Frota da Alimerka enriquecida com 100% elétrico da Scania – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Frota da Alimerka enriquecida com 100% elétrico da Scania

Published

on

A empresa de distribuição alimentar Alimerka decidiu acrescentar à sua frota o primeiro camião 100% eléctrico da Scania. Este veículo será acompanhado nas próximas semanas por outro veículo eléctrico Scania.



A Alimerka tem vindo a trabalhar há várias semanas com o novo veículo eléctrico da Scania, fazendo viagens entre o seu centro logístico nas Astúrias e diferentes pontos de venda. A experiência tem sido tão satisfatória que decidiu adquirir mais unidades para fazer parte da sua frota.

Este veículo pertence à série P e tem um motor eléctrico que proporciona uma potência de 230 kW, equivalente a pouco mais de 310 hp, e 9 baterias de iões de lítio, que proporcionam uma capacidade total instalada de 300 kWh.

Durante os primeiros 4 meses de trabalho com o camião, este percorreu uma média de 180 quilómetros por dia, o que lhe permitiu realizar o mesmo trabalho de rota regular que um camião equivalente com um motor de combustão. José Manuel Fernandez Garcia, que trabalha há dois anos como motorista na Alimerka, tem estado ao volante deste veículo e declarou: “fiquei surpreendido com este camião eléctrico”. É totalmente silencioso, a diferença em relação a um camião convencional é enorme. Mas é tão confortável e conduz-se tão bem como qualquer outro veículo. O carregamento é simples e rápido e enquadra-se perfeitamente no nosso plano de rotas. E saber que está a conduzir um camião com zero emissões é uma vantagem e uma fonte de orgulho.”

Compromisso com a electrificação

A Scania fornece diversas soluções para alcançar um transporte sem combustíveis fósseis. A electrificação é adicionada à mais vasta gama de combustíveis renováveis no mercado. Os veículos eléctricos podem realizar transportes 100% sem emissões locais e proporcionam um funcionamento silencioso.

Com uma autonomia de até 250 quilómetros, o camião eléctrico da Scania está disponível para as cabinas L e P e proporciona a oportunidade de realizar viagens de curto e médio curso 100% limpas. O seu motor eléctrico fornece uma potência contínua de 230 kW e um máximo de 295 kW, estando disponível com uma opção de cinco baterias para um total de 165 kWh, ou nove baterias de 300 kWh de capacidade total instalada.

A bateria do camião eléctrico está equipada com um sistema de carregamento padrão DC (CCS2) em corrente contínua: as cinco baterias podem ser carregadas em menos de 55 minutos e as nove baterias em menos de 100 minutos. O veículo é igualmente recarregado através da travagem regenerativa.

Scania Zone

Além disso, estes veículos podem ser geridos pelos seus clientes através da Scania Zone, a ferramenta que ajuda os condutores a cumprir os regulamentos rodoviários e ambientais, permitindo uma operação sustentável dos camiões e proporcionando maior segurança aos cidadãos. Graças à Scania Zone, cada transportador pode trabalhar em conformidade com determinadas considerações relativas à velocidade, ruído e emissões exigidas pelo ambiente urbano, o que significa maior sustentabilidade e segurança.

Para Pelayo Alonso, instrumentos como a Scania Zone, “são muito úteis para apoiar os condutores que estão ao volante dos veículos elétricos. Devem adaptar-se a novos tipos de veículos e, com toda a propriedade, está nas suas mãos conseguir uma condução eficiente. Todas as ajudas contam e a Scania Zone é uma muito prática. Um bom produto e instrumentos deste tipo fazem deste o veículo mais amigo do ambiente e mais rentável para o transporte urbano no centro das grandes cidades.”

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Challenger ElectriX é uma caravana híbrida com 900 km de autonomia

Published

on

O fabricante francês Challenger está a enviar um sinal claro para um futuro mais sustentável dentro do segmento das autocaravanas com as suas novas opções híbridas ElectriX X150 e X250.



Embora os modelos híbridos plug-in sejam há muito uma prática corrente nos automóveis de passageiros, esta tecnologia continua a ser uma raridade no segmento das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 têm como objetivo preencher esta lacuna com tecnologia inovadora e design prático.
A peça central dos modelos Challenger ElectriX é o seu sistema de propulsão híbrido plug-in, que combina as vantagens de um motor de combustão com uma potente propulsão elétrica. O motor a gasolina foi concebido para garantir uma autonomia fiável em longas distâncias, enquanto o motor elétrico permite uma condução sem emissões, especialmente em zonas urbanas ou em manobras em parques de campismo. A autonomia combinada é de até 900 quilómetros.

A autonomia elétrica, por si só, situa-se entre os 80 e os 100 quilómetros, o que deverá ser mais do que suficiente para uma utilização quotidiana. É de salientar a capacidade do sistema de alternar automaticamente entre os dois modos de condução em função da situação de condução, de modo a maximizar a eficiência e o conforto.

