Comerciais
Chama-se XBUS e é um conceito de trabalho inteligente de mobilidade elétrica

A Electric Brands terá o seu primeiro veículo a sair de produção em série já a meio do próximo ano. Inicialmente apelidado de eBussy, o XBUS é um conceito inteligente, versátil e sustentável que preserva a mobilidade individual e o estilo de vida pessoal.
O XBUS foi apresentado depois de três anos de desenvolvimento e entra na fase seguinte: o primeiro modelo de produção em série começará a ser produzido na fábrica em Itzehoe, na Alemanha, a meio de 2022.
O objectivo foi desenvolver um dos veículos ligeiros mais inovador e sustentável no mundo, com uma fusão de tecnologia, funcionalidade, design – e com alguma piada. O resultado é o XBUS, um veículo modular universal que cumpre os critérios da classe L7 e-B2. É eléctrico, tem um peso abaixo dos 600 kg, pode transportar até 3 pessoas, tem energia contínua de 15 kW e, dependendo do módulo, pode transportar até 1000 kg.
As dimensões são 3.96 x 1.64 x 1.96 (off-road: 2.03), conseguindo uma autonomia que pode chegar aos 600 km, ou até mais com painéis solares no tejadilho.
Serve ainda para o transporte de mercadorias, mas também pode ser um veículo de lazer, preparado para fazer grandes distâncias, tudo em um, convertido em muito pouco tempo. Há duas opções de chassis disponíveis, o XBUS City e o XBUS Off-road, com mais distância ao chão. Ambas estão disponíveis na versão Liberdade ou em oito módulos diferentes. Os módulos podem ser trocados pelo condutor em muito pouco tempo.
A maioria dos fornecedores, especialmente os dos componentes chave, virá da Alemanha ou dos países mais próximos. O preço para a versão mais básica inicia-se abaixo dos 20.000 euros.
Comerciais
Novo motor Ecotorq GEN2 para os renovados Ford F-MAX e F-LINE

A Ford Trucks está mais forte no mercado dos camiões pesados com o motor Ecotorq GEN2 de 12,7 litros, que cumpre as normas de emissões EU6 e é compatível com 70% da sua gama de veículos.
O motor Ecotorq GEN2 foi desenvolvido em consonância com os modelos F-LINE e F-MAX. Foi testado em diferentes condições climatéricas e de estrada, tendo sido projetado para obter um desempenho superior e maior durabilidade em comparação com a geração anterior.

A Ford Trucks garante que o Ecotorq GEN2 consome até 11,3% menos combustível do que o modelo anterior (Ecotorq GEN1.5), o que significa mais eficiência e economia, sem comprometer o desempenho.
Além disso, o motor Ecotorq GEN2 é compatível com combustíveis mais ecológicos, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), permitindo uma condução mais sustentável e económica. Para avaliar com eficácia, a Ford Trucks fez mais de 25 mil horas de testes e percorreu mais de 1,5 milhões de quilómetros em oito países, comprovando-o em condições difíceis e garantindo que correspondesse às expectativas mais exigentes.

O motor Ecotorq GEN2 não é a única novidade. A série F-MAX foi melhorada e tem uma cabine otimizada para reduzir a resistência ao ar, novos pneus e sistemas de câmaras nos espelhos retrovisores, que maximizam a eficiência do combustível.
O sistema de transmissão foi melhorado, com mudanças mais baixas e uma caixa de velocidades com overdrive, que permite que o motor funcione com menos rotações quando o veículo circula em marcha mais elevada permitindo maior eficiencia do motor
Comerciais
PACCAR Parts tem painéis solares para tejadilhos do reboque e da cabina

A PACCAR Parts apresenta os painéis solares ultrafinos e flexíveis que podem ser instalados em quase todas as cabinas, reboques e carroçarias.

As células carregam continuamente a bateria com energia solar. Os painéis leves permitem poupar combustível, diminuir as emissões de CO2 e reduzir a degradação do alternador e da bateria.
Os painéis solares da PACCAR Parts estão disponíveis em dois tamanhos. A versão mais pequena tem apenas 3 milímetros de espessura, mede 110×30 centímetros, pesa apenas 700 g e utiliza 16 células para fornecer 55 WP. A versão maior tem o dobro do tamanho, pesa 1,3 kg e tem 32 células que fornecem 110 WP. Os painéis autocolantes são suficientemente flexíveis para acompanhar as curvas de um tejadilho ou spoiler, o que facilita a instalação. A energia gerada é alimentada através de um conversor (incluído) diretamente para a bateria, onde é armazenada ou utilizada imediatamente na cabina.
É possível instalar 1 painel solar grande e 1 pequeno em quase todos os tejadilhos da cabina. Em muito casos, também é possível instalar mais. Os reboques e carroçarias com uma superfície superior rígida e fixa podem acomodar vários painéis.
Os painéis garantem que o condutor raramente precisa de ligar o motor (por vezes, não tem de ligar de todo) quando utiliza acessórios enquanto o camião está estacionado. Isto poupa combustível, reduz as emissões de CO2 e limita a degradação do alternador e da bateria. Obviamente, a disponibilidade de luz do dia e a quantidade de eletricidade utilizada na cabina determinam a rapidez com que o investimento pode ser recuperado
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Notícias2 semanas ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Manutenção2 semanas ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias1 semana ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
O Volkswagen elétrico mais acessível vai ser fabricado na Autoeuropa
-
Notícias1 semana ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados5 dias ago
Mazda 3 (2013-2019)