Notícias
Gostas de falar ao telemóvel enquanto conduzes? A GNR e a PSP vão estar à tua espera.

Até dia 12 de maio a PSP e GNR têm preparadas duas operações especiais dedicadas a apanhar quem conduz e fala ao telemóvel. A sinistralidade tem aumentado significativamente por causa da irresponsabilidade dos condutores que teimam em usar os telefones durante a condução.
As operações “Phone Off” da PSP e a “Smartphone, Smartdrive” da GNR vão ter na estrada um forte efetivo durante a próxima semana e vão ter mão pesada para todos quando forem intercetados a falar ao telemóvel sem dispositivos adequados e permitidos por lei, como sejam os sistemas de mãos livres ou mono auriculares Bluetooth.
Entre 1 de janeiro e 30 de abril deste ano, a GNR detetou cerca de 9000 condutores a fazer uso indevido do telemóvel durante a condução e em 2018 foram mais de 22.000 condutores a serem punidos por esta infração.
Portanto, a fiscalização vai ser feita em parte com muitos veículos descaraterizados e agentes à paisana. Este tipo de prática muito comum nos condutores portugueses representou, segundo dados da PSP, entre 1 de janeiro e 30 de abril um total de aproximadamente 5000 acidentes, que provocaram 53 mortos, 231 feridos graves e 5888 feridos ligeiros.
Não queiras ser um dos próximos a fazer parte desta estatística e respeita o Código da Estrada.
Notícias
O novo BMW iX3 é o primeiro “Neue Klasse”

Marcando uma mudança a vários níveis, o novo BMW iX3 nada tem a ver com qualquer modelo atual do construtor bávaro. É o primeiro “Neue Klasse”, ou seja, o primeiro de toda uma nova geração de modelos BMW que rompe com o que a marca tem feito até agora.
Acima de tudo estamos perante uma nova família de modelos onde o foco é cada vez mais eletrónico, do software dos sistemas e da conectividade e interação com os ocupantes do que propriamente “mecânico”. Este iX3 abre as portas desse novo mundo da BMW e começa logo por uma estética disruptiva com os anteriores modelos da marca com um duplo rim mais pequeno do que o habitual, mas bem destacado na grelha frontal que termina nas óticas em LED. A traseira é dominada por dois conjuntos óticos proeminentes. O interior é simples, moderno e dominado pelo ecrã central de 15″, pelo novo volante e também pelo sistema Panoramic iDrive que está posicionado na base do para-brisas, dando o mais variado tipo de informação.
Além desta “revolução” estética, o novo iX3 marca também uma mudança substancial na sua arquitetura que é agora baseada num sistema elétrico de 800 V com uma capacidade de carregamento de 400 kW que lhe permite que em apenas 10 minutos de carregamento ele ganhe cerca de 350 quilómetros de autonomia, mais coisa, menos coisa.
A versão apresentada, o BMW iX3 50 xDrive conta com dois motores elétricos, um em cada eixo que em conjunto lhe dão uma potência de 469 cv e um binário de 645 Nm. São alimentados por uma nova solução de baterias de capacidade líquida que lhe dão uma autonomia de 805 quilómetros. Em termos de prestações, esta versão atinge os 210 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Não havendo ainda valores definidos pela marca para esta versão, estima-se que custará mais de 70 mil euros, sendo que as primeiras unidades deverão começar a chegar ao mercado nacional a partir da primavera do próximo ano. Posteriormente o construtor alemão deverá lançar uma versão do iX3 menos potente e com um preço mais competitivo.




Notícias
Audi revelou o Concept C

Revelado em Milão, o Audi Concept C dá boas pistas sobre o que poderão vir a ser as linhas dos futuros modelos da marca dos quatro anéis, quem sabe senão mesmo do próximo Audi TT.
A equipa de design da Audi liderada pelo seu chefe criativo Massimo Frascella criou o Concept C seguindo uma nova filosofia de simplicidade radical no traço que definiu as formas deste protótipo totalmente elétrico. Em alguns pontos sente-se que o mítico Auto Union Type C também foi uma fonte de inspiração para este coupé, especialmente na frente.
Surgindo com uma carroçaria estilo targa em que o tejadilho é recolhido eletricamente, este Concept C conta com uma frente que impõe a sua presença com fortes linhas verticais paralelas à grelha dianteira, quase que ligadas pelos grupos óticos horizontais em LED. Na lateral as jantes de seis raios dão dinâmica a uma silhueta robusta e sólida e na traseira todo fluí para uma secção onde se destacam as linhas geométricas, simples, mas de enorme equilíbrio e caráter.
No interior também não há lugar a grandes devaneios estilísticos e mais uma vez a simplicidade radicalmente aplicada define cada traço chegado ao ponto do próprio ecrã digital central ser retrátil para uma vez recolhido não quebrar as linhas do tablier.
No futuro ficaremos a saber como esta nova linguagem estética da Audi irá ser aplicada nos modelos que se seguem.





-
Notícias2 semanas ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias1 semana ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Notícias2 semanas ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Manutenção2 semanas ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Comerciais1 semana ago
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
-
Curiosidades2 semanas ago
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo