Comerciais
Cuidados ao ultrapassar camiões em estradas nacionais

Você tem receio de ultrapassar os camiões? Leia as nossas recomendações e sinta-se mais preparado(a) para enfrentar estes “monstros” da estrada.
O camião é uma viatura quase omnipresente nas estradas. A sua presença continuada no trânsito rodoviário acontece por causa da sua importância no transporte de mercadorias, pressupondo grande parte da logística terrestre no nosso país. Além disso, no verão é uma logística que ainda aumenta, no sentido de levar bens até aos principais destinos turísticos de Portugal.
Deste modo, é muito provável que se sair de viagem de carro, se cruze com algum ou vários camiões no percurso. E tendo em conta que estes têm a velocidade limitada, inevitavelmente terá de os ultrapassar em algum ponto, para continuar no ritmo. Numa autoestrada, é uma manobra simples e sem complicações, pela existência de duas vias no mesmo sentido. No entanto, se estivermos numa estrada secundária, pode ser stressante realizá-la, caso não estejamos acostumados a fazê-lo, por estarmos habituados a conduzir apenas em cidade ao longo do ano.

A Samsung desenvolveu uma câmara frontal de alta definição ligada a um monitor instalado na traseira do camião que facilita as manobras de ultrapassagem
Como ultrapassar: passo a passo
O camião é um veículo bastante diferente de um automóvel (principalmente no comprimento), o que exige maiores precauções na altura de realizar esta manobra. O motorguia.net explica neste texto como fazê-lo, pelo que trataremos de o resumir nos seguintes pontos.
Perceber a necessidade da ultrapassagem
Devemos considerar se realmente vamos poupar tempo ao ultrapassar o camião, sobretudo se temos pensado fazer uma paragem em breve ou se vamos cruzar alguma localidade nos próximos quilómetros.
Comprovar de que temos espaço para a ultrapassagem
Não só devemos confirmar se vêm carros de frente em sentido contrário, mas também se teremos espaço com traço descontínuo suficiente para finalizar a ultrapassagem.
Perceber se alguém já nos vai a ultrapassar
Confirmar através dos espelhos retrovisores se algum veículo atrás de nós tem intenção de nos ultrapassar. Nesse caso, o melhor é deixá-lo fazer a ultrapassagem, esperar que o finalize para o fazer depois. Nunca ao contrário.
Sinalizar a manobra
Para avisar o condutor do camião, sinalize com o pisca esquerdo, uns 20 ou 30 metros antes de chegar perto dele, para que ele possa ver pelo retrovisor.
Manter a distância de segurança do camião
Nem mesmo ao iniciar a ultrapassagem devemos chegar perto da traseira do camião. Além de podermos colidir devido à proximidade, no caso de uma travagem do camião, perderemos a visibilidade da estrada.
Ultrapassar o camião com determinação
Quando estamos certos de que temos a estrada livre para ultrapassar, «lançamo-nos» à manobra. O ideal é fazê-lo com distância suficiente para poder invadir a faixa contrária de forma gradual. Também é recomendável iniciar a manobra uma ou duas velocidades abaixo do normal, para ganhar mais potência e aceleração.
Precaução com os golpes de vento e as mudanças de pressão
Quando vamos a ultrapassar o camião, notaremos um «golpe» de ar vindo do veículo. Devemos estar preparados para não perder o controlo do carro.
Incorporar-nos na faixa direita com suavidade
Após ultrapassar o camião, voltaremos à nossa faixa de forma gradual. Por isso, o conveniente é que deixemos outros 15 ou 20 metros de espaço do camião antes de começar a realizar a incorporação. Uma boa referência é ver o camião pelo retrovisor central do nosso carro.
Um dos maiores mitos é que os condutores de camião são condutores imprudentes que acham que são donos da estrada. Não há nada mais longe da realidade. Na sua grande maioria são utilizadores experientes, com um grande respeito pela estrada e pelas regras de trânsito. Na maioria dos casos vão facilitar a manobra, pelo que os veículos ligeiros também devem realizar a manobra de forma correta. Por isso é importante seguir regras como estas que ajudam à sã convivência de todos na estrada.
Comerciais
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal

A BYD Trucks, referência mundial em soluções de mobilidade elétrica e pioneira em veículos industriais sustentáveis, anunciou o início oficial das suas operações em Espanha.
Este passo estratégico faz parte do plano de expansão global da marca, que procura liderar a transformação do transporte profissional para um modelo mais eficiente, conectado e livre de emissões.
Após consolidar-se com sucesso noutros mercados europeus, a empresa chega com uma gama completa de veículos comerciais elétricos de última geração, concebidos especificamente para satisfazer as exigências do ambiente urbano e logístico europeu.

Segundo explica Íñigo Gil de Gómez, Diretor de Vendas para a Península Ibérica: «Sabemos muito bem o que implica promover a mobilidade sustentável. Há anos que nos preparamos para entrar em Espanha e estamos determinados a oferecer aos nossos clientes as melhores ferramentas para a sua transição energética».
A marca destaca que cada modelo foi concebido para reduzir a pegada ambiental, otimizar as operações logísticas e adaptar-se às necessidades atuais do transporte profissional.
Após o sucesso de vários testes na Europa, vários clientes espanhóis preparam-se para testar os veículos da BYD.

