O Ford Puma foi um desportivo, mas agora é (mais) um SUV – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

O Ford Puma foi um desportivo, mas agora é (mais) um SUV

Published

on

Em 20 anos, muita coisa mudou na indústria automóvel. Vimos os Diesel a crescer a olhos vistos, conseguindo prestações e consumos antes impensáveis, vimos o investimento em automóveis menos poluentes, como os híbridos e os elétricos, mas vimos, acima de tudo, a febre pelos SUV.

Hoje em dia, há para todos os tamanhos, feitios e carteiras. Não há construtor que se possa dar ao luxo de não ter um SUV na sua gama, mesmo em marcas de automóveis desportivos como a Porsche e a Lamborghini. Ainda assim, foi estranho ver a Mitsubishi transformar um desportivo como o Eclipse num SUV. Mas parece que não foi a única a ter esta ideia.

Lembra-se do Ford Puma? Aquele pequeno desportivo de design arrojado, baseado no Fiesta, que era extremamente divertido de conduzir. Pois é, agora a Ford apresenta a nova geração do Puma, mas em formato SUV.

Mantém-se a partilha com o Fiesta do qual deriva, mas ao invés de se apresentar como uma alternativa desportiva, apresenta-se como um automóvel mais versátil, mais espaçoso – tem uma bagageira com 485 litros de capacidade – e com uma posição de condução mais elevada, procurada por tantos clientes. Ainda assim, tal como o primeiro Puma, é um automóvel pequeno.

Vai estar disponível com dois motores mild-hybrid, com potências de 125 cv e 155 cv, resultado da união do pequeno bloco a gasolina com três cilindros e um litro de cilindrada com um sistema integrado de motor de arranque/alternador de 11,5 kW. A versão menos potente vai também estar disponível numa versão apenas com motor combustão.

Ainda não se conhecem os preços, mas sabe-se que chegará a Portugal no início do próximo ano.

Notícias

BMW M5 CS, o mais potente

Published

on

Com uns impressionantes 635 cv de potência máxima e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos é difícil encontrar outra berlina de luxo que consiga igualar o novo BMW M5 CS que assume o estatuto do mais potente da família.



A BMW acaba de apresentar a versão mais evoluída do BMW M5, o CS, aquela que personifica o caráter mais desportivo e agressivo da gama Série 5. Com um motor V8 biturbo com 4.4 litros de cilindrada, 635 cv acoplado a uma caixa de velocidades Steptronic automática de 8 relações com Drivelogic e com tracção integral assegurada pelo sistema M xDrive, este M5 não se fica por aqui na busca das melhores prestações.

O seu peso foi reduzido em 70 kg face à versão M5 Competition graças à adoção de elementos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) tais como o capot, a asa traseira, o difusor, as coberturas dos espelhos retrovisores ou a própria cobertura o motor V8 M Power.

O interior está repleto de componentes desportivos. O volante joga na perfeição com o banco M Carbon , obviamente decorado com elementos “M”. Os bancos em pele “Merino” com costuras em vermelho “Mugello” reforçam o caráter desportivo e um detalhe sobressai nos encostos de cabeça de todos os bancos: a gravura num relevo subtil do traçado do circuito de Nürburgring.

Nada falta ao BMW M5 CS para ser uma experiência de condução única e de momento ainda não há preços para o mercado nacional, mas já se sabe que na Alemanha ele custará qualquer coisa como 180.400 euros.

Continuar a ler

Notícias

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Published

on

A BMW já está nas afinações finais do i4, o futuro elétrico da marca bávara que deverá entrar em produção no terceiro trimestre deste ano.



Reforçando a ideia que um elétrico pode ser desportivo, a BMW revelou um vídeo dos derradeiros testes feitos em pista onde mostra a forma como tem afinado o futuro i4 para que o ADN do prazer de condução, típico do construtor germânico, também tenha neste BMW um digno representante.

Ainda com as suas linhas finais devidamente camufladas, aquele que será o primeiro Gran Coupé de 4 portas da BMW é, segundo as palavras do diretor de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho, um modelo “que combina a sensação de ser leve e ágil ao mesmo tempo que se revela sólido e autoritário. Com uma direção superior e uma elevada estabilidade em curva ele parece que literalmente se cola à estrada. Todos os veículos elétricos conseguem uma rápida aceleração em linha reta, mas isso não é suficiente para nós na BMW”.

Aqui fica então o vídeo dos testes finais deste BMW i4 capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos graças aos seus 530 cv de potência máxima:

Continuar a ler

Notícias

PSP mostra alguns dos seus modelos históricos

Published

on

No sempre dinâmico facebook da Polícia de Segurança Pública esta força de segurança partilhou um álbum onde constam alguns dos veículos históricos do seu acervo, entre outros que ainda hoje estão ativos a servir nas várias missões desta força.



Num álbum alojado no flickr e que a PSP apelidou de “Garagem PSP” podemos encontrar alguns modelos que recuperam a memória coletiva como dois Volkswagen Carocha ou o Range Rover “descapotável” de primeira geração e várias motos de outrora, todos eles preservados em excelente estado.

Neste álbum também estão modelos bem mais atuais como o Audi R8, ou o Subaru Impreza e alguns destinados a missões específicas como os pronto-socorro, guindastes ou blindados.

Vale bem a pena uma visita à “Garagem PSP

 

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração