Comerciais
Frota da Alimerka enriquecida com 100% elétrico da Scania
Published
3 anos anteson
By
Motor GuiaA empresa de distribuição alimentar Alimerka decidiu acrescentar à sua frota o primeiro camião 100% eléctrico da Scania. Este veículo será acompanhado nas próximas semanas por outro veículo eléctrico Scania.
A Alimerka tem vindo a trabalhar há várias semanas com o novo veículo eléctrico da Scania, fazendo viagens entre o seu centro logístico nas Astúrias e diferentes pontos de venda. A experiência tem sido tão satisfatória que decidiu adquirir mais unidades para fazer parte da sua frota.
Este veículo pertence à série P e tem um motor eléctrico que proporciona uma potência de 230 kW, equivalente a pouco mais de 310 hp, e 9 baterias de iões de lítio, que proporcionam uma capacidade total instalada de 300 kWh.
Durante os primeiros 4 meses de trabalho com o camião, este percorreu uma média de 180 quilómetros por dia, o que lhe permitiu realizar o mesmo trabalho de rota regular que um camião equivalente com um motor de combustão. José Manuel Fernandez Garcia, que trabalha há dois anos como motorista na Alimerka, tem estado ao volante deste veículo e declarou: “fiquei surpreendido com este camião eléctrico”. É totalmente silencioso, a diferença em relação a um camião convencional é enorme. Mas é tão confortável e conduz-se tão bem como qualquer outro veículo. O carregamento é simples e rápido e enquadra-se perfeitamente no nosso plano de rotas. E saber que está a conduzir um camião com zero emissões é uma vantagem e uma fonte de orgulho.”
Compromisso com a electrificação
A Scania fornece diversas soluções para alcançar um transporte sem combustíveis fósseis. A electrificação é adicionada à mais vasta gama de combustíveis renováveis no mercado. Os veículos eléctricos podem realizar transportes 100% sem emissões locais e proporcionam um funcionamento silencioso.
Com uma autonomia de até 250 quilómetros, o camião eléctrico da Scania está disponível para as cabinas L e P e proporciona a oportunidade de realizar viagens de curto e médio curso 100% limpas. O seu motor eléctrico fornece uma potência contínua de 230 kW e um máximo de 295 kW, estando disponível com uma opção de cinco baterias para um total de 165 kWh, ou nove baterias de 300 kWh de capacidade total instalada.
A bateria do camião eléctrico está equipada com um sistema de carregamento padrão DC (CCS2) em corrente contínua: as cinco baterias podem ser carregadas em menos de 55 minutos e as nove baterias em menos de 100 minutos. O veículo é igualmente recarregado através da travagem regenerativa.
Scania Zone
Além disso, estes veículos podem ser geridos pelos seus clientes através da Scania Zone, a ferramenta que ajuda os condutores a cumprir os regulamentos rodoviários e ambientais, permitindo uma operação sustentável dos camiões e proporcionando maior segurança aos cidadãos. Graças à Scania Zone, cada transportador pode trabalhar em conformidade com determinadas considerações relativas à velocidade, ruído e emissões exigidas pelo ambiente urbano, o que significa maior sustentabilidade e segurança.
Para Pelayo Alonso, instrumentos como a Scania Zone, “são muito úteis para apoiar os condutores que estão ao volante dos veículos elétricos. Devem adaptar-se a novos tipos de veículos e, com toda a propriedade, está nas suas mãos conseguir uma condução eficiente. Todas as ajudas contam e a Scania Zone é uma muito prática. Um bom produto e instrumentos deste tipo fazem deste o veículo mais amigo do ambiente e mais rentável para o transporte urbano no centro das grandes cidades.”
Também pode gostar
Comerciais
Ford Trucks assinala marco histórico com venda do camião 500 à TJA
Published
2 dias anteson
28/10/2024Numa altura em que a Ford Trucks trabalha para colocar 2000 viaturas em circulação em território português, acaba de ser assinalada a venda do camião 500 a uma única empresa que foi também um dos primeiros clientes da Ford Trucks Portugal, a TJA – Transportes J. Amaral SA.
Em 2019, a Ford Trucks iniciou a sua atividade em Portugal e até hoje conta com um crescimento em volume sustentado, quer pela oferta variada das suas gamas quer pela relação próxima com os seus clientes, indo ao encontro das suas necessidades e expetativas.
Dando continuidade ao seu crescimento global, a Ford Trucks, que se tem expandido gradualmente pela Europa, entrou em Portugal há cinco anos, numa altura em que o modelo F-MAX foi premiado com o galardão Camião Internacional do Ano (ITOY).
A TJA foi um dos primeiros clientes com quem a Ford contactou e “que nos abriu de imediato as portas, nos recebeu com todo o profissionalismo a par de muita curiosidade para saber mais sobre o nosso projeto e sobre a nossa marca”, revela Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal.