As demonstrações incluem: Uma unidade do BYD EVALI eVan; Um trator elétrico para terminais BYD EYT 2.0; Dois camiões BYD ETM6 7.5T, com carroçaria frigorífica e furgão seco
Estes modelos foram desenvolvidos tendo em mente a realidade operacional europeia, combinando autonomia, desempenho e eficiência energética.
Gama elétrica da BYD Trucks disponível em Espanha:
A oferta inicial de camiões e furgões elétricos BYD é composta por quatro soluções 100% zero emissões:
BYD EVALI 4.25T eVan
Furgão de grande capacidade, disponível em versões de carga e cabina dupla.
Volume útil: 17,9 m³
Carga útil: até 1.450 kg
Carregamento rápido: 80% em 30 minutos (188 kW)
✅ Ideal para frotas urbanas com alta rotação
BYD ETM6 7.5T eTruck
Caminhão médio com mais de 1,4 milhões de km operacionais na Europa.
Autonomia: 200 km
Carregamento rápido: 20–100% em 1 hora
Carregamento CA também disponível
✅ Focado na otimização do TCO e uso urbano intensivo
BYD ETH8 18T eTruck
Veículo para transporte urbano de alta tonelagem.
Carga líquida: até 9.950 kg
Autonomia: 250 km
Carregamento de 20% a 100% em 2 horas
✅ Perfeito para logística urbana e recolha de resíduos
BYD EYT 2.0 Trator de terminal
Desenvolvido para operações de alto desempenho e reboque.
Até 85 toneladas GCWR
Duas baterias: 150 e 216,7 kWh
Motores de 130 e 260 kW
Até 16 horas de operação
✅ Solução robusta e silenciosa para portos e centros logísticos
Tecnologia BYD: eficiência, segurança e manutenção otimizada
Todos os modelos BYD estão equipados com baterias LFP (fosfato de ferro e lítio), reconhecidas pela sua alta densidade energética, durabilidade e segurança. Passaram por testes extremos, como o teste de perfuração com prego, um dos mais exigentes do setor.
Além disso, incorporam:
Arquitetura E-axle (eixo motor elétrico)
Controlador 5 em 1 que integra a gestão do motor, distribuição de potência, DC-DC, direção e compressor
Desde a sua fundação em 1995, a BYD consolidou-se como uma empresa de alta tecnologia com mais de 120.000 engenheiros e a maior equipa de I&D do mundo. O seu objetivo: melhorar a qualidade de vida através da inovação e do transporte sustentável.
Comerciais
Amsterdão encomenda 40 DAF totalmente elétricos

A cidade de Amsterdão está a adquirir 40 camiões elétricos DAF XD para recolha de lixo. Os camiões DAF XD Electric 6×2 FAN serão entregues em 2026 com uma variedade de tipos de carroçaria, cada um projetado para uma aplicação específica.
A encomenda de camiões DAF totalmente elétricos faz parte da ambição de Amsterdão de reduzir ao mínimo as emissões de CO2 e outras. Os veículos serão fornecidos através do concessionário DAF Truckland e VDL-Translift, que cuidará de parte da carroçaria.
Um fator importante na decisão da cidade de Amsterdão de escolher o DAF XD Electric foi sua compatibilidade com a carroçaria. De fábrica, os conjuntos de baterias podem ser montados em várias posições no chassi, de modo que os construtores de superstruturas não precisam realocar componentes elétricos, e há amplo espaço para equipamentos de montagem, como pernas estabilizadoras.
Amsterdão também levou em conta a estratégia da DAF de usar a química da bateria de fosfato de ferro de lítio (LFP). As baterias LFP são livres de cobalto e níquel com uma longa vida útil prevista, tornando-as ideais para utilização em camiões. Podem ser carregados até 100% repetidamente com impacto mínimo no desempenho ou confiabilidade. São também muito estáveis termicamente, garantindo a sua segurança em aplicações como estas.
Os 40 veículos DAF XD Electric para a cidade de Amesterdão serão equipados com diferentes tipos de carroçaria. Estes incluem 13 carregadores traseiros, 10 guindastes e 17 carregadores frontais para recolha de contentores. Com esta nova frota, o município poderá recolher quase todo o tipo de resíduos domésticos isentos de emissões.
Todos os veículos serão equipados com 3 (de um máximo de 5) baterias LFP de 105 kWh cada. Estas fornecem energia ao motor elétrico de 170 kW ou 220 kW do XD Electric. Para alimentar equipamentos, incluindo a carroçaria e as gruas de carga, os veículos serão equipados com uma ePTO de 90 kW.
situs slot situs slot slot gacor link slot bento4d bento4d bento4d-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Comerciais2 semanas ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Curiosidades2 semanas ago
O arquivo histórico da Lamborghini
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira fora dos pontos na Áustria
-
Manutenção Motos1 semana ago
Condução defensiva com a sua moto
-
Notícias7 dias ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros