Comerciais
Cuidados ao ultrapassar camiões em estradas nacionais
Você tem receio de ultrapassar os camiões? Leia as nossas recomendações e sinta-se mais preparado(a) para enfrentar estes “monstros” da estrada.
O camião é uma viatura quase omnipresente nas estradas. A sua presença continuada no trânsito rodoviário acontece por causa da sua importância no transporte de mercadorias, pressupondo grande parte da logística terrestre no nosso país. Além disso, no verão é uma logística que ainda aumenta, no sentido de levar bens até aos principais destinos turísticos de Portugal.
Deste modo, é muito provável que se sair de viagem de carro, se cruze com algum ou vários camiões no percurso. E tendo em conta que estes têm a velocidade limitada, inevitavelmente terá de os ultrapassar em algum ponto, para continuar no ritmo. Numa autoestrada, é uma manobra simples e sem complicações, pela existência de duas vias no mesmo sentido. No entanto, se estivermos numa estrada secundária, pode ser stressante realizá-la, caso não estejamos acostumados a fazê-lo, por estarmos habituados a conduzir apenas em cidade ao longo do ano.

A Samsung desenvolveu uma câmara frontal de alta definição ligada a um monitor instalado na traseira do camião que facilita as manobras de ultrapassagem
Como ultrapassar: passo a passo
O camião é um veículo bastante diferente de um automóvel (principalmente no comprimento), o que exige maiores precauções na altura de realizar esta manobra. O motorguia.net explica neste texto como fazê-lo, pelo que trataremos de o resumir nos seguintes pontos.
Perceber a necessidade da ultrapassagem
Devemos considerar se realmente vamos poupar tempo ao ultrapassar o camião, sobretudo se temos pensado fazer uma paragem em breve ou se vamos cruzar alguma localidade nos próximos quilómetros.
Comprovar de que temos espaço para a ultrapassagem
Não só devemos confirmar se vêm carros de frente em sentido contrário, mas também se teremos espaço com traço descontínuo suficiente para finalizar a ultrapassagem.
Perceber se alguém já nos vai a ultrapassar
Confirmar através dos espelhos retrovisores se algum veículo atrás de nós tem intenção de nos ultrapassar. Nesse caso, o melhor é deixá-lo fazer a ultrapassagem, esperar que o finalize para o fazer depois. Nunca ao contrário.
Sinalizar a manobra
Para avisar o condutor do camião, sinalize com o pisca esquerdo, uns 20 ou 30 metros antes de chegar perto dele, para que ele possa ver pelo retrovisor.
Manter a distância de segurança do camião
Nem mesmo ao iniciar a ultrapassagem devemos chegar perto da traseira do camião. Além de podermos colidir devido à proximidade, no caso de uma travagem do camião, perderemos a visibilidade da estrada.
Ultrapassar o camião com determinação
Quando estamos certos de que temos a estrada livre para ultrapassar, «lançamo-nos» à manobra. O ideal é fazê-lo com distância suficiente para poder invadir a faixa contrária de forma gradual. Também é recomendável iniciar a manobra uma ou duas velocidades abaixo do normal, para ganhar mais potência e aceleração.
Precaução com os golpes de vento e as mudanças de pressão
Quando vamos a ultrapassar o camião, notaremos um «golpe» de ar vindo do veículo. Devemos estar preparados para não perder o controlo do carro.
Incorporar-nos na faixa direita com suavidade
Após ultrapassar o camião, voltaremos à nossa faixa de forma gradual. Por isso, o conveniente é que deixemos outros 15 ou 20 metros de espaço do camião antes de começar a realizar a incorporação. Uma boa referência é ver o camião pelo retrovisor central do nosso carro.
Um dos maiores mitos é que os condutores de camião são condutores imprudentes que acham que são donos da estrada. Não há nada mais longe da realidade. Na sua grande maioria são utilizadores experientes, com um grande respeito pela estrada e pelas regras de trânsito. Na maioria dos casos vão facilitar a manobra, pelo que os veículos ligeiros também devem realizar a manobra de forma correta. Por isso é importante seguir regras como estas que ajudam à sã convivência de todos na estrada.

Comerciais
Kia revela PV5 chassis-cabina elétrico na SOLUTRANS 2025
A Kia apresentou em Lyon, na feira SOLUTRANS 2025, o novo PV5 Chassis Cab, o primeiro chassis-cabina totalmente elétrico da marca e um passo central na estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV).
Construído sobre a plataforma E-GMP.S, o modelo destaca-se pela eficiência, modularidade e foco nas necessidades dos profissionais europeus.

Com menos de cinco metros de comprimento, o PV5 oferece até 1005 kg de carga útil e até 8 m³ de capacidade com a configuração High Box, igualando furgões de segmento superior, mas mantendo dimensões compactas e um raio de viragem de 5,5 metros.
Desenvolvido em colaboração com transformadores europeus, permite várias conversões profissionais, como versões Dropside, Tipper, Box Van e Refrigerated Van. Na SOLUTRANS, a Kia demonstra uma versão adaptada à distribuição alimentar.
O PV5 estará disponível com bateria de 51,5 kWh no lançamento e uma opção de maior autonomia, de 71,2 kWh, em 2026. Consoante a configuração, a autonomia pode atingir valores equivalentes aos do L2H1 Cargo: até 297 km com a bateria padrão e 416 km com a bateria maior. O carregamento rápido a 150 kW permite repor 10% a 80% em cerca de 30 minutos.

O modelo integra ainda um conjunto completo de sistemas de assistência à condução e a garantia Kia de sete anos/150 000 km (extensível).
Além da estreia do PV5 Chassis Cab, a Kia apresentou o novo Ecossistema Business Solutions, que reúne serviços de condução, carregamento, conectividade e gestão de frotas. A plataforma inclui soluções como Kia Charge Business — com acesso a mais de um milhão de postos na Europa —, a ferramenta de gestão Kia | PLEOS Fleet e o Business Mode da app Kia para supervisão de até cinco veículos.
O objetivo é simplificar operações, reduzir custos e acelerar a adoção de frotas elétricas no setor empresarial.
situs toto situs gacor toto slot slot resmiComerciais
DAF XD e XF Electric vencem prémio do International Truck of the Year 2026
Os novos DAF XD e XF Electric foram eleitos International Truck of the Year do Ano 2026 por um júri idóneo composto por 24 jornalistas especializados, representantes de 24 países.
É a terceira vez que a DAF conquista o título com a sua gama New Generation, após o sucesso dos modelos XF, XG e XG+ em 2022, e do XD em 2023, trazendo o prémio mais uma vez
para a casa de Eindhoven.
O troféu foi entregue a Harald Seidel, presidente da DAF Trucks, durante o Jantar de Gala Internacional de atribuição destes prémios que decorreu na feira Solutrans em Lyon, França, com a presença de mais de 1300 convidados.
Com 92 pontos alcançados, a gama elétrica pesada do construtor holandês terminou à frente dos seus concorrentes na contagem final. O MAN D30 PowerLion a gasóleo foi um forte concorrente, enquanto o SANY e435 totalmente elétrico, marcou a primeira vez que um camião chinês chegou à lista de finalistas do prémio de camião mais prestigiado da Europa.
De acordo com as regras do “International Truck of the Year (IToY)”, o título é concedido anualmente ao veículo lançado nos 12 meses anteriores e que tenha dado a maior contribuição para a eficiência do transporte rodoviário. A avaliação abrange uma série de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, desempenho ambiental e custo total de propriedade (TCO).
Este é o terceiro ano consecutivo em que um camião elétrico conquista o título. Dos cinco veículos selecionados para 2026, três eram modelos elétricos a bateria, destacando que a transição energética continua na vanguarda da indústria dos pesados de mercadorias, mesmo com a evolução contínua do motor de combustão interna.
Durante extensos testes de condução, os membros do júri elogiaram os modelos XD e XF Electric pela perfeição das suas transmissões, com passagens de caixa quase impercetíveis. A sua autonomia também beneficia da melhoria aerodinâmica de 9% alcançada em toda a última geração de produtos DAF.
O conceito de veículo modular, que oferece uma ampla escolha de configurações de bateria e eixos, também foi elogiado por proporcionar aos operadores uma flexibilidade excecional.
Florian Engel, presidente do júri do “International Truck of the Year”, resumiu esta vitória: “Com os novos XD e XF Electric, a DAF Trucks demonstra que a combinação de um motor elétrico central e um eixo traseiro tradicional pode ser tão eficiente em termos energéticos quanto uma transmissão com um eixo elétrico (e-axle). Além disso, esta configuração da DAF proporciona uma distribuição de pesos perfeita, permitindo que praticamente todos os casos de utilização sejam abrangidos por uma única plataforma técnica.”
Os nomeados 2026 (por ordem alfabética):
DAF XD / XF
MAN D30 PowerLion
MAN eTGS
SANY e435
SCANIA Super 11
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira despediu-se do Algarve com um 14º lugar
-
Notícias2 semanas agoNovo Golf GTI Edition 50 já tem preço
-
Novos2 semanas agoTruques para conduzir à noite
-
Notícias1 semana agoNovo Clio já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoNors e Renault Trucks iniciam comercialização da Master e da Trafic em Portugal
-
Notícias1 semana agoAutoeuropa já fabricou o primeiro lote do novo T-Roc
-
Curiosidades1 semana agoBugatti Tourbillon, o mestre do ar
-
Notícias1 semana agoCastrol lança gama própria de baterias
