Comerciais
Forças Armadas belgas faz nova encomenda de veículos à DAF
Na sequência da encomenda anterior de 879 camiões militares CF com tração às quatro rodas, as Forças Armadas belgas efetuaram uma nova encomenda à DAF de 9 combinações de trator/reboque pesados para a recuperação rápida e segura de veículos em zonas de operação e conflitos. A entrega dos veículos está programada para 2024.

A encomenda destina-se a combinações completas constituídas por tratores militares CF de quatro eixos com tração às quatro rodas, bem como semirreboques extensíveis de plataforma e três eixos da Broshuis. Os tratores serão equipados com uma cabina balística topo de gama que oferece a máxima proteção aos ocupantes durante o transporte e a evacuação de veículos em operações militares.
A DAF está a trabalhar em estreita colaboração com a reconhecida TATRA Trucks, na República Checa, o que resulta num conceito de chassis único com transmissão de classe mundial, tubo de estrutura central e suspensão independente de semieixos.
Isto proporciona ao CF militar capacidades todo o terreno inigualáveis e um conforto excecional ao condutor, mesmo nos terrenos mais desafiantes. Os veículos de reboque encomendados pelas Forças Armadas belgas serão alimentados por motores PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 340 kW/460 CV.
As cabinas balísticas topo de gama serão fornecidas pela TATRA DEFENCE VEHICLES, utilizando componentes das cabinas da série CF da DAF produzidos na Bélgica.
As Forças Armadas e a DAF irão proceder à manutenção das combinações militares CF em estreita colaboração, na qual a rede de concessionários profissionais DAF na Bélgica desempenha um papel crucial. A rede de concessionários DAF com mais de 1100 locais em todo o mundo está disponível para manutenção fora das fronteiras belgas, bem como o serviço de assistência rodoviária inigualável DAF ITS.
A organização de concessionários DAF pode contar com o apoio da PACCAR Parts para a disponibilização de peças líder de mercado.
A nova encomenda das Forças Armadas belgas surge na sequência de uma encomenda anterior no início deste ano, para a entrega de 879 veículos 4×4 e 8×8 entre 2022 e 2025.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