Com um comprimento de 5,99 metros para o X150 e de 6,36 metros para o X250, os modelos ElectriX oferecem um espaço de habitação generoso num design compacto. Apesar das baterias adicionais, as dimensões permanecem idênticas às das versões convencionais. Ambos os modelos têm por base o conhecido chassis Fiat Ducato, que também é utilizado pela Sunlight, Forster e muitos outros fabricantes de autocaravanas.

O X150 oferece o formato compacto de uma carrinha de campismo com o espaço de uma autocaravana completa, enquanto o X250 também ganha pontos com um conceito de garagem traseira modular que torna a utilização do espaço de armazenamento mais flexível. A própria Challenger anuncia os seus modelos da série X com o slogan “a agilidade de uma carrinha com o conforto de uma autocaravana”, à semelhança das séries de carrinhas Sunlight ou Carado.
O interior da X150 e da X250 combina um design moderno com uma disposição funcional. As linhas simples e os materiais de cor clara criam um ambiente agradável que permite uma estadia confortável a bordo. O salão dispõe de uma área de estar confortável, complementada por uma mesa rebatível, e a cozinha, apesar das suas dimensões compactas, dispõe de uma placa de fogão de dois bicos, lava-loiça e frigorífico.

A casa de banho está equipada com um chuveiro separado, o que não é habitual em veículos deste tamanho. Os colchões de alta qualidade garantem uma boa noite de sono, enquanto as numerosas opções de arrumação facilitam a vida quotidiana. O X250 dispõe de uma zona traseira única no mercado: o conceito SDR (Smart Dressing Room) permite ajustar a altura do roupeiro para adaptar o espaço de garagem às suas necessidades.
A introdução dos modelos Challenger ElectriX é um passo importante para a mobilidade sustentável das autocaravanas. Os modelos X150 e X250 oferecem um sistema de acionamento sofisticado, equipamento orientado para a prática e utilização flexível. As autocaravanas híbridas plug-in são uma opção interessante para quem procura uma autocaravana preparada para o futuro, com o seu sistema de propulsão e equipamento a partir de 99.990 euros.
Outro ponto positivo dos modelos ElectriX é a generosa garantia de 7 anos ou 100.000 quilómetros para as baterias. Este facto sublinha a confiança do construtor na longevidade e fiabilidade da tecnologia utilizada e deve também tranquilizar os potenciais compradores.

Continuar a ler

Comerciais

MAN entrega primeiro eTruck que já rola pela Europa

Published

on

Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, entregou a chave do primeiro eTruck que já foi colocado ao serviço pelo grupo logístico Duvenbeck

Com a entrega do primeiro MAN eTruck ao Grupo Duvenbeck, a MAN Truck & Bus está a estabelecer outro marco na eletrificação do transporte de mercadorias. O trator de semirreboque Ultra Low Liner eTGX, especialmente desenvolvido para os requisitos de volume de carga da logística. De acordo com a carta de intenções assinada por ambas as partes, a Duvenbeck pretende colocar em serviço até 120 unidades do MAN eTGX até 2026. A Duvenbeck implantará o MAN eTruck em várias áreas da região do Reno-Ruhr e países do Benelux.

“Com o eTruck Ultra Low Liner, a MAN desenvolveu uma solução perfeitamente adaptada aos requisitos da indústria automóvel. Nenhum outro trator de semirreboque elétrico produzido em série pode puxar reboques com uma altura interna de três metros. Isso o torna a escolha ideal para transportes com requisitos de alto volume”, explica Friedrich Baumann, diretor de Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus. “Estamos muito satisfeitos por ter dois parceiros fortes ao nosso lado, Duvenbeck e Volkswagen, para trazer essa inovação para a estrada.”

A sustentabilidade tem sido um elemento central da estratégia corporativa da Duvenbeck há anos. Com a iniciativa “Logística Verde”, a empresa está concentrada em soluções de transporte de baixa emissão e economia de recursos. “O MAN eTruck é um passo importante para uma logística livre de emissões. Isso ajuda-nos a atender aos requisitos dos nossos clientes e a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo. A sustentabilidade faz parte da nossa prática diária”, enfatiza Bernd Reining, diretor sénior de Aquisições da Duvenbeck.

A Duvenbeck implementa continuamente medidas para otimizar a eficiência energética e para conservar recursos. Isso inclui o uso de sistemas de acionamento alternativos, a redução de viagens em vazio e conceitos inovadores de carregamento. A utilização do MAN eTruck marca mais um contributo para minimizar as emissões de CO₂ na cadeia de abastecimento.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Omega
    O que se passa com a Lua na Zona de Leiria? Consigo ver 3 luas e uma delas com um enorme circulo à volta!
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-glb-2027-fotos-espia-2024105737.html
  • por Mrodrigues
    ​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-amg-suv-electrico-2027-prototipo-2024105739.html
  • por Euro
    Recentemente comprei dois carros caros para a realidade portuguesa e abri um Diário de Bordo. Básicamente a maioria dos comentários sobre os...

Em aceleração