Manutenção Motos
Como se proteger a si e à sua moto do Covid-19
Published
3 anos anteson
By
Pedro Grilo
O regresso a uma vida o mais próximo do normal possível após o confinamento causado pelo vírus Covid-19 trouxe as motos de novo à estrada e também elas e tudo o que as envolve requer alguns cuidados especiais nestes tempos ainda dominados pelo novo Coronavirus.
Analisando as formas de transporte, rapidamente percebemos que andar de moto até é uma das formas mais seguras de fazer qualquer deslocação nestes tempos que exigem muito cuidado. É necessário usar capacete, o que no caso dos capacetes fechados é logo uma proteção. Convém utilizar luvas, o que também protege de eventuais contaminações através do tato e em viagem está assegurada uma boa distância de segurança para os demais, exceção feita para quem ande com pendura pois aí já exige cuidados acrescidos.
Assim vejamos algumas regras de higienização importantes para circular de moto de forma a minimizar o risco de contágio neste contexto de pandemia do vírus Covid-19:
1 – Higienize o capacete
sendo o elemento que está mais em contacto próximo com as vias respiratórias é determinante que esteja bem higienizado. Para tal pode limpá-lo com os já habituais produtos à base de álcool, mas apenas nas zonas exteriores deixando de lado a viseira pois pode haver danos na mesma. No caso da viseira utilize outro tipo de desinfetantes e se não souber o que utilizar recorra a água com sabão neutro que também é eficaz e não é agressivo para os materiais. Já o forro interior do capacete deve ser removido e lavado seguindo as indicações do fabricante. Toda esta limpeza deve ser feita garantindo que as próprias mãos foram bem lavadas antes de começar a limpar tudo.
2 – Cuide bem das luvas
Com as luvas calçadas é inevitável tocar em quase tudo não só na moto como fora dela enquanto as temos calçadas, como tal há um elevado risco de contágio. Portanto, convém também lavar corretamente as luvas com sabão neutro e desinfetá-las bem, garantindo que não são causados danos nas luvas impermeáveis ou de couro pois nesse caso devem ser utilizados produtos próprios para esse tipo de materiais. O interior das mesmas também não deve ser esquecido.
3 – Limpar a moto
Com todo o equipamento individual devidamente limpo e desinfetado cuidar da moto é o próximo passo e todos os elementos de contacto devem ser bem limpos. Os punhos, o banco, ou o depósito devem ser higienizados também com produtos desinfetantes que sendo eficazes não sejam nocivos para as superfícies.
Como deve calcular, se viajar com pendura também ele deve ter o equipamento bem limpo e desinfetado e não se esqueça de manter comportamentos adequados pois numa moto o pendura vai praticamente “colado” a quem vai aos comandos da moto.
Também pode gostar

Viajar de moto no verão pode ser uma verdadeira luta com o calor, mas uma coisa é o mau estar “normal” de andar na estrada com altas temperaturas, outra é correr o risco sofrer um golpe de calor. Por isso aqui lhe deixamos alguns sinais de alerta e cuidados a ter.
Um golpe de calor acontece o corpo está sujeito a várias condicionantes (calor extremo, exposição ao sol, falta de água, ou cansaço, entre outros), deixa de conseguir regular a sua temperatura e esta sobe de forma “descontrolada”. É uma situação que pode escalar para algo grave e por isso é determinante estar atento aos sinais.
Se vai de viagem, fique alerta se começar a ter os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça
- Sede intensa
- Pele vermelha e quente
- Sensação de desmaio
- Enjoos ou náuseas
- Suar intensamente
- Pulsação acelerada
- Fadiga
Por vezes o descontrolo do corpo chega a um ponto que ele deixa de suar, mesmo com a temperatura muito elevada.
Se sentir algum destes sintomas deve parar, retirar o equipamento mais quente, beber muita água, molhar-se e tentar por todos os meios baixar a temperatura do corpo. Se ainda assim esta persistir, então recomenda-se chamar o apoio médico.
Face a este risco nunca é demais relembrar que o motociclista deve levar equipamento de segurança adequado para a época em que viaja. Neste caso mais leve e respirável.
Nunca se esqueça de beber água regularmente e de se hidratar convenientemente, reforçando a quantidade de água que leva consigo na moto.
Alimente-se com cuidado nas refeições e escolha as horas mais frescas para fazer quilómetros. Evite o período entre as 11 e as 17 horas do dia.
Planeie bem a viagem e os pontos de paragem. Para regularmente para descansar e retemperar forças.

