Comerciais
Alguns veículos comerciais vão perder isenção de ISV total já em julho
Os automóveis ligeiros de mercadorias, de caixa aberta, sem caixa ou de caixa fechada sem cabina integrada na carroçaria, com peso bruto de 3.500 kg e sem tração integral, que até aqui estavam isentos de Imposto Sobre Veículos (ISV), vão perder 10% deste benefício a partir de 1 de julho.

Primeiramente pensava-se que a isenção seria total, todavia, as Finanças vieram esclarecer, mais tarde, que seria apenas parcial: em vez da isenção de 100%, passariam a ter isenção a 90%.
A medida é justificada pelo Governo por princípios ambientais, já que a própria fórmula de cálculo do imposto prejudica os veículos mais poluente, mas o sector queixa-se de ter sido apanhado desprevenido.
Em causa está a revogação da alínea c) do número 2 do Artigo 2.º do Código do ISV, para um segmento que vendeu 4.162 veículos em 2019 e que representa 11% das vendas.
A isenção total do imposto aplicava-se aos veículos com caixa aberta, sem caixa, ou caixa fechada sem cabina integrada na carroçaria, com peso bruto até 3.500 quilos e sem tracção às quatro rodas.
Também a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) repudiou a revogação da isenção total do ISV para aqueles veículos, por agravarem as dificuldades por que o sector está a passar.
Também as viaturas da categoria D, “quando autorizados ou licenciados para o transporte de grandes objectos”, perderam a isenção de 50% do Imposto Único de Circulação (IUC).
Comerciais
FIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS
A FIAT Professional apresentou no Salão Automóvel de Bruxelas o TRIS, a sua nova proposta para o segmento da micromobilidade urbana profissional. Trata-se de uma pick-up 100% elétrica de três rodas, desenvolvida pelo Centro de Design da Stellantis em Itália e pensada para responder às crescentes necessidades de distribuição de última milha em ambiente urbano.

Compacta e funcional, a FIAT TRIS foi concebida para oferecer uma solução prática, económica e sustentável para profissionais que operam sobretudo em cidades, onde a agilidade e os custos de utilização assumem um papel determinante. O modelo foi lançado recentemente em Marrocos e prepara agora a sua chegada ao mercado europeu.
Com apenas 3,17 metros de comprimento e um raio de viragem de 3,05 metros, o TRIS destaca-se pela facilidade de manobra em ruas estreitas e zonas urbanas congestionadas. Apesar das dimensões reduzidas, apresenta uma capacidade de carga homologada de até 540 kg e uma área útil de aproximadamente 2,25 m², permitindo o transporte de uma Europalete.
A TRIS está disponível em três configurações: chassis-cabina, plataforma plana e pick-up, garantindo uma elevada versatilidade de utilização. Esta flexibilidade é reforçada pelo programa Stellantis CustomFit, que disponibiliza múltiplas opções de personalização para adaptação a diferentes atividades profissionais.
No campo da mobilidade elétrica, o FIAT Professional TRIS recorre a uma bateria de lítio com 6,9 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia homologada de 90 km (WMTC), suficiente para o uso diário em operações de distribuição urbana. O carregamento é feito de forma simples, através de uma tomada doméstica de 220 V, graças a um sistema de carregamento inteligente integrado, permitindo recuperar de 0 a 80% da bateria em cerca de 3,5 horas e atingir a carga completa em 4 horas e 40 minutos.

O motor elétrico de 48 V desenvolve uma potência máxima de 9 kW e um binário de 45 Nm, permitindo ao TRIS atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. O sistema de travagem regenerativa, incluído de série, contribui para a eficiência energética e para a maximização da autonomia em contexto urbano.
Pensado para facilitar o dia a dia dos profissionais, o TRIS dispensa embraiagem e caixa de velocidades, tornando a condução simples e acessível. O chassis e a estrutura tubular beneficiam de um revestimento de zinco de qualidade automóvel, garantindo proteção contra a corrosão e maior durabilidade. A iluminação LED integral, dianteira e traseira, reforça a visibilidade e a segurança.
O equipamento inclui ainda painel de instrumentos digital, porta USB-C e tomada de 12 V, permitindo alimentar dispositivos durante o trabalho diário.
A chegada do FIAT Professional TRIS aos mercados europeus está prevista para 2026, com início em Itália, posicionando-se como uma solução inovadora e eficiente para a micromobilidade profissional urbana.
Comerciais
Hyundai revela Staria EV no Salão de Bruxelas
A Hyundai aproveitou o Salão Automóvel de Bruxelas para revelar o Staria Electric, o seu primeiro monovolume 100% elétrico, um modelo que chega com a ambição clara de disputar protagonismo num segmento onde já se encontram propostas como o Volkswagen ID. Buzz ou o mais recente Kia PV5.

O Staria não é um nome novo na gama da marca sul-coreana. Até agora disponível apenas com motorizações eletrificadas ou Diesel, surge agora numa versão totalmente elétrica, assente na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base a modelos como o Hyundai Ioniq 5 ou o Kia EV9.

A bateria é de 84 kWh, integrada numa arquitetura de 800 volts, solução que permite tempos de carregamento mais reduzidos face aos sistemas de 400 volts usados por muitos concorrentes. A energia é fornecida a um motor elétrico com 215 CV, responsável por acionar o eixo dianteiro. Trata-se, aliás, do único modelo elétrico da Hyundai com tração dianteira e arquitetura de 800 volts.

Segundo a marca, o carregamento rápido em corrente contínua permite recuperar de 10 a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, enquanto a autonomia anunciada, medida no ciclo WLTP, é de 410 quilómetros.
Pensado tanto para utilização familiar como profissional, o Staria Electric estará disponível em versões de sete e nove lugares. O interior aposta na versatilidade, com bancos deslizantes, piso totalmente plano, amplas superfícies envidraçadas e portas laterais deslizantes elétricas, facilitando o acesso e a adaptação a diferentes tipos de utilização.

Em destaque estão ainda os dois ecrãs de 12,3 polegadas presentes no tablier, que integram o mais recente sistema de infoentretenimento ccNC do Hyundai Motor Group, compatível com atualizações remotas e conectividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.
O equipamento inclui igualmente função V2L (interior e exterior), portas USB de alta potência (até 100 W), Digital Key e uma capacidade de reboque até 2 toneladas, reforçando o posicionamento prático e profissional do modelo.
A Hyundai garantiu que o Staria Electric será na Europa durante o primeiro semestre de 2026.
-
Notícias2 semanas agoRenault revela um pouco do seu próximo SUV
-
Curiosidades2 semanas agoHomem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
-
Notícias2 semanas agoO interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
-
Notícias1 semana agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Manutenção1 semana agoSaiba como eliminar odores no seu carro
-
Comerciais2 semanas agoEste Unimog especial comemora os 80 anos da marca
-
Notícias5 dias agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Curiosidades1 semana agoComboio vs carro… ganha o comboio
