Notícias
Carros elétricos obrigados a fazer ruído
A União Europeia quer carros elétricos e híbridos a fazerem ruído. As razões são várias e estão relacionadas com a atenção de que circula nas estradas e nas ruas, seja a pé ou de carro.
A falta de ruído era uma das vantagens dos carros 100% elétricos que agora vão deixar de poder exibir. A União Europeia (EU) vai acabar com o silêncio dos elétricos em 2021. Todos serão obrigados a produzir alertas acústicos. O problema está nos peões, que não têm
Se este problema já é considerado grave para os peões sem qualquer tipo de deficiência, piora bastante para os cegos. Estes dependem do ruído dos carros para detetar a sua chegada, no atravessar das passadeiras quando circulam na berma da estrada ou quando tentam atravessar.
Para resolver este problema, a União Europeia tem já preparada legislação. A partir do dia 1 de julho de 2021, todos os carros elétricos e híbridos vão ser obrigados a ter um alerta acústico. Este será responsável por criar o ruído necessário à sua deteção.
Os valores a serem usados surgiram através de diversos estudos da União Europeia. Ficou provado que os peões só podem detetar acusticamente um carro elétrico a uma velocidade de 20 km/h se este estiver a menos de oito metros de distância. Isso corresponde a um período de um segundo e meio até o impacto.
Notícias
Novo Kia EV5 já tem preços
A Kia já divulgou os preços do seu novo SUV elétrico EV5 que chega agora a nosso mercado posicionado entre o mais pequeno EV3 e o EV9, o SUV topo de gama da marca coreana.
Este novo SUV elétrico da Kia vem reforçar a oferta da marca na sua gama de SUVs totalmente elétricos e, para já, surge no mercado apenas com um motor elétrico capaz de debitar 218 cv de potência e um binário de 295 Nm. Para o alimentar o EV5 conta com uma bateria com 81,4 kWh de capacidade que lhe dá uma autonomia de 520 quilómetros para a versão Tech e 502 quilómetros para a versão GT-Line, as únicas duas versões disponíveis do EV5. Em termos de preços, estamos a falar de 49.990€ para o EV5 Tech e 53.490€ para o mais equipado GT-Line.


Notícias
Toyota continua na liderança mundial
O Grupo Toyota prepara-se para conseguir ser o maior construtor automóvel do mundo pelo sexto ano consecutivo, ficando à frente do Grupo Volkswagen que segue em segundo lugar.
Quando ainda faltam apurar os dados de dezembro de 2025 e contabilizando o período entre janeiro e novembro, o Grupo Toyota apresentou um crescimento de 4,8% no total de vendas face ao período homólogo de 2024, registando 10.327.976 veículos vendidos somando todas as marcas que compõem o grupo. Esta cifra dá-lhe uma quota de mercado de 12,3% e o Grupo Volkswagen surge em segundo no ranking com 9,7% de quota tendo registado uma ligeira quebra nas vendas de 0,5% a nível mundial, contabilizando um total de 8.98 milhões de modelos vendidos. No entanto, estes números do grupo alemão correspondem ao ano completo, incluindo dezembro, pelo que a Toyota ainda poderá ver a sua liderança mais fortalecida quando acrescentar os números das vendas de dezembro.
-
Notícias2 semanas agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Notícias2 semanas agoMazda já definiu os preços do novo CX-6e
-
Notícias2 semanas agoCircuito de Suzuka vai vender asfalto como “souvenir”
-
Comerciais2 semanas agoQUBO está de regresso ao catálogo da Fiat
-
Notícias2 semanas agoPeaq será o nome do próximo SUV da Skoda
-
Notícias1 semana agoSalão Motorclássico volta à Cordoaria Nacional
-
Comerciais1 semana agoFIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS
-
Manutenção1 semana agoSe tiver de partir um vidro faça-o corretamente