Viajar de moto é um dos grandes prazeres que esta máquina de duas rodas proporciona, mas, uma das suas limitações óbvias é a capacidade de transportar bagagem. Além de haver soluções para resolver esse dilema, também há elementos essenciais que deve ter sempre à mão quando vai de viagem na sua moto.
As opções para aumentar a capacidade de transportar bagagem numa moto são várias e as opções mais utilizadas são:
Top Case – É a solução mais comum e utilizada. Colocada na traseira da moto atrás do banco e fixa numa calha própria esta mala, normalmente em material rígido, tem a vantagem de não aumentar a largura da moto, assegurar uma boa proteção para o que é transportado e nalguns casos até serve de apoio de costas para quem viaje sentado atrás do motociclista.
Malas laterais e alforges – Colocadas atrás e lateralmente, as malas laterais e os alforges oferecem mais algum volume disponível para arrumar bagagem, mas ao mesmo tempo podem “obrigar” a algumas contas de cabeça no meio do trânsito por aumentarem a largura da moto. As malas são normalmente feitas em material rígido, ao passo que os alforges são mais flexíveis, têm uma maior variedade de tamanhos, são mais leves, mas não garantem a mesma proteção dos objetos transportados como as malas pois além da sua solidez, também têm sistemas de fecho e segurança melhores.
Mochilas – Um clássico para aumentar a capacidade de transporte quando viaja de moto é ter uma mochila e atafulhá-la até mais não. De preferência convém que seja impermeável e que tenha vários pontos de fixação ao corpo para não incomodar a velocidades de cruzeiro. Se tiver várias bolsas de fácil acesso, melhor ainda. Pode ser usada às costas ou num estilo mais “custom” ou “easy rider”, se preferirem pode ser bem fixa ao apoio de costas do banco traseiro da moto, o normalmente apelidado “sissy bar”, libertando assim um pouco mais o motociclista.
Bolsa do depósito – Com tamanhos variados, a bolsa de depósito é uma espécie de mochila que é fixa ao depósito. Convém que também seja impermeável e que o seu tamanho não seja exagerado de maneira a não perturbar os movimentos do guiador ou a leitura dos instrumentos da moto. O motociclista tem de ter toda a amplitude de movimentos, a visibilidade e o conforto mesmo com esse volume extra colocado à sua frente. Por isso é preciso escolher bem e ponderar a necessidade com a funcionalidade.
O que deve levar sempre
Dentro destas soluções de transporte há elementos que pelo sim, pelo não, o motociclista deve sempre transportar de forma a garantir uma melhor segurança e conforto:
Impermeável – Nunca se sabe quando o tempo muda de repente e depois de uma troço com um sol agradável pode sempre ser surpreendido por uma chuvada que ninguém previa.
Ferramentas – Nem que seja um pequeno conjunto de ferramentas num simples estojo, deve sempre ter as ferramentas básicas numa viagem. Nunca se sabe quando algo inesperado pode acontecer e por vezes é de simples resolução, mas sem a ferramenta certa pode significar uma paragem longa e uma assistência desnecessária.
Água – Tenha sempre uma garrafa de água disponível. As viagens, especialmente no verão, facilmente provocam desidratação e por isso convém beber água pois além de matar a sede e assegurar o conforto no trajeto também garante que tem sempre os sentidos apurados e com isso marca pontos na segurança. Se acrescentar umas barras de cereais à água também garante que a fome não o incomoda.
Soluções de fixação – Sejam elásticos, redes ou cintas, tenha sempre pelo menos uma solução extra de fixação. Nunca se sabe quando algo se parte numa mochila ou se algum volume foi mal fixo no início da viagem e precisa ser mais bem acondicionado.
Calções ou fato de banho – Nunca se sabe quando encontra aquela praia idílica ou aquela piscina irresistível e apetece refrescar depois da viagem. Ocupa pouco espaço e não se arrependerá de ter deixado os calções ou o fato de banho em casa.

Radares em outubro

Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Euro 7 vai ser menos dura com os motores a combustão

Miguel Oliveira termina em 12º na Índia

Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar

Honda desenvolve scooter que cabe na mala do carro

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

Eletre, o primeiro elétrico da Lotus

Radares em outubro

Polo GTI Edition 25 já pode ser encomendado e já tem preço

IVECO BUS assina acordo de fornecimento de autocarros para a Madeira

Mais um Porsche 911 muito especial

20 anos de Volkswagen Caddy em Poznan

Miguel Oliveira desiste no Japão

Cuide da sua bateria para o tempo frio
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por TertulianoBoa noite camaradas: Tenho um BMW E61 Está com um problema de entrada de água pelo tecto de abrir e fui aconselhado a substituir o tecto de...
- por EscapeLivreObras da Beira Alta atrasadas por diversos motivos, mas um deles é o do roubo de 30 km de catenária. Qual a logística para uma coisa destas?...
- por PicardA minha Focus só tem jantes de 14" e 16" averbadas no DUA. Isto é normal? Não deveria ter 15 também? Edit: Já mandei email à Ford Portugal...
- por IcterioBase Aérea Thumrait, Omã, 1981 (Episódio 1) Na fase final da sua carreira como piloto da RAF, Rod Dean esteve estacionado na Alemanha...
Em aceleração
- Notícias2 horas antes
Radares em outubro
- Notícias2 semanas antes
O adeus à Mini Clubman
- Notícias2 semanas antes
Volvo já revelou o preço do novo EX30
- Avaliações Usados2 semanas antes
Hyundai i10 (2008-2013)
- Motos2 semanas antes
Uma Drag Race ao estilo da Red Bull
- Comerciais2 semanas antes
Volvo Trucks começa a produzir camiões elétricos na fábrica de Ghent
- Comerciais1 semana antes
Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso
- Notícias1 semana antes
Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?