Comerciais
Versão de passageiros de Berlingo, Jumpy e SpaceTourer vão ser apenas elétricas

Já a partir deste mês de janeiro de 2022, modelos de passageiros Berlingo, Jumpy Combi e SpaceTourer vão estar disponíveis apenas em versão elétrica.
A Citroën acelera assim a eletrificação da sua gama em benefício dos clientes e do ambiente. Esta estratégia abrange as versões de passageiros destes modelos na Europa. As versões com motor a combustão irão continuar disponíveis na gama de veículos comerciais e em mercados fora do continente europeu.
De salientar que o Grand C4 SpaceTourer, com lotação para acolher até sete ocupantes, continua presente na gama Citroën, na sua versão térmica.
Esta decisão resulta de uma abordagem responsável por parte de uma marca empenhada e inovadora, que reafirma o seu total envolvimento na transição energética e que deseja conduzir os seus clientes para soluções do futuro. Fiel à sua tradição, a Citroën mostra a sua ousadia ao serviço da mobilidade, integralmente alinhada com as necessidades e as preocupações da sociedade.
O Citroën ë-Berlingo está disponível em dois comprimentos, podendo acolher até sete ocupantes. Mantém a mesma generosa habitabilidade interior, com três bancos traseiros independentes, espaço de arrumação multifunções no tejadilho Modutop e óculo traseiro com abertura.
Cada viagem a bordo é um momento de descontração para todos os passageiros. O motor elétrico, com 136 cv de potência e uma velocidade de 130 km/h, permite um arranque suave graças ao binário imediatamente disponível. A condução é suave, sem vibrações, silenciosa e isenta de emissões de CO2.
A bateria de iões de lítio de 50 kWh do ë-Berlingo permite uma autonomia máxima de 280 km, permitindo cumprir a maioria das deslocações diárias sem preocupações. Pode ser recarregado a 80% em apenas 30 minutos num posto público de carregamento rápido até 100kW, e em cerca de 7 horas através de uma Wallbox monofásica de 7,4kW, que pode ser facilmente instalada por utilizadores de veículos de lazer, os quais tendem a residir maioritariamente em moradias. O aumento da disponibilidade da rede de carregamento tornará possível enfrentar, com total serenidade, as poucas viagens de longo curso que podem ocorrer durante o ano.
O Citroën ë-SpaceTourer é um monovolume de grandes dimensões, moderno, versátil e gratificante, capaz de transportar entre seis e nove ocupantes com total tranquilidade. Graças aos seus três comprimentos de carroçaria e opções de configuração interior, oferece uma nova solução 100% elétrica para profissionais, famílias ou grupos de amigos, acrescentando às qualidades do SpaceTourer todas as vantagens da propulsão elétrica em termos de conforto e de condução responsável e económica.
Permite grande liberdade de movimentos para várias pessoas graças aos dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP). Oferece a mesma facilidade de carregamento do ë-Berlingo e proporciona, igualmente, todo o prazer da condução em modo elétrico.
Também um monovolume de grandes dimensões, o Citroën Jumpy Combi é ideal para os profissionais e as empresas com atividades de transporte de pessoas. Do tamanho M até ao grande XL, pode acomodar 9 pessoas a bordo juntamente com as suas bagagens. Propõe inúmeras configurações de bancos “à escolha” (“à la carte”) e pode obter um volume de 5,3m3 no tamanho M e até 6 m3 no tamanho XL. Disponibiliza as mesmas soluções 100% elétricas que o ë-Spacetourer, com dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP).
Comerciais
IVECO fornece dois camiões S-eWay Fuel-Cell à BMW

A IVECO entregou hoje dois camiões pesados IVECO S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul.
Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos.
Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.

A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.
A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.

A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.
Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.
Comerciais
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

-
Notícias1 semana ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
Citroën Type Ami, um tributo ao passado
-
Notícias1 semana ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre
-
Notícias2 semanas ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Notícias1 semana ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape
-
Comerciais3 dias ago
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico
-
Manutenção7 dias ago
Como manter os faróis cristalinos