Chama-se XBUS e é um conceito de trabalho inteligente de mobilidade elétrica – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Chama-se XBUS e é um conceito de trabalho inteligente de mobilidade elétrica

Published

on

A Electric Brands terá o seu primeiro veículo a sair de produção em série já a meio do próximo ano. Inicialmente apelidado de eBussy, o XBUS é um conceito inteligente, versátil e sustentável que preserva a mobilidade individual e o estilo de vida pessoal.



O XBUS foi apresentado depois de três anos de desenvolvimento e entra na fase seguinte: o primeiro modelo de produção em série começará a ser produzido na fábrica em Itzehoe, na Alemanha, a meio de 2022.

O objectivo foi desenvolver um dos veículos ligeiros mais inovador e sustentável no mundo, com uma fusão de tecnologia, funcionalidade, design – e com alguma piada. O resultado é o XBUS, um veículo modular universal que cumpre os critérios da classe L7 e-B2. É eléctrico, tem um peso abaixo dos 600 kg, pode transportar até 3 pessoas, tem energia contínua de 15 kW e, dependendo do módulo, pode transportar até 1000 kg.

As dimensões são 3.96 x 1.64 x 1.96 (off-road: 2.03), conseguindo uma autonomia que pode chegar aos 600 km, ou até mais com painéis solares no tejadilho.

Serve ainda para o transporte de mercadorias, mas também pode ser um veículo de lazer, preparado para fazer grandes distâncias, tudo em um, convertido em muito pouco tempo. Há duas opções de chassis disponíveis, o XBUS City e o XBUS Off-road, com mais distância ao chão. Ambas estão disponíveis na versão Liberdade ou em oito módulos diferentes. Os módulos podem ser trocados pelo condutor em muito pouco tempo.

A maioria dos fornecedores, especialmente os dos componentes chave, virá da Alemanha ou dos países mais próximos. O preço para a versão mais básica inicia-se abaixo dos 20.000 euros.

Comerciais

Ford mostra imagens da nova Ranger que só estará à venda em 2022

Published

on

A Ford mostrou a nova geração da Ranger, uma pick-up que chega no final de 2022 e que passa a ser baseada num dos modelos mais populares da marca da oval azul, a F-150.



A grelha definida e a assinatura em “C” nos faróis dianteiros são os principais traços distintivos, enquanto a subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados que proporcionam uma postura segura.

A Ranger integra, pela primeira vez, faróis de LED, enquanto os farolins da secção traseira foram desenhados em harmonia com os da frente.

A secção traseira conta com um degrau lateral integrado, atrás dos pneus, que possibilita um acesso à caixa de carga mais sólido e robusto. Conta ainda um novo e resistente forro de proteção em plástico moldado que ajuda a proteger tanto a caixa da pick-up de arranhões.

O habitáculo é semelhante ao de um ligeiro de passageiros, enquanto os materiais utilizados são suaves ao toque, diz a Ford. A consola central oferece um ecrã tátil de 10,1 ou 12 polegadas, que complementa o painel de instrumentos totalmente digital e dispõe do mais recente sistema SYNC 4 da Ford, preparado para ser utilizado pelo cliente com os seus sistemas de comunicações, entretenimento e informação, ativados por voz.

No capítulo mecânico também existem novidades. A Ranger vai continuar a ser proposta com os motores diesel de 2,0 litros, de quatro cilindros em linha, em versões Turbo e Bi-Turbo, mas passa a contar com um novo propulsor turbodiesel V6 de 3,0 litros.

O chassis foi revisto, com um aumento de 50 mm na distância entre-eixos. A Ranger será proposta com dois sistemas de tracção às quatro rodas, incluindo um sistema eletrónico shift-on-fly e um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente.

 

Continuar a ler

Comerciais

Renault aumenta a autonomia do Master E-TECH Elétrico

Published

on

O Renault Master E-TECH 100% elétrico passa a oferecer mais autonomia graças à colocação de novas baterias de 52 kWh, possibilitando uma autonomia real de 190 km (em ciclo WLTP urbano de 244 km), uma opção que vai estar disponível apenas a partir da primavera de 2022.



Esta nova bateria surge acompanhada da possibilidade de fazer carregamentos rápidos a 22 kW DC, o que pressupõe carregar o veículo em duas ou três horas, dependendo do ponto de carregamento.

O Master E-TECH assegura o acesso ao centro das cidades sem emissões, incluídas nas zonas urbanas sem restrições de circulação. Permite ao condutor circular pela cidade com facilidade e segurança. O modelo conta com equipamentos específicos como câmaras de visão traseira e retrovisores sem ângulos mortos.

Está ainda equipado com um alerta ZE Voice, que avisa os peões sobre a passagem do veículo junto deles a menos de 30 km/h.

Está disponível em três tipos de carroçaria distintas, furgões, chassis-cabina e plataforma – cabina. O chassis conta com uma garantia de dois anos ou 100 mil km e a bateria tem uma garantia de até 8 anos ou 160 mil km.

Continuar a ler

Comerciais

IVECO fornece 1.064 camiões S-WAY a gás à Amazon

Published

on

A IVECO, marca que integra a CNH Industrial N.V. e pioneira na comercialização e fabrico de veículos movidos a combustíveis alternativos, anunciou hoje um importante desenvolvimento na sua relação comercial com a Amazon.



A Amazon já recebeu o primeiro lote de 216 unidades IVECO S-WAY CNG (Gás Natural Comprimido) destinadas aos seus parceiros na Europa, tendo sido encomendadas mais 848 unidades que serão entregues em meados de 2022, elevando a 1.064 camiões o total da encomenda.

Estes 1.064 camiões estão equipados com motores Cursor 13 Natural Gas da FPT Industrial e possuem depósitos de GNC com 1.052 litros de capacidade, os maiores disponíveis, de forma a garantir-se uma impressionante autonomia de 620 km entre reabastecimentos. As 848 unidades encomendadas para entrega em 2022 irão também contar com o sistema IVECO Driver Pal, o companheiro de condução de bordo da marca, com funcionalidades vocais desenvolvidas a partir da plataforma Amazon Alexa.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração