PETRONAS Team De Rooy IVECO em preparativos para o Rally Dakar 2022 – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

PETRONAS Team De Rooy IVECO em preparativos para o Rally Dakar 2022

Published

on

A edição de 2022 marca o 10ª aniversário da colaboração entre a IVECO, a PETRONAS e o Team De Rooy no Rally Dakar.
Estão em curso os preparativos do PETRONAS Team De Rooy IVECO para o Dakar 2022, o rali-raide mais exigente do mundo, que terá lugar pela terceira vez na Arábia Saudita.

A tradição da IVECO no Rally Dakar remonta à primeira edição, em 1979, quando começou a fornecer camiões de apoio, e prolongou-se durante os anos 80 com os modelos PAC 260 e 190. A cooperação entre a IVECO, a Petronas e o De Rooy Team teve início no Rally de Marrocos de 2011, prova que a IVECO venceu com um Trakker, dando início a uma emocionante jornada que conduziu a duas vitórias no Rally Dakar, em 2012 e 2016.

A equipa vai aventurar-se nos exigentes terrenos desta jornada de resistência a bordo de dois IVECO Powerstar e de um Trakker. Pelo décimo ano, a IVECO é fornecedora oficial da equipa, providenciando veículos, motores e peças sobressalentes.

Todos os camiões IVECO estão equipados com motores IVECO Cursor 13, especialmente concebidos pela FPT Industrial, debitando uma potência máxima de 1000 CV.

A nova edição do Rally Dakar regressa à Arábia Saudita através de um novo percurso, que levará os pilotos a percorrer novas paisagens através de vastas extensões de areia. Os concorrentes irão enfrentar todo o tipo de terrenos arenosos, em pistas de areia, correntezas de dunas e desfiladeiros, tendo de se socorrer das suas melhores capacidades de navegação para evitarem perder-se nesta desafiante rota. O percurso totaliza 8.000 km, dos quais 4.300 km são cumpridos em regime de Especiais (cronometrados).

Janus van Kasteren jr é piloto de rali-raides, apresentando-se no Rally Dakar pela terceira vez, ao volante de um IVECO Powerstar Evo (#504), sendo acompanhado pelo navegador Marcel Snijders e pelo mecânico Darek Rodewald. O seu objectivo será capitalizar a experiência que adquiriu nas edições anteriores, em que alcançou, por diversas vezes, posições entre os 10 primeiros.

Hans Stacey participou no Rally Dakar pela primeira vez em 2004, sendo que irá alinhar ao volante de um IVECO Powerstar (#515), fazendo equipa com o navegador Anton van Limpt e o mecânico Randy Smits.

Quanto a Mitchel van den Brink, fez a sua estreia em competição com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/navegador no Dakar de 2019, tendo sido, então, o participante mais jovem de sempre na história do rali. Regressaria ao Dakar como piloto na edição do ano passado, apresentando-se, este ano, pela primeira vez, aos comandos de um IVECO Trakker (#524), sendo navegado por Rijk Mouw e tendo Bert Donkelaar como mecânico.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia

Published

on

O fabricante francês Challenger está a enviar um sinal claro para um futuro mais sustentável dentro do segmento das autocaravanas com as suas novas opções híbridas ElectriX X150 e X250.



Embora os modelos híbridos plug-in sejam há muito uma prática corrente nos automóveis de passageiros, esta tecnologia continua a ser uma raridade no segmento das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 têm como objetivo preencher esta lacuna com tecnologia inovadora e design prático.
A peça central dos modelos Challenger ElectriX é o seu sistema de propulsão híbrido plug-in, que combina as vantagens de um motor de combustão com uma potente propulsão elétrica. O motor a gasolina foi concebido para garantir uma autonomia fiável em longas distâncias, enquanto o motor elétrico permite uma condução sem emissões, especialmente em zonas urbanas ou em manobras em parques de campismo. A autonomia combinada é de até 900 quilómetros.

A autonomia elétrica, por si só, situa-se entre os 80 e os 100 quilómetros, o que deverá ser mais do que suficiente para uma utilização quotidiana. É de salientar a capacidade do sistema de alternar automaticamente entre os dois modos de condução em função da situação de condução, de modo a maximizar a eficiência e o conforto.

Com um comprimento de 5,99 metros para o X150 e de 6,36 metros para o X250, os modelos ElectriX oferecem um espaço de habitação generoso num design compacto. Apesar das baterias adicionais, as dimensões permanecem idênticas às das versões convencionais. Ambos os modelos têm por base o conhecido chassis Fiat Ducato, que também é utilizado pela Sunlight, Forster e muitos outros fabricantes de autocaravanas.

O X150 oferece o formato compacto de uma carrinha de campismo com o espaço de uma autocaravana completa, enquanto o X250 também ganha pontos com um conceito de garagem traseira modular que torna a utilização do espaço de armazenamento mais flexível. A própria Challenger anuncia os seus modelos da série X com o slogan “a agilidade de uma carrinha com o conforto de uma autocaravana”, à semelhança das séries de carrinhas Sunlight ou Carado.
O interior da X150 e da X250 combina um design moderno com uma disposição funcional. As linhas simples e os materiais de cor clara criam um ambiente agradável que permite uma estadia confortável a bordo. O salão dispõe de uma área de estar confortável, complementada por uma mesa rebatível, e a cozinha, apesar das suas dimensões compactas, dispõe de uma placa de fogão de dois bicos, lava-loiça e frigorífico.

A casa de banho está equipada com um chuveiro separado, o que não é habitual em veículos deste tamanho. Os colchões de alta qualidade garantem uma boa noite de sono, enquanto as numerosas opções de arrumação facilitam a vida quotidiana. O X250 dispõe de uma zona traseira única no mercado: o conceito SDR (Smart Dressing Room) permite ajustar a altura do roupeiro para adaptar o espaço de garagem às suas necessidades.
A introdução dos modelos Challenger ElectriX é um passo importante para a mobilidade sustentável das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 oferecem um sistema de acionamento sofisticado, equipamento orientado para a prática e utilização flexível. As autocaravanas híbridas plug-in são uma opção interessante para quem procura uma autocaravana preparada para o futuro, com o seu sistema de propulsão e equipamento a partir de 99.990 euros.
Outro ponto positivo dos modelos ElectriX é a generosa garantia de 7 anos ou 100.000 quilómetros para as baterias. Este facto sublinha a confiança do construtor na longevidade e fiabilidade da tecnologia utilizada e deve também tranquilizar os potenciais compradores.

Continuar a ler

Comerciais

MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa

Published

on

Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, entregou a chave do primeiro eTruck que já foi colocado ao serviço pelo grupo logístico Duvenbeck

Com a entrega do primeiro MAN eTruck ao Grupo Duvenbeck, a MAN Truck & Bus está a estabelecer outro marco na eletrificação do transporte de mercadorias. O trator de semirreboque Ultra Low Liner eTGX, especialmente desenvolvido para os requisitos de volume de carga da logística. De acordo com a carta de intenções assinada por ambas as partes, a Duvenbeck pretende colocar em serviço até 120 unidades do MAN eTGX até 2026. A Duvenbeck implantará o MAN eTruck em várias áreas da região do Reno-Ruhr e países do Benelux.

“Com o eTruck Ultra Low Liner, a MAN desenvolveu uma solução perfeitamente adaptada aos requisitos da indústria automóvel. Nenhum outro trator de semirreboque elétrico produzido em série pode puxar reboques com uma altura interna de três metros. Isso o torna a escolha ideal para transportes com requisitos de alto volume”, explica Friedrich Baumann, diretor de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus. “Estamos muito satisfeitos por ter dois parceiros fortes ao nosso lado, Duvenbeck e Volkswagen, para trazer essa inovação para a estrada.”

A sustentabilidade tem sido um elemento central da estratégia corporativa da Duvenbeck há anos. Com a iniciativa “Logística Verde”, a empresa está concentrada em soluções de transporte de baixa emissão e economia de recursos. “O MAN eTruck é um passo importante para uma logística livre de emissões. Isso ajuda-nos a atender aos requisitos dos nossos clientes e a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo. A sustentabilidade faz parte da nossa prática diária”, enfatiza Bernd Reining, diretor sénior de Aquisições da Duvenbeck.

A Duvenbeck implementa continuamente medidas para otimizar a eficiência energética e para conservar recursos. Isso inclui o uso de sistemas de acionamento alternativos, a redução de viagens em vazio e conceitos inovadores de carregamento. A utilização do MAN eTruck marca mais um contributo para minimizar as emissões de CO₂ na cadeia de abastecimento.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Omega
    O que se passa com a Lua na Zona de Leiria? Consigo ver 3 luas e uma delas com um enorme circulo à volta!
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-glb-2027-fotos-espia-2024105737.html
  • por Mrodrigues
    ​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-amg-suv-electrico-2027-prototipo-2024105739.html
  • por Euro
    Recentemente comprei dois carros caros para a realidade portuguesa e abri um Diário de Bordo. Básicamente a maioria dos comentários sobre os...

Em aceleração