas de CO2. Um passo de gigante no caminho para o transporte com emissões zero.
Estes veículos fazem parte de uma série preliminar de 200 unidades produzidas pela MAN em 2024 para clientes que são pioneiros na adoção da electromobilidade. A entrega das restantes unidades prossegue a bom ritmo, com entregas diárias a clientes europeus.
“Estamos a adquirir uma valiosa experiência prática antes do início da produção em série dos novos MAN eTGX e MAN eTGS em maio. O nosso design modular de baterias e a autonomia otimizada para percursos de longo curso estão a ser muito bem recebidos. Além disso, a versão como unidade de tração de ultra baixo volume é particularmente popular”, sublinha o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho de Administração de I&D da MAN Truck & Bus.
Na sua rotina diária, os eTrucks percorrem entre 400 e 600 quilómetros, e um deles chegou mesmo aos 800 km por dia graças ao carregamento intermédio. Com um consumo médio de 106 kWh por 100 quilómetros, estes camiões estão a demonstrar uma eficiência notável, mesmo durante os exigentes meses de inverno.
Um dos testes mais espetaculares foi o MAN Polar Express: um MAN eTGX percorreu os 3.000 quilómetros do Círculo Polar Ártico até Munique, movido exclusivamente a energia eléctrica. Esta viagem extrema demonstrou não só a sua autonomia, mas também a sua resistência a temperaturas negativas, confirmando que o transporte pesado 100% elétrico já é viável na Europa, utilizando apenas infra-estruturas públicas de carregamento.
O percurso serviu também para testar o cartão MAN Charge&Go, que permite carregar em postos de carregamento públicos de diferentes fornecedores com uma única solução.
Durante esta aventura, viajaram a bordo figuras conhecidas do mundo dos camiões, como André Brockschmidt (Bauforum 24) e Christina Scheib (Trucker Babes). Ambos partilharam a sua experiência numa série de cinco vídeos no canal do YouTube da MAN Truck & Bus, bem como mostraram a viagem aos seus seguidores através das redes sociais
Comerciais
Nors entrega o milionésimo camião Renault Trucks à TJA

A Nors celebrou a entrega do milionésimo camião produzido pela Renault Trucks à TJA. A cerimónia ocorreu em Estarreja, nas instalações da transportadora, com a presença de representantes da Nors, TJA, Renault Trucks e Renault Trucks Financial Services, responsável pelo financiamento do veículo.

Como parte da celebração, a Nors surpreendeu a TJA com uma personalização exclusiva do camião, uma homenagem simbólica que reflete o legado e o compromisso contínuo da Renault Trucks ao longo de mais de 100 anos de história.
O evento, que reuniu mais de 50 pessoas representou muito mais do que uma simples entrega: foi o reflexo de uma parceria sólida e duradoura, voltada para um futuro da mobilidade sustentável e inovadora.
Durante a sessão, João Manuel Amaral, Administrador da TJA, evocou a longa e sólida história de colaboração entre a transportadora, a Nors e a Renault Trucks. Num momento especialmente emotivo, partilhou que já o camião Renault Trucks número 1000 tinha sido entregue à TJA, sublinhando a coincidência simbólica de, décadas depois, a empresa receber também o milionésimo camião produzido pela marca.

A presença do seu pai, João Pinto Amaral, fundador da TJA, deu ainda maior significado ao momento, simbolizando a passagem de testemunho entre gerações e o papel determinante da Renault Trucks no crescimento e evolução da TJA ao longo das últimas décadas. “Estamos a viver um momento ímpar, histórico. Receber o camião um milhão é também reconhecer o caminho percorrido com uma marca que tem contribuído para a nossa performance e fiabilidade,” destacou João Manuel Amaral.
Desde 2016, a relação estratégica entre a TJA e a Nors, representante oficial da Renault Trucks em Portugal, tem sido marcada por resultados sólidos. A TJA adquiriu cerca de 3.000 camiões Renault Trucks, sendo que quase 1.000 unidades foram fornecidas pela Nors, representando hoje cerca de 40% da frota atual da transportadora.
Para Nuno Guimarães, CEO da Nors, no segmento Trucks and Buses, em Portugal, em representação da marca Renault Trucks, esta relação vai além da entrega de veículos: “Trabalhamos lado a lado para garantir soluções integradas. A TJA é um exemplo do que é possível alcançar com rigor e ambição. Temos orgulho de fazer parte deste caminho”.
O camião entregue foi produzido na fábrica de Bourg-en-Bresse, em França, que, em 2024, celebrou 60 anos de história industrial. Esta unidade continua a reinventar-se, com a produção dos modelos 100% elétricos E-Tech e com a personalização de cada camião para atender às necessidades específicas de cada operação.
Laure Klinguer, Vice-Presidente da Renault Trucks, enfatizou que este marco industrial representa não apenas o sucesso da marca, mas também um compromisso de longo prazo com o setor. “Um milhão de camiões, milhões de histórias. A Renault Trucks sempre esteve comprometida com o progresso, a inovação e a sustentabilidade. Estamos a investir significativamente em soluções de transporte mais eficientes e ambientalmente responsáveis”, sublinhou.
O ponto alto da cerimónia foi a entrega simbólica das chaves do camião personalizado à TJA, realizada por Nuno Guimarães a João Manuel Amaral, na presença de três gerações da família Amaral: João Pinto Amaral, pai, João Manuel Amaral, filho, e João Miguel Amaral, neto. Este gesto evidencia que esta parceria se faz não só de números, mas principalmente de histórias e pessoas.
José Bruno Osório, Diretor Comercial da Nors, no segmento Trucks and Buses, em Portugal para a marca Renault Trucks, reforçou a importância do serviço de proximidade e da confiança mútua: “Cada camião que entregamos representa um compromisso com a excelência operacional e uma relação próxima, humana e técnica”.
-
Motos2 semanas ago
Ducati e Lamborghini de mãos dadas
-
Curiosidades2 semanas ago
Bate numa parede por causa dos chinelos
-
Comerciais2 semanas ago
Ford Trucks coloca F-Max numa campanha com 0% de juros
-
Notícias1 semana ago
Condutor de Nova Iorque bateu recorde de multas
-
Notícias Motos1 semana ago
Figueira da Foz vai receber o Dia Nacional do Motociclista
-
Comerciais2 semanas ago
Citroën apresenta versão Van do ë-C3
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Mazda 2 (2015-…)
-
Notícias1 semana ago
Kia EV3 foi eleito o Carro Mundial do Ano 2025