Fiat Scudo regressa à ribalta e substitui Talento – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Fiat Scudo regressa à ribalta e substitui Talento

Published

on

A Fiat Professional volta ao nome histórico do veículo produzido até 2016 na fábrica da Stellantis em Hordain, França, substituindo o Talento.



Trata-se de um veículo moderno e evoluído, agora feito com base na plataforma de furgões médios da Stellantis, e está disponível com um propulsor 100% eléctrico ou com motor Diesel. Torna-se, assim, no segundo veículo comercial da Fiat Professional também disponível em versão eléctrica, juntando-se ao E-Ducato, lançado em abril deste ano.

O manifesto para a abordagem sem compromissos do Scudo reside nas características da versão eléctrica, com a melhor autonomia do seu segmento, com até 330 km no ciclo WLTP, ideal para aqueles que trabalham na cidade e nos subúrbios.

A versão de zero emissões também apresenta uma flexibilidade única na perspectiva da missão do cliente através de dois tamanhos de bateria – 50 e 75 kWh, uma capacidade de carga em AC até 11 kW e até 100 kW em CC, para carregar a bateria de maior capacidade até 80% em apenas 45 minutos.

A capacidade de carga não sofre quaisquer alterações independentemente do tipo de propulsor e a carga útil coloca-o no centro do segmento: até 6,6 m3 de volume do compartimento de carga, carga útil superior a 1 tonelada, bem como uma capacidade de reboque de 1 tonelada.
As próprias dimensões são outro dos pontos fortes do modelo: a altura de 1,90 metros permite aceder com facilidade a unidades de armazenamento situadas em caves.

Combinada com um comprimento de 5 metros – e até 5,3 metros na versão Maxi. Está também disponível a versão exclusiva “S” que reúne todas as vantagens do Scudo em apenas 4,6 metros.
Os volumes de carga são 4,6, 5,3 ou 6,1 m3 dependendo da distância entre eixos e uma capacidade de carga máxima de 1,4 toneladas garantem capacidades sem compromissos no novo Scudo.

Juntamente com a versão eléctrica, equipada com um motor eléctrico de 100 kW (136 CV) – também estão disponíveis quatro motores Diesel: 1,5 litros em versões de 100 ou 120 CV, com transmissão manual de 6 velocidades; 2,0 litros de 145 CV com transmissão manual, ou automática de 8 velocidades e com 180 CV, igualmente acoplado com a eficiente transmissão automática de 8 velocidades.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás

Published

on

A Mercedes-Benz Trucks está a preparar uma ação ousada para voltar a entrar no Guinness World Records. Desta vez, o desafio consiste em unir inovação, destreza e sustentabilidade: percorrer a maior distância em marcha-atrás com um camião articulado.

O veículo selecionado para a tentativa de estabelecimento de um novo recorde mundial é o mais recente modelo da Mercedes-Benz, o eActros 600, um camião elétrico de longo curso que apresenta o potencial para revolucionar o setor de transportes.

A tentativa de estabelecer um novo recorde ocorrerá no dia 4 de junho, no circuito Motorsport Arena Oschersleben, localizado na Saxónia-Anhalt, na Alemanha. A missão da Mercedes-Benz Trucks é inequívoca: superar os 89 quilómetros percorridos em 2020 por um camião a gasóleo nos Estados Unidos, com o objetivo de conduzir mais de 100 quilómetros em marcha-atrás, colocando o eActros 600 na história.

A jornada não se esgota no circuito de pista fechada. Após estabelecer um novo recorde, o Mercedes-Benz eActros 600 será submetido a uma demonstração de habilidades excecionais e a uma visibilidade sem precedentes para a mobilidade elétrica. Nesse sentido, o veículo será desafiado a percorrer 30 quilómetros em marcha-atrás por estradas públicas. O destino final será o Daimler Truck Global Parts Center, em Halberstadt, na Alemanha, cuja inauguração oficial está agendada para 10 de julho do corrente ano. A partir de então, este centro será responsável pelas entregas globais de peças para os camiões da marca Mercedes-Benz.

Ao comando do eActros 600 estará Marco Hellgrewe, um veterano das Forças Armadas Alemãs e entusiasta pelos camiões. Hellgrewe é detentor de um lugar de destaque neste tipo de feitos pois foi ele quem estabeleceu o recorde anterior, em 2008, quando percorreu 64 quilómetros em marcha-atrás com um camião a gasóleo. Atualmente, o mesmo volta a desafiar os limites, desta vez com a tecnologia elétrica e o inovador Mercedes-Benz eActros 600.

Continue Reading

Comerciais

Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia

Published

on

A Stellantis e a Renault têm motivos para se preocupar. Líderes incontestáveis na Europa no setor de veículos utilitários elétricos, os dois construtores veem chegar um número crescente de concorrentes cada vez mais competitivos. É o caso da Flynt, uma marca chinesa que acaba de revelar o eLCV: um veículo comercial movido a eletricidade, com números impressionantes.

Não conhece a Flynt? É normal, pois trata-se de um fabricante que pode ser considerado «emergente» no cenário da mobilidade sustentável. A empresa chinesa deu que falar recentemente ao apresentar o seu primeiro veículo utilitário leve totalmente elétrico. Concebido desde o início para responder às necessidades dos profissionais europeus, é o resultado de uma colaboração com a MiracoMotor, uma filial do grupo chinês GAC. O furgão assenta numa plataforma elétrica dedicada, sem compromissos com modelos térmicos existentes.

Também concebido para utilização em ambientes urbanos, rurais e para entregas de última milha, o veículo apresenta características técnicas de alto nível para o seu segmento. De acordo com os primeiros dados técnicos revelados, ele vem equipado com uma bateria de iões de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com capacidade de 100 kWh, que oferece até 500 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP, com um consumo médio de 20 kWh/100 km. Oferece uma capacidade de carga de até 1630 kg e um volume útil modulável entre 8,7 e 16,5 m³.

Equipada com uma arquitetura de 800 V – contra 400 V para toda a concorrência –, a carrinha beneficia de uma recarga CA até 22 kW e de recarga rápida CC até 220 kW, permitindo passar de 30 a 80% em 20 minutos. Esta tecnologia também permite funcionalidades como o vehicle-to-grid (V2G) e o vehicle-to-load (V2L). Todo o equipamento tecnológico já é compatível com a condução autónoma de nível 4, mas, tendo em conta a evolução da legislação na Europa, terá de se contentar com um nível 2 por enquanto.

A experiência a bordo pretende ser decididamente moderna, com instrumentação digital que inclui um ecrã central de 12,8 polegadas e um painel digital de 8,8 polegadas. A conectividade é assegurada pela compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O design privilegia a praticidade: acessos ergonómicos, posto de trabalho móvel e conectividade alargada. Em suma, as promessas são bastante aliciantes.

A Flynt desenvolveu este modelo em estreita colaboração com operadores europeus ativos na logística, construção e serviços. As especificações finais refletem as suas exigências, segundo a Flynt, nomeadamente baixo custo total de propriedade (TCO), manutenção reduzida, tempo de recarga curto e grande capacidade de carga. Embora o design seja europeu, a produção será assegurada na China.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]