Comerciais
Forças Armadas belgas faz nova encomenda de veículos à DAF

Na sequência da encomenda anterior de 879 camiões militares CF com tração às quatro rodas, as Forças Armadas belgas efetuaram uma nova encomenda à DAF de 9 combinações de trator/reboque pesados para a recuperação rápida e segura de veículos em zonas de operação e conflitos. A entrega dos veículos está programada para 2024.
A encomenda destina-se a combinações completas constituídas por tratores militares CF de quatro eixos com tração às quatro rodas, bem como semirreboques extensíveis de plataforma e três eixos da Broshuis. Os tratores serão equipados com uma cabina balística topo de gama que oferece a máxima proteção aos ocupantes durante o transporte e a evacuação de veículos em operações militares.
A DAF está a trabalhar em estreita colaboração com a reconhecida TATRA Trucks, na República Checa, o que resulta num conceito de chassis único com transmissão de classe mundial, tubo de estrutura central e suspensão independente de semieixos.
Isto proporciona ao CF militar capacidades todo o terreno inigualáveis e um conforto excecional ao condutor, mesmo nos terrenos mais desafiantes. Os veículos de reboque encomendados pelas Forças Armadas belgas serão alimentados por motores PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 340 kW/460 CV.
As cabinas balísticas topo de gama serão fornecidas pela TATRA DEFENCE VEHICLES, utilizando componentes das cabinas da série CF da DAF produzidos na Bélgica.
As Forças Armadas e a DAF irão proceder à manutenção das combinações militares CF em estreita colaboração, na qual a rede de concessionários profissionais DAF na Bélgica desempenha um papel crucial. A rede de concessionários DAF com mais de 1100 locais em todo o mundo está disponível para manutenção fora das fronteiras belgas, bem como o serviço de assistência rodoviária inigualável DAF ITS.
A organização de concessionários DAF pode contar com o apoio da PACCAR Parts para a disponibilização de peças líder de mercado.
A nova encomenda das Forças Armadas belgas surge na sequência de uma encomenda anterior no início deste ano, para a entrega de 879 veículos 4×4 e 8×8 entre 2022 e 2025.
Comerciais
eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.
A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.
Comerciais
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia

A Stellantis e a Renault têm motivos para se preocupar. Líderes incontestáveis na Europa no setor de veículos utilitários elétricos, os dois construtores veem chegar um número crescente de concorrentes cada vez mais competitivos. É o caso da Flynt, uma marca chinesa que acaba de revelar o eLCV: um veículo comercial movido a eletricidade, com números impressionantes.

Não conhece a Flynt? É normal, pois trata-se de um fabricante que pode ser considerado «emergente» no cenário da mobilidade sustentável. A empresa chinesa deu que falar recentemente ao apresentar o seu primeiro veículo utilitário leve totalmente elétrico. Concebido desde o início para responder às necessidades dos profissionais europeus, é o resultado de uma colaboração com a MiracoMotor, uma filial do grupo chinês GAC. O furgão assenta numa plataforma elétrica dedicada, sem compromissos com modelos térmicos existentes.
Também concebido para utilização em ambientes urbanos, rurais e para entregas de última milha, o veículo apresenta características técnicas de alto nível para o seu segmento. De acordo com os primeiros dados técnicos revelados, ele vem equipado com uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com capacidade de 100 kWh, que oferece até 500 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, com um consumo médio de 20 kWh/100 km. Oferece uma capacidade de carga de até 1630 kg e um volume útil modulável entre 8,7 e 16,5 m³.

Equipada com uma arquitetura de 800 V – contra 400 V para toda a concorrência –, a carrinha beneficia de uma recarga CA até 22 kW e de recarga rápida CC até 220 kW, permitindo passar de 30 a 80% em 20 minutos. Esta tecnologia também permite funcionalidades como o vehicle-to-grid (V2G) e o vehicle-to-load (V2L). Todo o equipamento tecnológico já é compatível com a condução autónoma de nível 4, mas, tendo em conta a evolução da legislação na Europa, terá de se contentar com um nível 2 por enquanto.
A experiência a bordo pretende ser decididamente moderna, com instrumentação digital que inclui um ecrã central de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. A conectividade é assegurada pela compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O design privilegia a praticidade: acessos ergonómicos, posto de trabalho móvel e conectividade alargada. Em suma, as promessas são bastante aliciantes.
A Flynt desenvolveu este modelo em estreita colaboração com operadores europeus ativos na logística, construção e serviços. As especificações finais refletem as suas exigências, segundo a Flynt, nomeadamente baixo custo total de propriedade (TCO), manutenção reduzida, tempo de recarga curto e grande capacidade de carga. Embora o design seja europeu, a produção será assegurada na China.
-
Notícias2 semanas ago
Condutor de Nova Iorque bateu recorde de multas
-
Notícias Motos2 semanas ago
Figueira da Foz vai receber o Dia Nacional do Motociclista
-
Manutenção2 semanas ago
Maus sinais da correia de distribuição
-
Avaliações Usados4 dias ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Comerciais2 semanas ago
Vision V da Mercedes-Benz mostra o que os furgões podem oferecer
-
Comerciais5 dias ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Notícias2 semanas ago
Ecar Show 2025 arranca a 23 de maio na FIL
-
Notícias1 semana ago
MG revela o seu novo SUV