Manutenção
Em tempo de férias cuidado com a bagagem
Published
3 anos anteson
By
Pedro Grilo
A época de verão é tradicionalmente a época das grandes viagens de férias e como tal é sempre uma altura em que acondicionar a bagagem toda no automóvel pode não ser uma tarefa simples. Mas além da vitória de conseguir levar tudo o que é necessário, há que ter em conta alguns cuidados importantes por questões de segurança.
Quando estás pronto para ir de férias e começa a arrumar a bagagem no seu veículo deve ter algumas coisas em consideração:
1 – Não abuse do físico
veja bem o peso de alguns dos volumes e não abuse de esforços ou das suas costas. Se for necessário utilize um troley com rodas para transportar a bagagem de sua casa para o automóvel. Não comece a sua viagem de férias com dores nas costas.
2 – Utilize apenas a bagageira
Se possível deve utilizar apenas o espaço disponível na bagageira do automóvel. Nunca deve colocar objetos em cima ou acima da chapeleira pois estes irão reduzir a sua visibilidade enquanto conduz.
3 – Distribua bem o peso
O equilíbrio do automóvel é importante e já é incómodo suficiente que por causa do peso ele vá mais pesado no eixo traseiro que no dianteiro. Portanto evite desequilibrá-lo também entre o lado esquerdo e o direito. Escolha os volumes mais pesados e rígidos (malas de viagem e afins) para colocar no fundo da bagageira e o mais centrados possível ao meio. Assim consegue minimizar alguma tendência que o carro tenha em estrada para descair para um dos lados e também evita que por ter colocado os objetos mais pesados em cima de outros mais leves haja uma “derrocada” de volumes na bagageira. Se possível fixe os vários volumes com uma rede com pontos de fixação para evitar que estes se desloquem.
4 – Evite objetos no habitáculo
Excetuando as habituais garrafas de água ou documentos, que devem ser guardados nos espaços de arrumação disponíveis no habitáculo, não deve ter objetos soltos no habitáculo. Em cima dos bancos, da chapeleira ou do tablier. Se houver algum azar, um acidente ou uma travagem violenta, esses objetos podem causar sérios danos físicos aos ocupantes.
5 – Alternativas seguras
Se os volumes que tem de transportar são essenciais para a viagem e excedem a capacidade da mala, então equacione a aquisição de uma solução alternativa para estes momentos como é o caso de uma mala de tejadilho para acomodar os objetos que não cabem na bagageira.
6 – Atenção aos números
Normalmente nestes momentos que antecedem as viagens de férias nunca se pensa no peso máximo permitido num automóvel ou na necessidade de alterar a pressão dos pneus quando este vai carregado de bagagem. No entanto são duas coisas importantes pois não deve exceder a tara permitida pois pode colocar em risco a segurança e os pneus também devem ter a pressão adequada recomendada pela marca para o peso do carro pois só assim estes terão o melhor desempenho.
7 – Mais cuidado ainda na condução
Uma vez na estrada não se esqueça que o seu automóvel está mais pesado, por isso trate de definir bem as trajetórias em curva de maneira a evitar os movimentos da carroçaria que poderão desequilibrar o veículo devido ao peso extra que transporta e também não se esqueça que estando mais pesado as distâncias de travagem vão ser maiores, logo obrigando a uma maior precaução e antecipação no momento de travar.
Também pode gostar

