Comerciais
O primeiro camião do mundo foi construído por Gottlieb Daimler em 1896

Um dos maiores talentos do inventor Gottlieb Daimler foi encontrar novas áreas de aplicação para o seu motor. Daimler inventou o motociclo, a viatura motorizada de passageiros, uma mangueira de combate a incêndios motorizada e depois, quase inevitavelmente, o camião em 1896.
O primeiro camião do mundo em 1896O pragmatismo esteve na génese do desenho do primeiro camião do mundo, que parecia uma pequena carroça com um motor, mas sem uma lança de tração para atrelar a viatura de forma a esta ser puxada.
O motor, batizado como “Phoenix”, era um “dois cilindros de quatro cavalos”, localizado na traseira. O veículo rolava sobre rodas de ferro duro. Através de uma corrente, Daimler manobrava o eixo dianteiro, com suspensão de lâminas.
O motorista sentava-se à frente, como faziam habitualmente os cocheiros nas carruagens puxadas por cavalos. O motor colocado na traseira do veículo consumia aproximadamente seis litros de gasolina por cada 100 quilómetros.Longo alcance na Tecnologia do primeiro camiãoDe realçar que o primeiro camião antecipou em 125 anos a utilização dos eixos planetários que ainda hoje são comuns no desenvolvimento em veículos de construção.
Em 1898, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach transferiram o motor “Phoenix” de dois cilindros do veículo de seis cv, anteriormente localizado na parte traseira, para uma posição sob o assento do condutor, com a transmissão por correia de quatro velocidades a ser também transferida para a frente. No entanto, esta solução.
ficava aquém do pretendido. Nesse mesmo ano, o camião recebeu a frente que claramente o distinguia e o desenho que permitia o transporte de cada vez maiores cargas: o motor colocado numa posição dianteira, em frente ao eixo dianteiro. Os seus dez cavalos de potência eram agora transmitidos às rodas de ferro na parte traseira através de uma correia de quatro velocidades e de um eixo longitudinal dianteiro-traseiro.
Para estes veículos, a Daimler operou uma melhoria crucial não só para o sistema de transmissão, mas para o próprio motor: por um lado, passando a utilizar a nova ignição magnética de baixa tensão da Bosch que inflamava a mistura de ar e gasolina nos cilindros do motor de dois cilindros e 2,2 litros, e por outro, o redesenho do radiador. O primeiro teste do cliente numa fábrica de tijolos No entanto, Gottlieb Daimler, provavelmente devido ao grande número de inovações, foi cauteloso e ainda antes de apresentar o veículo, que era altamente moderno na altura, submeteu-o a “testes no cliente” comohabitualmente se faz hoje em dia. Durante meses, a Daimler submeteu o seu novo veículo à rotina diária de trabalho numa fábrica de tijolos em Heidenheim, tendo resolvido meticulosamente todas as deficiências apresentadas.
Os camiões da Daimler sempre foram internacionais.
O primeiro comprador do primeiro camião veio de Inglaterra, o berço da industrialização. Aqui, os veículos movidos a vapor há muito que tinham passado dos carris para a estrada, mantendo-se até à década de 1950. A abolição da Lei da Bandeira Vermelha 1896 foi também positiva, no entanto, só em 1901 um camião se revelou superior a um vagão a vapor contemporâneo num teste comparativo realizado em Liverpool.
Também em Paris, o camião da Daimler era um convidado bem-vindo. Gottlieb Daimler partiu numa longa viagem rumo à cidade de Paris para divulgar o seu novo produto numa exposição mundial e, no Jardim das Tulherias, apresentou-o numa mostra de automóveis que se seguiu a um concurso organizado pela Associação Automóvel de França com o tema “veículos motorizados para viagens na cidade”. Na exposição, Gottlieb Daimler apresentou o seu novo veículo de cinco toneladas bem como um veículo de quatro cavalos. “Enormes multidões de pessoas, muitos veículos de todos os tipos e o nosso camião, são muito populares”, observou com satisfação a mulher da Daimler, Lina, em junho de 1898.
Os primeiros camiões feitos por Karl Benz fazem parte da herança genética dos camiões de hoje: camiões motorizados Benz. Em 1900, Karl Benz arriscou, progredindo para o verdadeiro camião. A primeira gama consistia em três modelos: a versão ligeira (carga útil de 1250 quilogramas) era alimentada por um motor de um cilindro de cinco a sete cv, a versão para serviço médio com 2,5 toneladas de carga útil utilizando um motor de um cilindro de dez cv e o modelo pesado com carga útil de 5 toneladas já com um “Contramotor” de dois cilindros que alcançava 14 cv de potência. O que os três tinham em comum era o facto do motor já não estar na parte traseira, mas sim na frente, posicionado horizontalmente, com uma corrente de transmissão ao eixo traseiro de 4 velocidades.
A base para o camião estava preparada
A base para o camião estava agora preparada. A Revolução Industrial acelerara e os bens produzidos em massa viajavam para os mercados. A procura de transporte de distribuição aumentava e em 1871, as restrições aduaneiras no Império Alemão eram abolidas. As histórias dos transportes rodoviários, do comércio e construção estradas, estariam mais ligadas do que se podia pensar.
Comerciais
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos

Ao longo dos anos, deu origem a edições especiais que combinam tecnologia, design, versatilidade e desempenho. Desde colaborações com bandas lendárias até modelos elétricos pioneiros, revisamos as versões mais emblemáticas da Daily, símbolo da mobilidade profissional robusta e eficiente.
Daily 4×4 ferroviária: mobilidade dupla sobre rodas e carris
Em 2013, a IVECO transformou a Daily 4×4 num veículo ferroviário capaz de circular tanto na estrada como nos carris. Esta edição foi concebida para a manutenção ferroviária, reduzindo os tempos de deslocação e melhorando a eficiência operacional. Um exemplo de engenharia aplicada ao transporte especializado.

