Comerciais
Semirreboque com painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in. Será o futuro?

Fruto de uma parceria de investigação, os suecos da Scania estão a desenvolver um semirreboque dotado de células solares que vão poder alimentar um camião híbrido plug-in.
Os primeiros testes indicam que é possível obter uma poupança de combustível entre 5 e 10% na Suécia e do dobro em Portugal, uma vez que temos um maior números de horas de sol por dia.
“As células solares já foram utilizadas anteriormente em barcos e caravanas, mas apenas com o objetivo de alimentar equipamentos auxiliares como frigoríficos e cozinhas, nunca para alimentar a a cadeia cinemática propriamente dita”, explica Erik Falkgrim, responsável de tecnologia no Departamento de Design de Veículos da Scania I+D.
O transportador sueco Ernst Express vai utilizar o camião para tarefas diárias de transporte. Esta empresa também colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica do mundo dotada de catenárias aéreas. A Ernst Express vai utilizar um semirreboque de 18 moetros de comprimento com células solares instaladas nas laterais e no teto sobre uma superfície total de 140 metros. Espera-se que os painéis solares produzam anualmente 14 000 kWh na Suécia.
O projeto de investigação também vai analisar se o semirreboque fornece eletricidade à rede quando as baterias já estão completamente carregadas ou quando o camião estiver estacionado, por exemplo, aos fins de semana.
Num estudo prévio, foram simuladas diferentes operações no centro da Suécia, com as quais foram alcançadas poupanças de combustível significativas de 5 a 10%. Na Suécia há suficiente luz solar para produzir energia desde a primavera até ao outono, porque ainda que o sol seja mais fraco, exceto durante o verão, o número de horas de luz solar é superior ao habitual. Durante o resto do ano não há sol suficiente na Suécia.
Pelo contrário, em Portugal há cerca de mais 80% de horas de luz solar, onde se poderá alcançar até 20% de poupança de combustível.
Este projeto, financiado publicamente pela agência de inovação do governo sueco Vinnova e, para além da Scania e de Ernst Express, também participam a Midsummer, empresa que produz painéis solares, a Universidade de Upsala, que realiza investigações avançadas sobre células solares mais eficientes e a empresa de energia Dalakraft.
Comerciais
Esta é a nova geração do Ford F-Max

A Ford Trucks revelou a nova geração do F-MAX, reforçando a sua posição no segmento de veículos comerciais pesados, com um design renovado, maior eficiência e inovações tecnológicas.

O novo F-MAX está equipado com o motor Ecotorq GEN2, que promete até 11,3% de poupança de combustível, combinando desempenho, durabilidade e eficiência. A grelha frontal redesenhada e os espelhos digitais melhoram a estética e a aerodinâmica, enquanto os faróis dianteiros com moldura preta acrescentam estilo e funcionalidade.

No interior, o F-MAX apresenta um painel digital de 12”, ecrã multimédia de 12,4”, carregamento sem fios, travão de estacionamento eletrónico e arranque sem chave. A trava de segurança máxima oferece proteção adicional durante o estacionamento.

O camião conta ainda com um assistente de voz avançado, capaz de operar em 13 idiomas, permitindo controlar ar condicionado, música, rádio e telefone através de comandos de voz ou de um ecrã tátil de 7” junto à cama do condutor.
Segundo Emrah Duman, vice-presidente da Ford Trucks: “O objetivo é proporcionar aos condutores uma viagem tranquila, conforto superior e eficiência. O novo F-MAX eleva o conforto e a eficiência, reforçando a nossa presença em todos os mercados.”
bento4d bento4dComerciais
Opel comemora 25 anos do Vivaro

O Opel Vivaro celebra 25 anos como um dos veículos comerciais mais bem-sucedidos da marca. Lançado em 2000, tornou-se rapidamente referência no segmento, vencendo por duas vezes o prémio “International Van of the Year”.
Desde a primeira geração, destacou-se pelo design prático e inovador, com cabina espaçosa e soluções de segurança avançadas para a época. Ao longo dos anos, a Opel apresentou protótipos visionários como o Vivaro Concept V (luxo e multimédia), o Surf Concept (dedicado ao lazer) e, em 2010, o Vivaro e-Concept, que antecipou a versão elétrica lançada em 2020.

A terceira geração, estreada em 2019, trouxe finalmente a motorização 100% elétrica, premiada como “International Van of the Year 2021”, disponível com baterias de 50 ou 75 kWh e até 330 km de autonomia.

Em 2024, o Vivaro renovou-se com a dianteira Opel Vizor, novos sistemas de infotainment e até 18 tecnologias de assistência à condução, mantendo a versatilidade em versões furgão, cabina dupla e chassis-cabina.

Hoje, o Vivaro continua a ser um veículo “multitalento”, como diz a Opel: robusto, flexível e disponível em variantes Diesel e elétricas, combinando a funcionalidade de um veículo comercial com o conforto de um automóvel de passageiros.

-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira repete o nono lugar
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra frente do novo Classe C elétrico
-
Notícias2 semanas ago
Dois nomes de peso da Toyota com o gene GR
-
Avaliações Usados1 semana ago
Renault Austral (2022-…)
-
Notícias2 semanas ago
Festa colorida nos 50 anos do Volkswagen Polo
-
Notícias2 semanas ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Comerciais2 semanas ago
Torrestir reforça presença internacional com novas ligações ao Norte de África
-
Comerciais2 semanas ago
Há novas normas sobre conceção, reutilização e reciclagem de veículo