Com a chegada do inverno é normal que a utilização do seu automóvel clássico seja menor ou até mesmo nula, pelo que é habitual que alguns destes carros iniciem o seu “período de hibernação” na garagem até que o bom tempo regresse para então voltarem à estrada.
Para manter o seu clássico nas melhores condições, também são precisos alguns cuidados mesmo quando ele está parado na sua garagem. Por isso, aqui lhe deixamos alguns conselhos importantes para garantir o bom estado e longevidade do seu carro clássico:
Lave bem o exterior
Dê uma boa lavagem à mão ao seu carro e se possível não se esqueça de lavar também a parte inferior. Depois de bem seco pode encerá-lo e polir para garantir que a pintura está protegida antes de tapar o seu clássico com uma cobertura.
Lave bem o interior
Se lavou bem o exterior, também o deve fazer no interior garantindo que nenhum resto de nada relacionado com comida fica no habitáculo. Além do mau aspeto e possível surgimento de maus odores, também é um chamariz para muita bicharada que só fará mal ao seu carro. Proteger os estofos com umas capas é uma boa ideia e para “rematar” não faz mal nenhum adicionar algum produto anti-humidade (semelhante a sílica-gel em saquetas, por exemplo) que se encontra à venda nas grandes superfícies. Desta forma irá combater mais eficazmente alguma humidade que tenha tendência a acumular-se no interior do seu clássico.
Cuidado com os roedores
Lembre-se que um carro parado numa garagem pode ser um hotel de cinco estrelas ou um restaurante “gourmet” para os roedores. Não só encontram bons estofos para fazer ninho como bons fios elétricos para roerem. Por isso se suspeita que a sua garagem pode ter um destes indesejados visitantes, tome as devidas precauções para evitar dissabores.
Reponha os líquidos
Certifique-se que tem os vários líquidos no nível correto e se for caso disso, reponha ou substitua o óleo, o óleo dos travões ou o líquido de refrigeração. Lembre-se que este tipo de fluídos perdem as suas qualidades com o tempo e as baixas temperaturas também não ajudam a que eles se mantenham no melhor estado. Aproveite e encha o depósito de combustível. As opiniões dividem-se sobre se é melhor encher ou esvaziar, mas a maioria é a favor de encher pois assim assegura que com o depósito cheio não há espaço para que alguma possível humidade comece a corroer o metal do depósito, enferrujando-o.
Trate bem dos pneus
Lave e limpe os pneus removendo poeiras, terras ou pequenas pedras e garanta que eles ficam com a pressão correta, enchendo-os de ar se eles necessitarem. Um dos problemas com as paragens mais longas é o facto dos pneus estarem muito tempo no mesmo lugar e com a pressão do peso do carro eles acabam por perder a sua forma circular e deformam a própria estrutura e borracha. Se além disso os pneus estiverem com pouco ar (ou a perder ar) e isso faz com que deformem mais rapidamente e fiquem “quadrados”, mais depressa.
Cuide da bateria
As baterias são sempre um calcanhar de Aquiles quando um carro está parado e ainda mais quando se fala da estação mais fria do ano. Por isso a solução mais prática é desligar a bateria ou até retirá-la por completo e colocá-la num local menos suscetível ao frio para evitar que ela “congele”. No entanto, se não quiser ter esse trabalho e poder ligar um carregador de bateria que assegura sempre que esta não descarrega, então essa é a solução ideal.
Tape o seu clássico
Tapar o seu clássico é o último passo no processo de prepará-lo para o inverno. A capa vai ajudar a proteger a pintura e evita que a sujidade se acumule no carro. Se for possível escolha uma capa à medida do seu carro e num material respirável. O facto de ser à medida assegura que a capa envolve bem a carroçaria sem deixar muito espaço para a entrada de sujidade ou humidade e se o tecido for respirável então também irá ajudar a evitar que a humidade acumule por baixo da capa.
Ligue o carro pontualmente
Depois de todo este trabalho a preparar o seu clássico para o inverno, é normal que não lhe apeteça muito ter o trabalho de o destapar por completo e colocá-lo a trabalhar. No entanto ligar o carro por algum tempo, até ele atingir a temperatura ideal de funcionamento, ajuda o lubrificar o motor e a remover alguma humidade acumulada, o que só beneficia o seu clássico. Fazer isto uma vez por mês seria o ideal.

O outono já chegou e com ele as primeiras condições atmosféricas mais adversas e menos horas de luz a cada dia que passa, por isso ter o automóvel em condições e ter atenção a alguns comportamentos e ambiente rodoviário é fundamental para passar o outono sem dissabores.
Depois do verão onde normalmente há mais viagens longas, o automóvel deve ser preparado para o outono e o comportamento do condutor também deve reforçar alguns cuidados pois a realidade que o rodeia na estrada também mudou. Por isso aqui ficam alguns conselhos para melhor lidar com estes dias mais curtos, frios e chuvosos:
1 – Faça uma revisão ao carro
Comece por verificar o estados de todos os fluídos, do óleo, do óleo dos travões, do líquido de refrigeração e do líquido do limpa para-brisas. Veja também o estado da bateria e dos pneus, não se esquecendo de ver como está a pressão dos mesmos já que a tendência é diminuir com a diminuição da temperatura. Se achar que o verão foi “duro”, não hesite em fazer uma revisão ao mesmo junto de um mecânico. Exige algum investimento extra, mas pode evitar custos bem maiores no futuro.
2 – Trate das escovas
Analise bem o estado das escovas limpa para-brisas. Veja as condições da borracha, se não está demasiado rígida e se não tem falhas. Não hesite em trocar para umas escovas novas pois são determinantes para garantir uma boa visibilidade em dias de chuva.
3 – Verifique a iluminação
Veja se toda a iluminação do carro está em condições e se for necessário troque as lâmpadas que lhe parecem estar a ter um rendimento mais fraco. Além disso veja se as próprias óticas não precisam de ser limpas ou até mesmo polidas. Com o passar do tempo a parte cristalina começa a ficar “queimada” e baça, fazendo com que haja uma perda substancial de luminosidade no feixe de luz das lâmpadas.
4 – Atenção redobrada ao volante
No outono começam a surgir as primeiras chuvas e também convém não esquecer as folhas caducas que caem das árvores nesta estação do ano. Também este elemento reduz a aderência dos veículos e pode esconder buracos bem grandes debaixo do tapete de folhas que por vezes se forma na estrada, especialmente nas cidades.
5 – Escolha bem o estacionamento
Pelo sim pelo não, é melhor prevenir do que remediar, por isso veja bem onde estaciona. Se tem de estacionar na rua veja bem se não o faz numa zona baixa, sujeita a inundações, ou junto a árvores que com o mau tempo também podem cair causado graves danos no veículo. Mesmo se tem garagem para o seu carro, veja se esta tem os sistemas de escoamento em condições, pois as primeiras chuvas mais fortes têm tendência a criar complicações com inundações.
6 – Cuidado na condução
Com o piso molhado e má visibilidade lembre-se que na estrada deve ter cuidados especiais como duplicar a distância para o veículo da frente e ser suave no controlo do veículo. Evitar travagens fortes ou acelerações bruscas e não ser demasiado nervoso no volante com guinadas no volante que o podem fazer perder o controlo do automóvel.

Radares em dezembro

Valentino Rossi vai estrear-se no WEC em 2024

Dacia Lodgy (2012-…)

Novo Peugeot 208 já tem preços e já pode ser encomendado

IVECO com fornecimento de autocarros recorde para o Brasil

DAF XD e XF Electric no programa de demonstração de camiões de longo curso

BMW já registou o nome iM3

O LaFerrari de Sammy Hagar vai ser leiloado em festa

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

No inverno cuide bem do seu clássico

Isuzu anuncia nova série especial da D-Max para Portugal

Miguel Oliveira já tem nova equipa

BMW já registou o nome iM3

IVECO com fornecimento de autocarros recorde para o Brasil

Radares em dezembro

Novo Peugeot 208 já tem preços e já pode ser encomendado
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por parfuarViva comunidade, Preciso de tirar uma dúvida com base nas vossas experiências. Tenho um Astra GTC 1.3 cdti com 320 mil klms e só posso dizer bem...
- por elmanoduarteOlá a todos. O meu ibiza cupra (bocanegra) 1.4 TSi 180cv, de repente ficou com o rolanti um bocado mais alto que sempre foi. Depois de quente a...
- por PneucarecaA Mitsubishi acaba de revelar um teaser de C-Suv que terá como base o Scenic. Teaser: Render:
- por PneucarecaSim, parece que a Smart está a preparar um concorrente para o Countryman, com formas igualmente semelhantes ao EQB/GLB, Eletrico obviamente. Em...
Em aceleração
- Notícias5 dias antes
Radares em dezembro
- Comerciais2 semanas antes
Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento
- Motos2 semanas antes
Bagnaia é bicampeão de MotoGP
- Notícias2 semanas antes
Lancia mostra teaser do novo Ypsilon
- Notícias1 semana antes
Superdesportivo português será revelado no início de 2024
- Notícias2 semanas antes
O último Audi TT saiu da linha de montagem
- Notícias6 dias antes
Valentino Rossi vai estrear-se no WEC em 2024
- Comerciais2 semanas antes
Irizar mostrou na Solutrans evolução do camião ie Truck