Daily Minibus Hi-Matic All Blacks: conforto para alto desempenho desportivo
Durante a digressão europeia de 2015, a IVECO forneceu aos All Blacks uma série de Daily Minibus Hi-Matic personalizados. Equipados com 19 assentos de couro, Wi-Fi, frigorífico e sistema de áudio avançado, estas unidades ofereceram máximo conforto e conectividade a uma das equipas mais exigentes do planeta.
Daily Blue Power Natural Power: sustentabilidade com design e desempenho
Esta versão, decorada pela Garage Italia para o 40.º aniversário do modelo, ganhou o prémio «International Van of the Year 2018». O Daily Blue Power Hi-Matic Natural Power foi pioneiro como veículo comercial ligeiro a gás natural comprimido com caixa automática, combinando desempenho, eficiência energética e baixo custo operacional.

Daily 4×4 Tigrotto: espírito retro, alma off-road
Inspirada no clássico Tigrotto, esta edição especial 4×4 destaca-se pela sua estética vintage e capacidades extremas. Motor 3.0 de 175 CV, tração total com três diferenciais bloqueáveis e capacidade de reboque de 3.500 kg. Ideal para quem precisa de desempenho todo-o-terreno profissional sem concessões.
eDaily Leoncino: homenagem elétrica a uma lenda
O eDaily Leoncino combina design retro com tecnologia elétrica avançada. Com 400 km de autonomia urbana, 20 m³ de capacidade de carga e reboque até 3.500 kg, é uma síntese perfeita entre o passado e o futuro, pensada para a logística sustentável e urbana.
Daily Camper: liberdade sobre rodas com qualidade industrial
A terceira geração do IVECO Daily Camper oferece uma experiência de viagem premium. Interior com sala, cozinha, casa de banho e quarto para 4 pessoas, teto elevável, painel solar de 150 W, IVECO Driver Pal e aquecimento independente. Tudo pensado para quem procura aventura sem abrir mão do conforto.

eDaily Metallica Edition: zero emissões com alma de rock
Fruto da colaboração com os Metallica, esta edição 100% elétrica acompanhou a banda durante a sua digressão europeia. Com uma autonomia de mais de 400 km e um design exterior inspirado no álbum 72 Seasons, o eDaily Metallica combina mobilidade zero emissões com o estilo mais inovador.
Daily 4×4: o todo-o-terreno industrial que pode tudo
Disponível com chassis de 5,5 e 7 toneladas, o IVECO Daily 4×4 está equipado com um motor de 175 CV, caixa automática de 8 velocidades, bloqueios do diferencial e até 5.000 kg de carga útil. Um veículo concebido para ambientes hostis, com prestações off-road profissionais e fiabilidade comprovada em todo o tipo de missões.
Comerciais
Scania lança a solução de carregamento rápido para pesados

A Scania orgulha-se de anunciar o lançamento do Sistema de Carregamento Megawatt (MCS) para os seus camiões, com disponibilidade comercial a partir do início de 2026.
Prometendo uma capacidade de carregamento muito mais rápida, o MCS marca um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e eficiente para o transporte de veículos pesados. Como norma internacional para camiões elétricos de carregamento rápido, o MCS é especificado para uma corrente máxima de 3000 amperes (o primeiro MCS da Scania fornecerá até 1000 amperes).
Graças a esta tecnologia, um camião pode carregar de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos – integrando-se perfeitamente nos períodos de descanso ou de descanso dos condutores. Este avanço torna o transporte elétrico de mercadorias de longo curso não só prático, mas também rentável.
Com o MCS, os camiões elétricos da Scania podem ser carregados com até 750 kW, o que é cerca de duas vezes mais rápido do que a norma CCS2 atual. Este carregamento de alta capacidade requer soluções inovadoras e seguras, como conectores arrefecidos por líquido no carregador e protocolos de comunicação melhorados, garantindo operações estáveis e previsíveis.
O MCS também aborda outro ponto-chave da atual transição para a eletrificação: o custo do carregamento em termos de preços e do tempo despendido no processo, algo que a TRATON Charging Solutions, o fornecedor de serviços de eMobility dedicado dentro do GRUPO TRATON, que inclui a Scania, considera como um passo crucial.
Os camiões elétricos Scania equipados com MCS estarão disponíveis para encomenda no início de 2026. Simultaneamente, estão em curso esforços consideráveis para construir uma infraestrutura de carregamento robusta em toda a Europa, com corredores MCS planeados ao longo das principais rotas de transporte a partir de 2025.
bento4d situs toto toto togel situs togel situs togel situs toto toto togel toto togel situs toto situs toto bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs slot situs slot situs toto situs toto bento4d situs toto slot situs toto slot situs toto situs toto bento4d bento4d bento4d-
Notícias2 semanas ago
Versões Dual Motor dos Peugeot E-3008 e E-5008 já têm preços
-
Notícias2 semanas ago
Range Rover tem um logótipo novo
-
Motos2 semanas ago
Petição contra as inspeções às motos
-
Notícias7 dias ago
Os preços do novo Audi Q3
-
Comerciais2 semanas ago
DAF Trucks apresenta a série XB com carroçarias PACCAR de fábrica
-
Comerciais2 dias ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Manutenção2 semanas ago
Como verificar o estado dos travões
-
Notícias2 semanas ago
O primeiro Bugatti Bolide vai a leilão