A empresa que está numa trajetória de constante expansão e inovação, investiu recentemente na aquisição de mais 65 viaturas, o que demonstra o seu compromisso em fortalecer a sua relação de parceria com a Ford Trucks Portugal.
Esta relação iniciou-se em 2020 quando a TJA abriu um concurso para 100 viaturas. Por se tratar de uma marca nova, e recém-chegada a Portugal, a Ford Trucks apresentou uma proposta para 25 viaturas, ou seja, apenas 25% da totalidade do concurso. João Amaral, proprietário da empresa que conta com mais de 75 anos de experiência, revela que “logo que nos apresentaram essa possibilidade, iniciámos conversações e, dessas primeiras reuniões, surgiu o nosso primeiro teste com uma viatura.
No início, a escolha foi motivada pela novidade que a marca representava e pelas suas caraterísticas técnicas promissoras. Depois de um período de testes, o modelo F-MAX mostrou-se capaz de responder às nossas necessidades. Gostámos especialmente da solidez da marca, da proposta competitiva e da disponibilidade de stock consistente, além dos aspetos técnicos dedicados a esta viatura como o conforto, desempenho e habitabilidade”, salienta. Cinco das viaturas adquiridas começaram, entretanto, a operar na Europa.
A relação entre fornecedor e cliente foi crescendo, depressa evoluindo para uma verdadeira parceria. “A Oneshop, responsável pela importação da Ford Trucks para Portugal, passou a ter uma ligação muito próxima com a TJA e, com esta aliança trilateral TJA, Oneshop e Ford Trucks conseguimos alinhar objetivos e transformar esta colaboração num caso de sucesso no setor”, refere João Amaral.
Bruno Oliveira enaltece a importância desta relação que se estabeleceu entre a Ford Trucks e a TJA e esclarece a este propósito que “nós não vemos a TJA como um cliente, mas sim como um parceiro estratégico para a marca. Entregar 500 camiões a um único cliente resume bem toda a nossa atividade em Portugal.
Quer dizer que o produto correspondeu às expectativas do cliente, e também demonstra que a própria equipa esteve à altura das exigências e das necessidades de uma empresa como a TJA. Para mim é muito mais do que a entrega do camião 500. É efetivamente um resumo de todo o trabalho que foi feito pela nossa equipa, pela fábrica, e também pela qualidade dos próprios veículos”.
Para João Amaral, a aquisição do camião 500 representa “um marco extraordinário”. “Este feito não é apenas um número. É um testemunho da confiança inabalável que depositamos na Ford Trucks. Essa decisão reafirma o nosso compromisso firme em continuar a investir no futuro da nossa parceria, solidificando as bases de uma colaboração que se tem revelado frutífera e promissora. A escolha deste camião simboliza a nossa visão partilhada de crescimento e inovação, e estamos entusiasmados com as oportunidades que virão a seguir”, disse ainda.
Comerciais
Iveco Daily 4×4 dá vida a uma autocaravana para ir até ao fim do mundo
Published
5 dias anteson
25/10/2024Com o Sherpa 4×4, a Greenlander apresenta um veículo de expedição concebido para viagens todo-o-terreno exigentes. O veículo combina a capacidade todo-o-terreno com o conforto de uma autocaravana e é adequado para aventuras fora dos circuitos habituais.
O Sherpa é baseado no robusto Iveco Daily 4×4. O motor diesel de 3 litros com 176 cv é controlado por uma caixa manual de seis velocidades e um sistema de tração integral selecionável. Com uma profundidade de penetração de 660 mm e uma distância ao solo de 255 mm, o veículo foi concebido para vários tipos de terreno.
A carroçaria do Sherpa é feita de compósitos de fibras naturais (NFC), o que garante estabilidade e um bom isolamento. Com um comprimento total de 6,37 metros e uma largura de 2,17 metros, o veículo de expedição oferece espaço habitável para até quatro pessoas.
O interior tem uma cozinha funcional com um tampo de trabalho de 1120 x 622 mm. Está equipada com um lava-loiça em aço inoxidável de 340 x 290 x 150 mm, uma torneira de abertura fácil, duas placas de fogão a gás e um forno a gás. Um frigorífico de compressor com uma capacidade de 90 litros assegura uma refrigeração suficiente. Dois armários por cima da bancada e oito gavetas por baixo proporcionam um amplo espaço de arrumação.
O conceito de dormir inclui uma cama generosa com 2000 x 1400 x 18,5 mm. O colchão tem dois níveis de firmeza (médio e firme) numa só peça. Por baixo da cama existe uma gaveta grande, enquanto por cima da cama, no lado do condutor, existe espaço de arrumação adicional.
