Como cuidar das jantes do seu carro – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção

Como cuidar das jantes do seu carro

Published

on

As jantes são um importante elemento do seu veículo. Além da componente estética também são responsáveis pela proteção de elementos mais sensíveis do automóvel. Em caso de impacto num buraco da estrada, por exemplo, a jante pode sofrer com isso, mas a força do impacto fica na jante e não afeta outros componentes da suspensão mais sensíveis e mais complexos e onerosos de reparar. As jantes de liga leve ainda ajudam na redução do peso da roda tornando mais eficaz o trabalho da suspensão.



As jantes são normalmente um fator determinante na estética de um automóvel. São sempre alvo de uma escolha apurada no momento da compra e por vezes ao longo do tempo de vida do veículo são substituídas por outras mais ao gosto do condutor. Portanto são um componente muito ligado à vertente visual do veículo e ao mesmo tempo um dos que mais se suja e degrada.

Vamos por isso deixar-lhe algumas dicas para cuidar bem das jantes do seu carro:

1 – Nunca limpe as jantes quando estas estão quentes
Se acabou de chegar com o carro e as jantes estão quentes ainda, essa não é uma boa altura para lavar as jantes. O metal não gosta de variações súbitas de temperatura.

2 – Limpe as jantes pelo menos uma vez por mês
As jantes acumulam muito pó oriundo das pastilhas de travão e estão sujeitas aos mais variados tipos de materiais depositados nas estradas, alguns deles corrosivos. Por isso lavar as jantes pelo menos uma vez por mês vai evitar que estes materiais nocivos se acumulem na jante e que com o tempo causem danos irreversíveis na mesma. Além disso, a sujidade acumulada torna-se mais difícil de remover com o tempo e há até quem sugira que as jantes devem ser lavadas uma vez por semana.

3 – Lavar o carro primeiro ou as jantes?
Lave sempre as jantes primeiro. Dessa forma evita que depois do carro todo bem lavado haja sujidade das jantes que volte a sujar a carroçaria. Se lavou o seu automóvel com uma máquina de pressão preste atenção pois as jantes não devem ser lavadas com água a uma pressão superior a um bar pois pode ser demasiado agressivo para as mesmas.

4 – Atenção aos produtos utilizados
Escolha bem o produto de limpeza para as suas jantes e proteja os discos e os travões pois alguns produtos podem conter substâncias demasiado corrosivas ou também gordurosas e isso pode comprometer a plena eficácia dos travões. Além disso certos produtos de menor qualidade apostam na rapidez da remoção da sujidade e muitas vezes isso significa que são muito ácidos e corrosivos, o que com o tempo vai retirar o brilho da jante, deixando-a baça.
pode sempre recorrer a uma solução caseira segura que é utilizar um normal detergente para a loiça diluído em água numa proporção de 1 para 3, uma parte de detergente para três equivalentes de água.

5 – Cuidado com as esponjas e escovas
Esteja atento ao tipo e à qualidade das esponjas, das escovas ou dos panos que utiliza na limpeza das jantes. As esponjas ou escovas não devem ser demasiado duras ou ásperas e qualquer tipo de metal está fora de questão (como lã e aço ou algo semelhante) pois não queremos riscar a jante ou degradar o seu brilho.

6 – Tenha paciência
Algumas jantes são mais complicadas de limpar que outras. Se por um lado as jantes com poucos raios não são um desafio muito complexo, já as jantes multi-raios exigem por vezes um enorme trabalho para limpar cada um dos espaços do seu intrincado desenho. Nada que uma escova pequena e muita paciência não resolvam, por isso esteja preparado para levar o seu tempo entretido a limpar as jantes do seu carro.

7 – Acabamento
Depois de bem limpas as jantes podem ser protegidas com uma cera líquida incolor que vai reforçar o seu brilho e facilitar a remoção da sujidade que venham a acumular no futuro. Preste também especial atenção aos produtos de polimento. Estes não devem ser utilizados em jantes pintadas de cor mate pois vão danificar a pintura.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção

Como eliminar a humidade do interior do seu carro

Published

on

Após o Inverno é normal que o habitáculo do seu carro apresente alguma humidade. Vidros a embaciarem facilmente, bancos molhados ou até o surgimento de algum bolor são o sinal que o seu veículo tem mais humidade do que seria desejável.



