Comerciais
Mercedes apresenta novos veículos militares em Abu Dhabi
A Daimler Truck prepara-se para aumentar o seu catálogo de camiões militares em 2025. Com as novas versões atualizadas dos Mercedes Arocs e Zetros, o fabricante alemão pretende responder ainda melhor às necessidades do sector da defesa.

E para assinalar a ocasião, a grande apresentação terá lugar na IDEX Abu Dhabi, uma das maiores feiras internacionais de segurança e defesa, que se realizará de 17 a 21 de fevereiro de 2025.
Neste evento, a Mercedes-Benz Special Trucks apresentará quatro veículos especializados, concebidos para enfrentar as condições mais extremas:calor abrasador, terrenos arenosos e estradas caóticas. Estes incluem dois Zetros todo-o-terreno, uma unidade de potência Arocs ultra-resistente e um chassis variável para blindagem especial (FGA).

O Mercedes Zetros em exposição no IDEX foi concebido para enfrentar infraestruturas limitadas e terrenos acidentados. O seu segredo? Uma cabina recuada para reduzir as vibrações e aumentar a estabilidade.
Sob o seu (imponente) capô está um motor Diesel de seis cilindros em linha OM 460 de 12,8 litros, capaz de desenvolver até 510 CV e 2 300 Nm de binário, e compatível com o combustível NATO F-34 (um combustível à base de querosene foi introduzido pela primeira vez nas bases da NATO em 1978). Com uma transmissão de 16 velocidades (semi-automática ou conversor de binário), diferenciais bloqueáveis e uma impressionante capacidade de transposição, este gigante atravessa a areia, a lama e os rios sem vacilar.
Na sua versão para trator-reboque, pode rebocar até 120 toneladas! Para operações mais compactas, o Zetros 2036 A 4×4 (360 CV) também estará presente. Beneficia de um design mais manobrável, mas mantém um desempenho ultra-elevado.

Já o Mercedes-Benz Arocs 4042 AS 6×6 foi concebido para o transporte todo-o-terreno de cargas pesadas. A sua principal vantagem? Um guincho duplo capaz de recuperar e carregar veículos danificados.
O seu motor, o mesmo do Zetros, mas reduzido para 421 cv, associado à caixa de velocidades automática Powershift 3, promete um ótimo desempenho e um consumo de combustível “controlado” (no mundo dos veículos de defesa…).
Um pequeno bónus: o Arocs está equipado com um sistema de regulação da pressão dos pneus para uma melhor mobilidade fora de estrada, bem como uma escotilha no tejadilho e luzes de camuflagem para operações discretas.
Por fim, a Daimler Truck apresentará o seu chassis FGA, ideal para veículos blindados táticos até 14,8 toneladas de peso total. Com o ADN Unimog, este chassis apresenta eixos portantes, tecnologia de tubo de pressão e molas helicoidais para uma resistência e agilidade excecionais.
O seu motor diesel OM 926 LA de 326 CV e a caixa de velocidades automática Allison de seis relações garantem potência e adaptabilidade a uma multiplicidade de configurações militares.
Comerciais
Cabina Série P da Scania conquista cinco estrelas no Euro NCAP
A cabina P da Scania voltou a destacar-se no campo da segurança ao alcançar a classificação máxima de cinco estrelas no programa Safer Trucks do Euro NCAP. Este é o segundo reconhecimento recente para a marca, depois da distinção atribuída à cabina L, reforçando a sua posição de referência na segurança aplicada ao transporte urbano.

A avaliação incidiu sobre um veículo de distribuição equipado com cabina P na versão 4×2, sendo que esta classificação se estende também à versão 6×2 e à cabina da série L para o mesmo tipo de operações. Para além da pontuação máxima, a cabina P obteve ainda o melhor resultado na categoria “CitySafe”, dedicada a veículos pesados com sistemas pensados para prevenir acidentes em ambiente urbano.
Versátil e robusta, esta gama de cabinas é amplamente utilizada em operações urbanas e regionais, bem como na construção e noutras aplicações específicas. A posição elevada do condutor proporciona excelente visibilidade sobre o tráfego, reforçada pela “Scania City Door”, que melhora o campo de visão lateral.

Segundo Lars Gustafsson, responsável pela área de camiões da marca, esta distinção confirma o compromisso da empresa com a segurança e a sua capacidade de responder às exigências crescentes das cidades, dos clientes e dos utilizadores da via.
A cabina P integra ainda tecnologias avançadas de assistência à condução, que alcançaram uma pontuação global de 93%. Destacam-se os sistemas de mitigação de colisões frontais, manutenção na faixa de rodagem e proteção de utilizadores vulneráveis, como ciclistas, em manobras de viragem, tendo este último obtido uma avaliação perfeita.
Também Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, elogiou a marca, sublinhando o seu papel na criação de veículos mais seguros para o contexto urbano e na proteção dos utilizadores mais vulneráveis.
Recorde-se que, recentemente, a cabina L da Scania — especialmente concebida para operações urbanas como a recolha de resíduos — recebeu igualmente cinco estrelas, graças à sua ergonomia e visibilidade direta excecional.
Tanto a cabina P como a série L fazem parte do sistema modular da Scania, permitindo uma experiência consistente para os condutores, com maior familiaridade, conforto e eficiência no desempenho das suas funções.
Comerciais
Volvo apresenta novos camiões elétricos com até 700 km de autonomia
A Volvo Trucks continua a avançar na eletrificação do transporte pesado com a apresentação de uma nova geração de camiões elétricos. A empresa anunciou o lançamento de novos modelos com maior autonomia, melhor desempenho e maior flexibilidade operacional, entre os quais se destaca o Volvo FH Aero Electric, capaz de atingir até 700 km de autonomia com uma única carga.
Com esta nova gama, a Volvo reforça a sua posição como um dos líderes mundiais em camiões elétricos de grande tonelagem e amplia a sua oferta para cobrir um maior número de aplicações de transporte.
A principal novidade é o Volvo FH Aero Electric com autonomia alargada, concebido para o transporte de longa distância. Este modelo pode percorrer até 700 km com uma única carga, o que representa um avanço importante para o setor do transporte pesado elétrico.
Esta maior autonomia é possível graças a uma nova tecnologia de linha motriz baseada num eixo elétrico, que permite libertar espaço para instalar mais capacidade de baterias
O camião também é compatível com o novo sistema de carregamento de megawatts (MCS). Graças a esta tecnologia, a recarga das oito baterias do veículo de 20 % a 80 % pode ser realizada em aproximadamente 50 minutos, um tempo que se enquadra nos períodos de descanso obrigatórios dos condutores na União Europeia.

“Este camião elétrico de longo curso oferece uma autonomia excecional combinada com uma grande capacidade de carga, carregamento rápido e um excelente conforto de condução. Com ele, os nossos clientes podem percorrer longas distâncias ao longo de todo o dia de trabalho com uma produtividade comparável à dos camiões a diesel», explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Além do novo modelo de longo curso, a Volvo também atualizou os seus camiões elétricos FH, FM e FMX, que agora incorporam uma linha motriz completamente nova. Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais. Isto é possível graças a uma tomada de força (PTO) integrada na caixa de velocidades, que permite utilizar estes sistemas mesmo enquanto o camião está em movimento.
Os novos camiões elétricos FH, FM e FMX Electric oferecem uma autonomia de até 470 km e podem ser carregados de 20 % a 80 % em cerca de 65 minutos.
Estes modelos foram concebidos para oferecer maior flexibilidade em diferentes aplicações de transporte e permitem alimentar equipamentos auxiliares — como betoneiras, guindastes de gancho ou sistemas de recolha de resíduos — sem necessidade de motores adicionais
Todos os novos camiões elétricos da Volvo incorporam motores duplos e uma caixa de velocidades otimizada para transmissões elétricas, o que permite um funcionamento mais suave e eficiente.
Os modelos FH, FM e FMX Electric estão equipados com uma caixa Powershift de oito velocidades, enquanto o FH Aero Electric utiliza uma transmissão de seis velocidades. Este sistema melhora a suavidade nas mudanças de marcha e reduz o ruído e as vibrações, o que contribui para uma condução mais confortável para o condutor.
A Volvo Trucks confirmou que os novos camiões elétricos serão introduzidos progressivamente nos mercados a partir de 2026.
A empresa considera que os veículos elétricos terão um papel fundamental no futuro do transporte pesado. «Acreditamos firmemente que os veículos elétricos representarão uma grande parte do transporte rodoviário mundial no futuro. Com o desempenho dos nossos novos modelos, é fácil perceber porquê», conclui Roger Alm.
-
Notícias2 semanas agoCupra já revelou o novo Raval
-
Notícias2 semanas agoSanta Cruz recebe clássicos
-
Comerciais2 semanas agoGrupo Adarsa toma conta da distribuição da Mercedes-Benz Vans em Portugal
-
Curiosidades2 semanas agoÁrvore parte Porsche ao meio, literalmente
-
Notícias1 semana agoNissan mostra um pouco do futuro Skyline
-
Notícias1 semana agoVolkswagen entrega mais meios ao ISN
-
Notícias5 dias agoBrigada de Trânsito da GNR vai voltar
-
Sem categoria2 semanas agoGeely em Portugal pela mão da Salvador Caetano
