Saltar para o conteúdo
Agora Carro a hidrogénio bate recorde de velocidade
Publicidade
Avaliações Usados

Opel Adam (2013-2019)

Opel Adam (2013-2019)

Nascido numa altura em que a personalização era a palavra de ordem nos modelos mais citadinos, o Opel Adam surgiu com um catálogo de opções quase infindável. Fácil de conduzir e esteticamente bem conseguido por fora e por dentro o único problema deste Opel foi ter surgido um pouco depois de outros concorrentes que ofereciam o mesmo e que já haviam conquistado boa parte o mercado.


Com um interior cujo desenho parece de um modelo de segmento superior o Adam oferece uma boa posição de condução e um bom ambiente a bordo, apesar dos bancos traseiros não deixarem muito espaço para as pernas dos ocupantes. A sua estética é também responsável por uma bagageira pouco generosa já que oferece apenas 170 litros de capacidade.

Publicidade

O seu conforto sai um pouco prejudicado pela afinação firme da suspensão, o que o favorece quando a estrada se torna mais sinuosa, mas não chega a ser muito divertido ou interativo pois a direção é muito leve e pouco informativo. No entanto isso favorece-o nas manobras citadinas onde se revela um modelo muito fácil de conduzir.

Como tem tantas possibilidades de personalização é natural que o na hora de o vender não seja dos modelos mais fáceis pois as combinações escolhidas podem não agradar a tanta gente como é habitual nos modelos mais “convencionais”.

Motores
A gama de motores do Adam é composta apenas por unidades a gasolina atmosféricas que começam no 1.2 de 70 cv, passando para o 1.4 de 87 e 100 cv e para as opções turbocomprimidas 1.0 T com 115 cv, uma das melhores opções pela relação entre consumos e prestações e por fim o mais potente 1.4 T com 150 cv de potência máxima.

Principais avarias e problemas
Nos motores 1.2 e 1.4 foram registados casos da bomba de água ganhar ruídos devido a unidades defeituosas. No 1.4 de 87 cv é possível que haja um consumo de óleo superior ao esperado e nos motores com esta capacidade podem surgir barulhos no volante motor.

Em termos eletrónicos podem surgir anomalias no funcionamento do fecho centralizado, da climatização, dos sensores de estacionamento e no sistema multimédia. Nos modelos produzidos até ao final 2013 a caixa de velocidades pode revelar algumas dificuldades na passagem da 3ª para a 4ª relação.

Avaliação MotorGuia

Opel Adam (2013-2019)

6,6/10
Fiabilidade
6,5
Custos de manutenção
6,5
Desvalorização
6,0
Qualidade dos materiais
6,5
Habitabilidade e bagageira
6,0
Segurança
7,0
Conforto
6,5
Consumo
7,0
Comportamento dinâmico
7,0
Performance
6,5

Pontos fortes

  • Desenho interior
  • Facilidade de condução
  • Opções de personalização

A melhorar

  • Conforto
  • Capacidade da bagageira

O autor

Pedro Grilo

Com cerca de 20 anos no jornalismo motorizado Pedro Grilo passou mais de metade da sua carreira ligado aos automóveis. Licenciado em Comunicação Empresarial colaborou com praticamente todos os nomes da imprensa especializada do sector automóvel.

Ver todos os artigos