De acordo com um estudo da consultora PSE, o trânsito em Lisboa e no Porto aumentou comparativamente aos valores registados no período anterior à pandemia.
Segundo a análise da mobilidade feita por esta consultora, na última quinzena de outubro do corrente ano, o trânsito aumentou qualquer coisa como 19% face ao registado antes da pandemia, utilizando como referência os meses de janeiro e fevereiro de 2020.
Esse valor aumenta para mais 25% de trânsito se falarmos das sextas-feiras. Este estudo considera ainda a percentagem de portugueses que continuam em teletrabalho e segundo a PSE estamos a falar de 17,8% da população ativa de Lisboa e 17,6 do Porto.
É claro que quem está em teletrabalho também faz as suas deslocações diárias, mas uma leitura que pode ser feita destes dados é que a população pode ter passado a optar mais pelo transporte individual para o trabalho ou para as escolas dos filhos, do que o fazia antes, possivelmente por receio dos riscos de utilização dos transportes públicos devido à pandemia do vírus Covid-19.
Independentemente das leituras possíveis um facto é garantido, está mais complicado circular nas vias destas duas cidades do que antes da pandemia e este números apenas vêm confirmar aquilo que se sente em concreto na estrada.