Entrar no carro com o guarda-chuva a pingar, o calçado molhado nos tapetes ou a própria roupa cheia de água a “ensopar” os bancos são situações normalíssimas de acontecer em tempo chuvoso e ajudam a aumentar os índices de humidade no interior do carro. Mas não são só essas as razões que levam ao aparecimento da humidade. O comprometimento da estanquicidade do automóvel seja pelo envelhecimento das borrachas ou por algum orifício na carroçaria causado por ferrugem, também podem ser a causa do problema.

Verificar infiltrações

O primeiro passo é tentar detetar se há infiltrações no automóvel, seja pela borracha ou na própria carroçaria. Neste último caso é possível que haja uma mancha de humidade junto ao possível orifício, por isso retire tapetes e alcatifas e analise atentamente todo o chão do habitáculo, sem esquecer de prestar igual atenção à bagageira. Se o problema estiver nas borrachas, pode conseguir perceber onde está o problema se for a uma lavagem automática e ver bem pelo interior como se comportam as borrachas.

Secar o carro

No caso da humidade “normal” causada pelas estações mais chuvosas, altura em que naturalmente transportamos água para o interior do automóvel, então nada melhor do que aproveitar um bom dia de sol. Abrir o carro todo, retirar tapetes e alcatifas e deixar que o carro a secar durante algumas horas. Utilizar um aspirador de líquidos também pode ajudar se os índices de humidade forem mais “problemáticos”.

Remover o bolor

Nas situações mais complicadas pode dar-se o surgimento de bolor, mas tudo se resolve. Veja bem o tecido dos estofos e os próprios cintos de segurança e escovando e utilizando um aspirador conseguirá remover o bolor (com mais ou menos trabalho em função do estado a que chegou o habitáculo). A melhor forma de garantir que o bolor não volta a aparecer é garantir uma limpeza regular do interior do seu carro, especialmente nas alturas do ano mais húmidas.

Continuar a ler

Manutenção

5 dicas para preparar o carro para a Primavera

Published

on

Com a chegada da Primavera, chegam também as alergias e os primeiros com bom tempo, por isso deve preparar o seu veículo para que este esteja à altura de ser o seu companheiro de viagem que lhe garante todo o conforto e segurança.



Um conjunto de passos simples podem garantir tudo está nas melhores condições:

1 – Pneus

Para começar verifique o estado dos seus pneus. Veja o nível de desgaste, o estado das válvulas e confirme que estão com a pressão correta. Não se esqueça que são a única ligação do carro ao asfalto e são determinantes para a segurança. Além disso com a pressão correta garante que os pneus têm o melhor rendimento e consequentemente acaba por poupar combustível.

2 – Verifique a bateria

O Outono e o Inverno são sempre períodos mais exigentes para as baterias devido ao frio e como tal convém ver se a sua bateria está nas melhores condições para garantir que não fica apeado e que tudo funciona como é suposto.

3 – Níveis dos fluídos

Veja se todos os líquidos essenciais ao funcionamento do seu automóvel estão nos níveis corretos e indicados. Verifique o nível do óleo do motor, do líquido de refrigeração, do óleo dos travões, do AdBlue (se for esse o caso) e do líquido dos limpa para-brisas. Reponha caso haja algum destes que esteja abaixo do ideal.

4 – Filtro do habitáculo

Veja o estado do filtro do habitáculo e se for necessário troque por um novo. É este filtro que assegura que muitas partículas não entram no habitáculo e por isso garantindo uma melhor qualidade do ar é provável que sofra menos com eventuais alergias. O próprio sistema do ar condicionado deve ser limpo uma vez por ano recorrendo para isso a oficinas especializadas que fazem a higienização das condutas e de todo o sistema.

5 – Limpeza geral

Por fim, uma boa limpeza por fora e por dentro do seu carro ajudará a melhorar a sua visibilidade na estrada (aumentando a sua segurança) e o bem estar a bordo já que, ao remover poeiras e sujidade dos plásticos e dos estofos, irá melhorar a qualidade do ar no seu automóvel e também o aspeto do habitáculo o que ajudará a que “aquele” passeio soalheiro saiba ainda melhor.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração