Foi na Consumer Electronic Show em Las Vegas, Estados Unidos, o certame dedicado à tecnologia, que a Sony decidiu surpreender o mundo apresentando o protótipo daquele que poderá ser o seu automóvel elétrico, o Vision-S.
As honras desse momento ficaram a cargo de nada meis, nada mais que o próprio CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, que referiu que o Vision-S “é o contributo da Sony para o futuro da mobilidade”.
Contando com dois motores elétricos de 200 Kw o Vision-S surpreende pela quantidade de sensores que incorpora. Ao todo são 33 que monitorizam tanto o exterior como o interior do veículo permitindo identificar pessoas e objetos e que associados a um software com inteligência artificial lhe garantem uma infinidade de possibilidades, entre as quais a condução autónoma.
Não sendo uma marca com qualquer história no mundo automóvel, a Sony recorreu à austríaca Magna Steyr para construir este protótipo e o Vision-S conta ainda neste protótipo com a colaboração de outros grandes nomes já associados à Sony que contribuíram com as suas soluções e tecnologias para dar vida ao Vision-S. Marcas como a Continental, NVidia, GMX, Bosh, Blackberry, Here Maps ou QualComm participaram neste primeiro passo da Sony no universo automóvel.
Para já a Sony considera o Vision-S como uma montra do que a marca pode fazer e trazer para os automóveis, não o considerando como um modelo de produção, mas o primeiro passo já está dado, vamos ver o que o futuro nos reserva e se o poderoso nome da indústria japonesa, Sony, também começa a ser um protagonista nas nossas estradas.
A Red Bull já nos habituou a grandes vídeos com grandes pilotos e grandes máquinas e desta vez é Kalle Rovampera que aceitou o desafio de fazer as 69 curvas de Mount Iwaki no Japão com alguns especialistas do drift.
Se enfrentar esta estrada ziguezagueante já é um desafio, mais difícil se torna a tarefa para o piloto de ralis Kalle Rovampera que com o seu Toyota GR Corolla terá de enfrentar uns experimentados pilotos de drift com modelos “feitos à medida” como um Nissan Skyline R34, um Nissan 180SX, um Toyota Chaser e um Toyota Mark II aos quais se juntam os super desportivos Ferrari F40, um Lamborghini Aventador e um Porsche 997.
Com grande imagens, muita condução e uma paisagem impressionante aqui fica este vídeo:
A Renault continua a sua aposta em recuperar nomes importantes do seu passado agora em versão 100% elétrica e desta vez mostrou como será o interior do novo Twingo.
A ideia de um desenho minimalista, simples e funcional que serviu de base ao Twingo original mantém-se neste novo Twingo e no interior o condutor depara-se com um volante de três raios à frente do qual temos um ecrã de 7″ como painel de instrumentos. Na zona central do tablier encontramos os comandos manuais da climatização e por cima destes um ecrã tátil de 10,1″ com o sistema de infoentretenimento.
Com vários espaços de arrumação, o habitáculo deste novo Twingo conta com uns bancos cujo tecido também lembra os padrões utilizados no Twingo original. Merece ainda destaque especial o teto panorâmico que contribui para um ambiente luminoso a bordo e uma boa sensação de espaço.