A área de estar do Sherpa foi cuidadosamente concebida. Existem dois bancos frente a frente, com uma mesa de 550 x 780 mm entre eles. Esta configuração pode ser convertida numa cama adicional (1540 x 780 mm), se necessário. Estão também integrados três armários sob o teto, por cima da área de estar. A grande gaveta extraível sob o banco direito oferece uma funcionalidade especial e está equipada com uma ligação de 12 V, ideal para instalar um frigorífico portátil.
A casa de banho do Sherpa é compacta mas funcional. Com 1400 x 800/670 mm, tem um lavatório fixo, um chuveiro de mão com suporte de parede e um armário com três compartimentos. Uma sanita de cassete e a ventilação através de uma escotilha no teto completam o equipamento.
O equipamento técnico do Sherpa foi concebido para ser autossuficiente. Uma bateria LiPo de 200 Ah e um inversor de 1600 A asseguram uma alimentação eléctrica fiável. O depósito de água doce no interior tem uma capacidade de 110 litros e existem também dois depósitos isolados e aquecidos de 70 litros no exterior. O depósito de águas cinzentas tem uma capacidade de 70 litros. Para o ar condicionado, é utilizado um aquecedor Truma Combi 6D.
O equipamento de segurança inclui ABS, ESP e assistência ao arranque em subida. As jantes estão equipadas com pneus 265/70 R19.5, que garantem uma boa distância ao solo. Uma caraterística especial é a unidade de controlo Mastervolt CZone Touch 7, que permite o controlo centralizado de todos os sistemas a bordo. A conetividade é fornecida por um router wifi 5G com dual SIM.
O Sherpa dispõe de várias ligações eléctricas. Existe uma ligação de 230 V no interior, uma ligação USB/C e um carregador de indução na mesa. Na garagem, existem duas ligações de 230 V, uma ligação de 12 V e uma ligação USB-C de 100 W. O Sherpa está bem equipado para viagens longas. O depósito de gasóleo tem capacidade para 85 litros e o de AdBlue para 20 litros. O veículo também tem um depósito de gasolina de 50 litros debaixo do veículo.
Em comparação com o Malibu Genius Performance 4×4 641 LE baseado no Mercedes-Benz Sprinter, o Sherpa oferece mais potencial fora de estrada. O Krug Expedition Rhino XL com chassis Mercedes-Benz Atego é maior, mas menos manobrável que o Sherpa e, com um preço de 359.000 euros, é também consideravelmente mais caro.
O Sherpa 4×4 Greenlader destina-se aos viajantes que procuram um veículo de expedição fiável. Com um preço base de cerca de 249.900 euros, o Sherpa oferece uma combinação de capacidade todo-o-terreno, conforto de vida e equipamento técnico. Para além disso, pode ser reservada uma vaga de produção por 10.000 euros para garantir um lugar na produção numa fase inicial.
BMW vai produzir o Skytop e todas as unidades já estão vendidas
Novo Ferrari F80 tem um V6 em vez de um V12
Freightliner mostra quinta geração do Cascadia
Problemas a estacionar o seu carro no seu iate de luxo? Este catamaran resolve!
Iveco Daily 4×4 dá vida a uma autocaravana para ir até ao fim do mundo
Hyundai cria “novas visões” para o para-brisas
MG mostrou o ES5, o seu novo SUV elétrico
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Ford Trucks assinala marco histórico com venda do camião 500 à TJA
Mazda 6 (2013-2022)
MG mostrou o ES5, o seu novo SUV elétrico
Iveco Daily 4×4 dá vida a uma autocaravana para ir até ao fim do mundo
Hyundai cria “novas visões” para o para-brisas
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por deeguzViva, Ando com um barulho algo estranho no carro, notei pela primeira vez há cerca de 1 mês e pouco e parece que agora se sente mais. É um...
- por AngelmikeBoa noite pessoal, alguem me pode dar umas dicas sobre uma vw passat 1.9 TDI ! Queria saber se são boas de motor(fiáveis) ou não !?
- por tiagofrancaBoa tarde, Há uns dias atrás reparei que o pneu da minha carrinha estava em baixo e que tinha um parafuso enfiado no mesmo, ao levantar a carrinha...
- por pedro19Boas, tenho um Fiat 500L 2016 diesel Multijet 1.3 95cv Euro 6. O carro está com 110.000 e nunca foram mudadas as correntes ou correias (não faço...
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Mini apresenta dois John Cooper Works elétricos
- Notícias2 semanas antes
Renault já revelou o novo 4 E-Tech
- Comerciais2 semanas antes
Exército português adquire 108 viaturas táticas à MAN Truck & Bus
- Notícias2 semanas antes
Alpine pisa novos terrenos com o A390_β
- Notícias2 semanas antes
Brembo comprou a Öhlins
- Manutenção2 semanas antes
Os riscos de ter o habitáculo numa confusão
- Notícias1 semana antes
BMW vai produzir o Skytop e todas as unidades já estão vendidas
- Comerciais2 semanas antes
Nors passa a ser uma nova marca global e substitui 17 outras marcas